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Efeitos da Pandemia s= obre o Abandono Escolar 

Effects of the Pandemic on School Dropout=

 

Adonai José Lacruz

https:= //orcid.org/0000-0003-1575-3788   

= Doutor em Administração. Insti= tuto Federal do Espírito Santo (IFES) – Brasil. adonai.lacruz@ifes.edu.br

Fagner= Carniel

https:/= /orcid.org/0000-0002-7453-1993

Doutor em Sociologia política. Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Brasil. = = fcarniel@uem.br

Christiele= Martins da Silva = Pezzin

https://orcid.org/0009-0006-5397-8485

Graduada em Logística. Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – Brasil. christielemartinsdasilva@gmail.com

Katarina Rosa Lemos

https://orcid.org/0000-0001-5965-3143

Pós-graduada em Estatística. Fundação de apoio ao desenvolvimento da ciência e tecnolo= gia (Facto) – Brasil. <= span style=3D'mso-bookmark:_Hlk60668720'>katarinarosalemos@gmail.com

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RESUMO

Este artigo objetiva investigar o efeito da pandemia da Covid-19 na = taxa de abandono escolar do ensino fundamental do estado do Espírito Santo. Foram coletados dados diretamente no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira para os anos de 2015 a 2022. Na anál= ise dos dados, foi realizada uma abordagem derivada do teste de Chow, controlando os efeitos da localização (escola rural ou urbana) e da dependê= ncia administrativa (escola pública ou privada). Para tanto, foi tomado como pon= to focal, o ano 2020 (ano da ocorrência do lockdown). Os resultados confirmara= m a ruptura de tendência da evolução da taxa de abandono escolar entre 2015 e 2= 022 em decorrência da pandemia, revelando que a média da taxa de abandono das escolas públicas aumentou em relação às privadas, assim como a taxa das esc= olas urbanas em relação à taxa das escolas rurais. Os achados do estudo somam esforços na direção de fornecer informações qualificadas aos gestores públi= cos para o aperfeiçoamento ou reformulação de políticas públicas educacionais de enfrentamento à pandemia.

Palavras-chave: educação básica; pandemia; covid= -19; abandono escolar. <= /b>

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ABSTRACT

This paper aims to investigate the effect of the Covid-19 pandemic on the school dropout rate in elementary school in the st= ate of Espírito Santo, Brazil. To achieve this, data was collected from the web= site of the Anísio Teixeira National Institute of Educational Studies and Resear= ch for the period between 2015 and 2022. The data analysis employed an approach ba= sed on the approach derived from the Chow Test, controlling the effects of Loca= tion (rural or urban school) and Administrative Dependency (public or private school. For this purpose, the year 2020 (occurrence of the lockdown), was u= sed as the focal point. The results confirmed a disruption in the trend of the school dropout rate's evolution between 2015 and 2022 due to the pandemic. = They also revealed that the average dropout rate in public schools increased com= pared to private schools, as did the rate in urban schools compared to rural scho= ols. The study’s findings contribute to efforts to provide public managers with qualified information to improve or redesign educational public policies in response to the pandemic.

Keywords: elementary school; pandemic; covid-19; school dropout.

 

Recebido em 05/09/2024.  Aprovado em 08/10/2= 024. Avaliado pelo sistema double blind peer review. Publicado conforme normas da APA.

https://doi.org/10.22279/navus.v14.2015

1 <= /span>Introdução e Contexto de Investigação

 

O abandono e= scolar é um fenômeno central para os debates sobre a situação da educação brasileira, pois exige que se reflita a respeito dos efeitos que as desigualdades socia= is exercem sobre a formação das futuras gerações. Por isso mesmo o tema recorr= entemente desperta a atenção de pesquisadores de áreas diversas, como a sociologia (A= lves; Soares; Xavier, 2016), a matemática (Klein, 2006), a educação (Carvalho; Santos; Chrispino, 2020), a administração públi= ca (Pakenas; Jesus Filho, 2017), entre outras.

Os números d= o módulo Educação, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C – Educação) de 2022, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dão dimensão do tamanho do problema. Das 52 milhões de pessoas com idades entre 14 e 29 anos no Brasil, 18% delas (ou seja, 9,5 milhões) não haviam concluído alguma das etapas da educação básica, seja por abandonarem a escola, seja por nunca a terem frequentado (Instituto Brasile= iro de Geografia e Estatística, 2023).

Fatores exte= rnos e internos às escolas contribuem historicamente para aumentar ou diminuir o abandono escolar. As condições sociais e econômicas de estudantes e suas famílias, o envolvimento precoce e em intensidade inadequada com o mundo do trabalho, e a reprovação cumulativa, são exemplos já conhecidos de situações que reforçam a tendência ao abandono (Silva Filho; Araújo, 2017).

Nesse sentid= o, Santos (2010, p. 3782) observa que “O abandono escolar prematuro é, em muit= os casos, fruto de uma incompatibilidade entre o contexto escolar e as criança= s, que mutuamente se rejeitam e, finalmente resultado das expectativas das próprias crianças e adolescentes, que preferem uma afirmação e integração pessoais pela via do trabalho”.

Ao longo das= últimas décadas, com o investimento em políticas públicas e o ambiente escolar se aproximando do ambiente pessoal do aluno, as taxas de abandono escolar fora= m gradualmente reduzidas em praticamente todos os níveis e modalidades de ensino.

No entanto, a pandemia provocada pela Covid-19 (causada pelo vírus SARS-CoV-2), trouxe impactos sanitários, políticos, sociais, econômicos e culturais de amplitude global, demandando ações governamentais de enfrentamento (Lara; Cruz, 2022)= .

O modo como = nos relacionamos com o vírus no ‘Brasil de Bolsonaro’ parece ter escancarado as profundas assimetrias e desigualdades que estruturam nosso tecido social (<= span class=3DSpellE>Rapchan; Carniel, 2020) e seus efeitos provavelmente permanecerão por tempo indeterminado na educação (Fundo das Nações Unidas p= ara a Infância, 2021).

De fato, em = todas as esferas da vida social a pandemia da Covid-19 (deste ponto em diante, refer= ida apenas por pandemia) revelou abismos sociais e acentuou expressões da desigualdade. No processo educacional não é diferente. O peso da suspensão = das aulas, a restrição da oferta e acesso às atividades educacionais, bem como o esgarçamento dos laços sociais, impactaram diretamente as práticas pedagógi= cas e as condições de aprendizagem de um contingente gigantesco de estudantes. Porém,

As maiores vítimas da Covid-19, direta e indiretamente, são as mesm= as que são cotidianamente atingidas pela miséria, pelo imperialismo, pelo racismo, pelo machismo, pelo capacitismo e pelas múltiplas formas de rebaixamento social. (Rapchan; Carniel, 2021, p. 167).<= /o:p>

No Espírito = Santo, o Decreto nº 4597-R, de 16 de março de 2020 (um dia antes da primeira morte confirmada no Brasil), indicou a partir dessa data a suspensão das atividad= es presenciais nos estabelecimentos públicos e privados de ensino, por um perí= odo de 15 dias (Lara; Cruz, 2022; Nascimento; Silva, 2020).

Com o agrava= mento do cenário, foi feita a extensão do isolamento social e a adequação de novas medidas quanto à organização de ações no âmbito dos sistemas educacionais de ensino, sobretudo a autorização para utilização de Educação a Distância (EaD) no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Destaca= -se o Programa EscoLAR no âmbito das escolas da rede pública estadual de ensino (instituído em 01 de abril de 2020 pela Portaria= nº 048-R), que “objetivou incentivar a oferta de Atividades Pedagógicas Não Pr= esenciais (APNPs) vinculadas à adoção de metodologias inovadoras e ao uso de tecnologias voltadas para aprendizagem dos estudante= s” (art. 2º).

Objetivament= e, o Programa EscoLAR consistiu na transmissão de conteúdos pela TV e na utilização da plataforma Google Sala de Aula. Ou sej= a, na modalidade remota das atividades educacionais.

Em 2021, com= o Programa de Inovação Educação Conectada, foi feita a distribuição de Chromebooks e de dispositivos para conexão de Internet aos alunos da rede pública estadual, e investimento na ampliação do uso de tecnologia nos processos educativos das escolas.

Diante dessa= nova paisagem tecnológica que reconfigurou profundamente a organização do ensino escolar no Espírito Santo, e em praticamente todas as regiões do país, percebe-se que as desigualdades sociais e educacionais foram agravadas. Mui= tas famílias não possuem a infraestrutura tecnológica mínima para suportar as cargas de trabalho demandadas, além de dificuldades em casa, como falta de local adequado de estudo (Molina, 2021), a impossibilidade de ter quem cuide dos filhos que estudam durante o tempo em que deveriam estar na escola e a insegurança alimentar que a ausência de aulas presenciais agravou (Sperandi= o; Moraes, 2021). Ademais, o aumento do desemprego também colaborou para que estudantes abandonassem as escolas para ajudar no sustento da família (Moli= na, 2021).

Para Molina = (2020, p. 7), “A pandemia mostrou o agravamento das desigualdades entre as classes sociais e aprofundou o fosso que separa a rede pública e privada e no própr= io interior da escola pública, bem como entre os níveis de ensino e no interio= r da própria educação básica”.

Em meio a es= se cenário, o artigo propõe uma investigação a respeito do efeito da pandemia = na taxa de abandono das escolas do ensino fundamental do estado do Espírito Sa= nto. A delimitação geográfica desse estado contribui para a construção de um rec= orte de pesquisa representativo de um contexto regional. Igualmente, a delimitaç= ão nesse nível de ensino da educação básica (i.e., o ensino fundamental) promo= ve o controle experimental do estudo, considerando-se que o abandono escolar oco= rre por razões e com consequências diferentes entre os níveis de ensino da educ= ação básica, ou seja, na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino mé= dio (Salata, 2019).

No Espírito = Santo, em março de 2020, houve o início do lockdown, e, em abril, ocorreu o início= das aulas/atividades nos modelos de EaD e híbrido, = tendo ocorrido o retorno efetivo e integral apenas em setembro de 2021. Não se de= scarta que o impacto da pandemia na taxa de abandono escolar tenha ocorrido de for= ma diferente entre as escolas públicas e privadas e entre as urbanas e rurais – tendo em vista suas peculiaridades.

Diante disso, questiona-se:

1.    Qual o efeito da pandemia na taxa de abandono escolar das escolas do ensino fundamental no Espírito Santo?

2.    O efeito da pandemia na taxa de abando= no escolar se deu de forma homogênea entre as escolas públicas e privadas do ensino fundamental no Espírito Santo?

3.    O efeito da pandemia na taxa de abando= no escolar se deu de forma homogênea entre as escolas urbanas e rurais do ensi= no fundamental no Espírito Santo?

Espera-se, ao responder essas questões, contribuir para o melhor entendimento dos impactos regionais da pandemia sobre o fenômeno do abandono escolar, fornecendo base= para futuras ações que visem intervir sobre a vida escolar.

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2 Revisão da Literatura

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O abandono e= scolar tem sido objeto de intensa pesquisa acadêmica devido a sua recorrência histórica e complexidade no campo educacional brasileiro. Como afirma Santos (2010), trata-se de um fenômeno que é provocado por múltiplos fatores, inte= rnos e externos às escolas, e marcou a experiência educacional de diferentes gerações estudantis. Silva Filho e Araújo (2017) observam as potencialidade= s de análises quantitativas, mas alertam para as imensas dificuldades que agente= s da área costumam ter para definir, prever ou intervir com exatidão sobre o tem= a de modo a propor políticas públicas que efetivamente reduzam as taxas de aband= ono escolar.

Abramovay e = Castro (2013) oferecem uma conceituação ampla do fenômeno ao afirmarem que ele des= igna o momento em que o aluno abandona a escola por algum fator, seja ele endóge= no ou exógeno, que o detém de finalizar o ano letivo, de retornar à escola no = ano seguinte, ou quando se delibera de seu contratempo, impossibilitando a continuidade de seus estudos.

Partindo des= ta perspectiva, Ferrão, Margarida e Almeida (2000) apontam que é possível sepa= rar as múltiplas causas do abandono escolar em um conjunto de oito blocos analíticos: fatores individuais, aspectos socioculturais, aspectos econômic= os, instabilidade do agregado familiar, mercado de trabalho, ambiente social, acessibilidade e escola.

De acordo co= m Rumberger (1983), é possível trabalhar somente com fa= tores exógenos (como o background familiar, a localização geográfica, entre outros) ou inserir fatores endógenos (como habilidades acadêmicas, aspiraçõ= es, rendimento escolar, entre outros) para verificar o grau de importância de c= ada um dos fatores. Além disso, segundo Finn (1989) e Newm= ann, Wehlage e Lamborn (= 1992), o abandono escolar é a etapa final de um processo de longa duração de desengajamento do estudante em relação à vida escolar.

Alguns estud= os já indicaram que a inserção precoce no mercado de trabalho costuma figurar com= o um fator estatisticamente relevante para o aumento das taxas de abandono escol= ar (Sena, 1999; Salata, 2019). Notou-se também que outro fator intrínseco ao abandono= é a localização das escolas. De acordo com Salata (2019), alunos que residem em regiões urbanas têm 20% mais chance de evasão. Para Silva Filho e Araújo (2017), condições socioeconômicas e violência são motivos importantes a ser= em discutidos, principalmente em regiões urbanas.

Cada uma des= sas análises, no entanto, parece estar mais preocupada em ampliar o conjunto das variáveis visíveis que têm afetado as taxas de abandono escolar do que determinar quais seriam as suas principais causas em contextos particulares= e momentos específicos. Isso indica que há a necessidade de se ampliar os esforços investigativos em busca de perspectivas que compreendam o abandono escolar como um fenômeno constituído por múltiplos outros fatores associado= s. Cada um deles expressa uma dimensão do problema, mas é somente quando todos= são considerados em conjunto que a investigação consegue perceber como essa multideterminação de fatores produz efetivamente uma situação real.

A emergência sanitária que vivenciamos coletivamente a partir de meados de 2020 represen= tou um desses momentos críticos para a organização da educação e da própria vida social como um todo. As taxas assustadoras de transmissibilidade do vírus e= a ausência de tratamento eficaz para a Covid-19 obrigaram a maioria dos gover= nos ao redor do globo a adotarem medidas de controle da disseminação comunitári= a.

O distanciam= ento social, o isolamento de pessoas infectadas, a higienização das mãos e o uso= de máscaras não foram as únicas políticas de prevenção da propagação do vírus.= Uma das principais estratégias adotadas para reduzir os casos foi o fechamento = de locais de aglomeração pública, como escolas e universidades.

Apesar da reconhecida importância dessas determinações sanitárias para atenuar os ris= cos decorrentes da Covid-19, a vida das populações atingidas foi desproporcionalmente afetada (Natividade; Bernardes; Pereira; Miranda; Bertoldo; Teixeira; Livramento; Aragão, 2020). Em meio a uma gestão tida co= mo catastrófica e criminosa da pandemia por parte do governo brasileiro (Nobre, 2020), milh= ares de pessoas que encontravam na escola uma rede mínima de proteção social tiv= eram que se afastar e novos regimes de educação à distância foram precariamente implementados (Dussel, 2020), o que acabou agra= vando desigualdades e vulnerabilidades históricas (Carniel, 2018) e ampliando as assimetrias de acesso e letramento digital (Macedo, 2021).

O Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância realizou, em 2021, um estudo no Brasil que revelou diversas consequências da pandemia na área escolar. Os resultados da investigação apontam que, naquele momento, 3= 3% dos domicílios contavam com computador, acesso à internet e algum morador p= ossuía celular, enquanto 46% contavam com acesso apenas pelo celular. Embora se pudesse supor as limitações para o acesso remoto, 1.578 redes de ensino não haviam produzido orientações para a continuidade das atividades escolares (Fundo das Nações Unidas para a Infância, 2021).

Nos últimos = anos, estudos têm sido desenvolvidos no intuito de compreender os impactos mais profundos da pandemia na educação, sobretudo no desempenho dos alunos (Azev= edo; Hasan; Goldemberg; Geven; = Igbal, 2020, Maldonado; Witte, 2020). Em relação ao impacto no abandono escolar, porém, a inexistência de base histórica comparável ao contexto vivenciado p= ela pandemia parece ter constrangido o desenvolvimento de pesquisa inferenciais= .

O estudo desenvolvido por Lichand, Doria, Leal-Neto e Fernandes (2022) está entre os primeiros esforços empíricos de investigação= no contexto brasileiro – mais especificamente, a investigação da aprendizagem = e da evasão no ensino médio do estado de São Paulo. Nesse estudo foi evidenciado= que o ensino à distância durante a pandemia pode ter provocado perda de aprendi= zado (na ordem de 75% em relação às aulas presenciais) e aumentado o risco de ev= asão (250% [de 10% para 35%]).

Não se afast= a, porém, que a forma de transição do ensino presencial para o remoto ou os efeitos socioeconômicos e socioemocionais da pandemia nas diversas causas da evasão e do desempenho possam explicar esses resultados alarmantes. Em outr= as palavras, pode não ser exclusivamente o ensino remoto a principal causa da perda de aprendizado e/ou do aumento da evasão, mas os efeitos da pandemia = em outras variáveis que também impactam a evasão e o desempenho (i.e., efeito = de equilíbrio geral).

A falta de investimento na educação pública e a concretização das políticas educaciona= is, por exemplo, são agravantes pontuais na educação básica brasileira quando o tema recai sobre o abandono escolar. De qualquer modo, esta revisão da literatura sobre o abandono escolar tem o intuito de lançar luz sobre múlti= plos fatores, causas e possíveis consequências da pandemia na educação a fim de compor um pano de fundo sobre a investigação sobre o impacto da pandemia no abandono escolar no ensino fundamental no Espírito Santo.

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3 Procedimentos Metodológicos=

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Este estudo = explicativo investiga o efeito da pandemia na taxa de abandono das escolas do ensino fundamental no Espírito Santo por meio de uma abordagem quantitativa (Creswell, 2011).

Os dados for= am coletados diretamente no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais especificamente as Taxas de rendimento (i.e., aprovação, reprovação e abandono) dos indicadores educacionais para o período 2015 a 2022 (disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/indicadores= -educacionais/taxas-de-rendimento). As variáveis do modelo são apresentadas na Tabela 1:

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Tabela 1 - Variáveis do modelo

Variáveis=

Operacionalização

Taxa de Abandonoa

 

Ano

Forma original

Ocorrência da pandemia=

Dum= my0 =3D Ano anterior à pandem= ia (i.e., 2015 a 2019)

1 =3D Ano posterior à pande= mia (i.e., 2020 e 2022)

Dependência Administrativa<= o:p>

Dum= my

0 =3D Privada

1 =3D Pública

Localização

Dum= my

0 =3D Rural

1 =3D Urbana

a Foi utilizado o logaritmo neperiano para linearizar a relação funcional. 

Fonte: Elaboração própria.

 

Apesar da pesquisa fazer um recorte par= a o Espírito Santo, o dataset foi elaborado = com dados de todas as unidades federativas e está disponível, assim como o scri= pt para o software R, no repositório Harvard Dataverse (https://doi.org/10.7910/DVN/LUYYGJ), a fim de favorecer a transparência bem como possíveis conexões de pesquisa.

Do total de 1.075.558 (Brasil - 2015 a 2022) observações no dataset, inicialmente foi feita a seleção das escolas capixabas, totalizando 17.849 observações (Espírito Santo: 2015 a 2022). Desse total, havia dados complet= os para 16.958 observações.

Assim, optou-se por excluir as observaç= ões para as quais não havia informação sobre quaisquer das variáveis utilizadas= ou anos investigados, por considerar que a ausência do dado ocorreu de forma totalmente aleatória em relação às variáveis Taxa de abandono, Dependência administrativa e Localização, ou pela real inexistência da observação em relação aos anos observados (i.e., 2015 a 2022) – sem proceder, dessa forma= , a imputação de valores ausentes.

Para avaliar o efeito da pandemia na ta= xa de abandono das escolas do ensino fundamental no Espírito Santo, foi aplica= da abordagem derivada do Teste de Chow, controland= o os efeitos da Localização (escola rural ou urbana) e da Dependência administra= tiva (escola pública ou privada).

Para tanto foram processadas regressões= com dummies para a variável indicadora do pe= ríodo a partir do qual se espera ter havido a ruptura de tendência (i.e., 2020), a localização e a dependência administrativa, a fim de apurar o efeito da dependência administrativa e da localização nos resultados. Foram realizadas três regressões: Modelo 1 (2015 a 2022), Modelo 2 (2015 a 2019) e Modelo 3 (2020 a 2022).

Em adição, esclarece-se que não foi possível controlar os resultados pelo nível socioeconômico da escola, confo= rme recomendam Soares e Alves (2003), porque estes estão disponíveis somente pa= ra os períodos de realização do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), isto é: 2015, 2017, 2019 e 2021.

Assim, pode-se apurar se houve ruptura = na tendência da evolução da taxa de abandono escolar entre 2015 a 2022, tendo = como ponto focal o ano 2020, haja vista o lockdown ter ocorrido no Espírito Sant= o a partir de março desse mesmo ano. Em outras palavras, se a taxa de abandono escolar no ensino fundamental no Espírito Santo foi influenciada pela pande= mia.

Na análise dos resultados foi considera= do o nível de significância estatística de 0,05, consensual em ciências sociais aplicadas. Ou seja, foi admitida a probabilidade máxima de 5% de estar erra= do ao inferir que houve quebra estrutural na tendência.

Esclarece-se, por fim, que foram verificados os pressupostos da regressão: normalidade dos resíduos (teste de Anderson-Darling), homoscedasticidade dos resíduos (teste de Breusch-Pagan), multicolinearida= de (Fator de Inflação da Variância – FIV), independência dos resíduos (teste d= e Breusch-Godfrey) e ausência de valores influentes (Distância de Cook).

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4 Análise dos Resultados

 

Entre 2015 e 2019 a taxa de abandono escolar das escolas do ensino fundamental no Espírito Santo foi reduzida progressivamente, saindo de 0,76% em 2015 para 0,37% em 2019. Porém, em 202= 0, ano no qual ocorreu o lockdown no estado devido à pandemia, a taxa de abandono no estado alcançou 0,497%; superando a taxa de 2018, que foi de 0,47%.  Veja a Figura 1:=

 =

 =

Figura 1 - Evolução da taxa de abandono escolar:

Ensino fundamental (Espírito Santo) =

Fonte: A partir dos indicadores educacionais do Inep (2015 a 2022).

 

Diante disso, a partir de uma abord= agem derivada do Teste de Chow, foi possível verific= ar a quebra de tendência da taxa de abandono das escolas do ensino fundamental no Espírito Santo e apurar a influência da dependência administrativa e da localização, ao realizar três regressões: (Modelo 1) uma para todo o períod= o (2015 a 2022), com a variável de tendência temporal, as variáveis de controle e u= ma variável indicadora do período a partir do qual se espera ter havido a rupt= ura de tendência; (Modelo 2) outra para o período anterior (2015 a 2019), apenas com a variável de tendência temporal e as variáveis de controle; e (Modelo = 3) mais uma para o período posterior (2020 a 2022), apenas com a variável de tendência temporal e as variáveis de controle.

Na avaliação dos pressupostos, rejeitou-se a hipótese (p-value < 0,0= 5) de normalidade (teste de Anderson-Darling), homoscedasticidade (teste de Breusch-Pagan) e independência dos resíduos (teste de= Breusch-Godfrey). Por essa razão foi processada uma r= egressão com correção por cluster, que fornece erros padrão robustos para heterocedasticidade e autocorrelação. Para os clusters foi tomado o código = da escola. Confira a Tabela 2. Adicionalmente, verificou-se ausência de multicolinearidade severa (FIV < 5) e de valores influentes (Distância de Cook < 1).

 

Tabela 2 - Resultado da estimação dos modelosa

Descrição=

Modelo 1<= /span>

(2015 a 2022)

Modelo 2<= /span>

(2015 a 2019)

Modelo 3<= /span>

(2020 a 2022)

Intercepto

66,87*

69,96*

51,09*

Ano

-0,03*

-0,03*

-0,02*

Localização

0,23*

0,27*

0,17*

Dependência administrativa<= o:p>

0,26*

0,34*

0,13*

Ocorrência da pandemia=

0,04*

 

=

 

N. observações

16.958

10.847

6.111

R2

0,0796

0,0924

0,0389

R2 ajustado=

0,0794

0,0922

0,0384

a Variável dependente: <= /span> .

Nota: * Estatisticamente significante ao nível 0,01.

Fonte: Elaboração própria.

 

Como resultado confirma-se a ruptur= a de tendência, pois a variável indicadora do período a partir do qual se espera= ter havido a ruptura de tendência (ocorrência da pandemia) se mostrou estatisticamente significante (p-value = =3D 0,002) com coeficiente positivo (β =3D 0,04), ou seja, com efeitos que aumentam a taxa de abandono (cf. Modelo 1). Além disso, a variável de tendê= ncia temporal foi significativa com efeito negativo no período anterior (Modelo = 2)e posterior (Modelo 3), sinalizando, assim, que a quebra de tendência não se deu em rel= ação ao coeficiente angular (inclinação),  mas apenas em relação ao coeficiente linear (intercepto).

Os resultados dos coeficientes das variáveis de controle mostram que, tudo mais constante, a média da taxa de abandono das escolas públicas foi aumentada, em média, em 26% em relação às privadas; e das escolas urbanas, 23% em relação às escolas rurais (haja vis= ta a forma funcional log-linear do modelo de regressão).

 

5 Discussão e Conclusão

 

Este estudo investigou os efeitos da pandemia na taxa de abandono nas escolas de Ensino Fundamental do Espírito Santo, e sua homogeneidade quando considerada a dependência administrativa = e a localização dessas escolas.

Seus achados confirmaram a ruptura = de tendência da evolução da taxa de abandono escolar entre 2015 e 2022 em decorrência da pandemia, tendo como ponto focal o ano de 2020. Assim, a trajetória de redução do abandono escolar foi interrompida com a pandemia.<= o:p>

Uma descoberta importante, foi que o efeito da pandemia na taxa de abandono das escolas foi mais forte nas escol= as públicas em relação às privadas. A desigualdade no acesso à educação durant= e o período de isolamento social pode ter contribuído para essa disparidade ent= re as redes de ensino.

Outra descoberta relevante foi que a pandemia também impactou mais a taxa de abandono das escolas urbanas do que= das escolas rurais. A proximidade entre a escola e a comunidade pode ter desempenhado um papel importante na manutenção do vínculo dos alunos com a escola durante a pandemia.

Ao longo dos anos, políticas públic= as e metodologias intersetoriais de enfrentamento e prevenção ao abandono escola= r têm se mostrado estrategicamente mais ativas, em garantia ao direito à educação básica. Os resultados dessa corrida podem ser observados quando são impress= os os números de abandono em série histórica, desde 2015.

A quebra de tendência na queda anua= l da taxa de abandono observada em 2020 é explicada pelos efeitos da pandemia. É= um momento de ruptura dessa tendência de queda e, possivelmente, dificulta sua= retomada a partir de 2021, quando outros indicadores educacionais oriundos do insuce= sso escolar, como a infrequência, a reprovação e a distorção idade série, começ= am – também – a impactar a taxa de abandono.

Fatores contextuais e individuais talvez possam explicar os motivos da heterogeneidade de comportamento quando comparadas as taxas de abandono entre as escolas públicas e privadas; e das taxas de abandono entre as escolas localizadas em áreas urbanas e em áreas rurais. Condições familiares e escolares específicas, além de característic= as socioeconômicas e socioemocionais, individuais e contextuais, podem aprofun= dar desigualdades (Sanz; González; Capilla, 2020), dentre elas as relacionadas = ao abandono escolar. Em síntese, a pandemia trouxe desafios significativos par= a a educação, e o abandono escolar é um reflexo dessas dificuldades.=

Adiante, com novos dados disponívei= s, a atualização da base de dados e o reprocessamento  dos resultados, especialmente os dados d= e 2023 (previstos para serem publicados em 2024), é uma decorrência natural deste estudo. A extensão do abandono ficará mais clara quando mais dados estiverem disponíveis.

Igualmente, uma motivação para estu= dos futuros é identificar quais os fatores contextuais que, dado o contexto soc= ioeconômico expressado pelos impactos da pandemia, explicam a ruptura na tendência do abandono escolar provocada pela pandemia.

No mesmo encadeamento, avaliar os efeitos dos projetos e programas públicos orientados para mitigar os impact= os da pandemia no abandono escolar também emerge como tema de estudo futuro. Apesar dos desafios para a atribuição de causalidade no contexto de mudanças generalizadas, devido à dificuldade de isolamento dos impactos, com possíve= is efeitos sinérgicos entre diversas causas em potencial, estudos de avaliação= de impacto das medidas de enfrentamento adotadas são estimulados.

Dessa forma, pode-se fornecer informações qualificadas aos gestores públicos para o aperfeiçoamento ou reformulação de políticas públicas educacionais. Nessa direção o relatório Estudos Educacionais: Impactos da Covid-19 sobre os alunos da Rede Estadual= de Ensino (Instituto Jones dos Santos Neves, 2022), no qual se apresenta um panorama descritivo do cenário educacional, é um esforço inicial ao qual es= te estudo soma esforços.

Importa destacar advertências importantes em relação aos resultados deste estudo. Primeiro, o nível de análise neste estudo foi a escola, assim inferências no nível do aluno são inadequadas (Alves; Soares, 2013). Segundo, por restrições do conjunto de d= ados, os resultados não foram controlados pelo nível socioeconômico da escola, o = que também pode trazer um viés aos resultados (Soares; Alves, 2003).=

Por fim, reforça-se que este estudo= não endereçou a investigação sobre as causas ou as consequências do abandono escolar, pois focou no exame da quebra de tendência da taxa de abandono dia= nte da pandemia. Assim, não se relaciona a mudança de tendência da taxa de aban= dono escolar às medidas de isolamento para educação.

É preciso problematizar as condiçõe= s de oferta das medidas de isolamento, assim como as condições de ensino na reabertura das escolas (i.e., o retorno ao modelo presencial) e as alteraçõ= es sociais, econômicas e outras decorrentes da forma de enfrentamento da pande= mia – que não é um ‘desastre natural’, mas uma questão de saúde pública, cujo enfrentamento se desenha num quadro social amplo.<= /p>

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Efeitos da Pandemia sobre o Abandono Escolar 

Adonai José Lacruz; Fagner Carniel; Christiele Martins da Silva Pezzin; Katarina Rosa Lemos

 

IS= SN 2237-4558  •<= /span>  Navus    <= /span>Florianópolis    SC    <= /span>v. 14 • p. 01-15jan./dez. 2024

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                  =                                                                           <= /span>       

 

ISSN 2237-4558    Navus  • &n= bsp;Florianópolis  •  SC    v.9    n.2    <= /span>p. XX-XX    abr./jun. 2019

 

 

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