A Relação dos Critérios de Decisão, da Qualidade da Tomada de Decisão Organizacional e da Inovatividade Gerencial em uma Instituição de Ensino Superior (IES)
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.v16.2026Resumo
A pesquisa analisa a relação entre o construto critérios de decisão e sua proxy inovatividade gerencial no ambiente de uma instituição pública de ensino superior, mediada pelo construto qualidade da tomada de decisão organizacional. A Teoria da Decisão e o comportamento dos gestores vêm à baila nessa discussão que envolve a inovatividade gerencial para a otimização das atividades no cotidiano organizacional. Isso posto, observou-se avanços nas atividades internas da entidade pesquisada, já que as melhores escolhas encorajaram ações mais inovativas por parte dos gestores. Observou-se, também, maior eficiência administrativa e efetividade das ações mediadas pela qualidade da tomada de decisão dos gestores da Universidade Federal do Pará (UFPA), lócus de investigação, a qual está situada na região norte da Amazônia brasileira. A literatura tem apontado que, quanto mais a gestão tiver habilidade para interpretar os acontecimentos inerentes ao seu contexto organizacional de maneira mais racional e intuitiva vislumbrando certo grau de expectativa de que a tomada de decisão seja a mais correta, tanto melhor é a solução para os problemas que afetam as organizações, alcançando a inovatividade gerencial, facilitando ao gestor reorganizar seus recursos por meio da adoção de novos processos gerenciais em ambientes complexos. Na pesquisa foi utilizado um questionário estruturado e aplicado aos gestores da UFPA totalizando 159 amostras. Verificou-se a existência da influência entre os construtos e a proxy, uma vez que as ações inovativas tendem a crescer proporcionalmente ao aumento dos níveis dos critérios de decisão adotados e da qualidade da tomada de decisão implementada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Navus - Gestão e Tecnologia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.