Construção de mercado a partir de práticas: Um estudo do rum dominicano no cenário internacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.v16.1976

Resumo

O rum dominicano é composto por players que assumem destaque no mercado internacional. Além de líderes mundiais na balança comercial, são os maiores exportadores do destilado da cana de açúcar na América Latina. Neste sentido, ao partir da lente teórica da Nova Sociologia Econômica, o presente trabalho tem por objetivo compreender como as práticas de mercado têm sido desenvolvidas no cenário internacional. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, tendo como método o uso de entrevistas e pesquisas documentais, à luz do caso do rum dominicano. Os resultados evidenciaram que o êxito na construção do mercado internacional perpassou por práticas normativas que reduziram os custos de transação, e favoreceram acordos multilaterais. Destaca-se também as práticas de representação que associaram a bebida aos aspectos culturais da República Dominicana e aos modos de vida dos jovens estrangeiros que visitam à ilha. Ademais, a adoção de práticas de troca por meio de fusões com grandes conglomerados e os altos investimentos em campanhas publicitárias internacionais, ilustra, do ponto de vista teórico-empírico, como as mudanças nos arranjos sociais podem modelar a realidade do mercado internacionalmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Albino, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Pós-Doutor em Administração pela UFLA (2021). Doutor em Administração pela UFMG (2013). Atualmente é Docente da UFSJ e do Programa de Mestrado da UFVJM.

João Luiz de Souza , Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Mestre em Administração pela UFLA. Graduado em Administração pela UFLA.

Mozar Brito, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutor em Administração pela USP. É prefessor titular da UFLA e docente do quadro permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração pela mesma instituição. 

Váleria da Gloria Pereira, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutora em Administração pela UFMG. Professora Titular aposentada da UFLA.

Downloads

Publicado

2025-03-26

Edição

Seção

Artigos