Construção de mercado a partir de práticas: Um estudo do rum dominicano no cenário internacional
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.v16.1976Resumo
O rum dominicano é composto por players que assumem destaque no mercado internacional. Além de líderes mundiais na balança comercial, são os maiores exportadores do destilado da cana de açúcar na América Latina. Neste sentido, ao partir da lente teórica da Nova Sociologia Econômica, o presente trabalho tem por objetivo compreender como as práticas de mercado têm sido desenvolvidas no cenário internacional. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, tendo como método o uso de entrevistas e pesquisas documentais, à luz do caso do rum dominicano. Os resultados evidenciaram que o êxito na construção do mercado internacional perpassou por práticas normativas que reduziram os custos de transação, e favoreceram acordos multilaterais. Destaca-se também as práticas de representação que associaram a bebida aos aspectos culturais da República Dominicana e aos modos de vida dos jovens estrangeiros que visitam à ilha. Ademais, a adoção de práticas de troca por meio de fusões com grandes conglomerados e os altos investimentos em campanhas publicitárias internacionais, ilustra, do ponto de vista teórico-empírico, como as mudanças nos arranjos sociais podem modelar a realidade do mercado internacionalmente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Navus - Gestão e Tecnologia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.