Estudo de Tendências na Pesquisa Acadêmica Utilizando Inteligência Artificial Generativa: o Método ACDL
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.v15.2005Resumo
O uso da tecnologia da informação, mais especificamente a Inteligência Artificial Generativa, na pesquisa em instituições de ensino superior se justifica devido ao elevado volume de dados e informações acessíveis que, de outra maneira, levaria muito tempo para serem analisados. A celeridade do acesso à informação dá razão para oferecer ferramentas que permitam a captação de ideias prováveis de se tornarem realidade. Deste modo, o objetivo desta pesquisa é propor um itinerário de levantamento de tendências voltadas à pesquisa acadêmica usando iterações em ferramentas de Inteligência Artificial Generativa, com inspiração no Método Delphi. A metodologia de pesquisa é de caráter qualitativo, com revisão de literatura em artigos científicos e realização de enquetes com especialistas da área de Gestão Universitária para demonstrar o estudo de tendências acerca do futuro da universidade. Os resultados percebidos durante a pesquisa indicam a possibilidade de análise de tendências acerca da gestão universitária por meio de ferramentas de Inteligência Artificial Generativa. As conclusões iniciais deste estudo propositivo foram apresentadas em eventos acadêmicos com boa aceitação da crítica especializada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Navus - Gestão e Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.