Simulação para apoio à tomada de decisão sobre opções de projetos no setor de refino de uma empresa de baterias
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.v16.1969Resumo
Este trabalho tem como objetivo apoiar a tomada de decisão sobre as alternativas para implantação de uma nova fábrica de baterias através de um projeto de simulação. A simulação foi executada considerando-se a minimização dos riscos e otimização dos recursos para a melhor decisão antes da implantação real da fábrica. A metodologia utilizada consiste em três passos para a construção do modelo: concepção (modelo conceitual), implementação (modelo computacional) e análise (modelo operacional). A simulação realizada trouxe relevantes indicadores-chave de desempenho (KPIs) para tomada de decisão, diminuindo custos futuros para a empresa. A validação estatística do modelo, através do teste “T”, mostrou o valor-P do teste aplicado para o processo de refinamento da liga de 0,238 com um nível de significância de 0,05, resultando nos valores simulados que estão próximos do real. Além disso, notou-se que os cenários apresentados na configuração 1 de linha de produção, os de 100 toneladas de capacidade na panela de espera e de 80 toneladas de capacidade na panela de refino obtiveram estoques negativos. Dos 24 cenários testados, os de número 20 e 21 obtiveram a maior nota adimensional de 7,9 em uma escala de 0 a 10 e apresentaram vantagem de alta produtividade dos fornos, alta produção do refino, baixa ocupação de panelas de refino, baixo estoque de bolos de chumbo e estoque baixo de insumos para o forno, pois oferecem uma combinação otimizada dos seus indicadores e seus pesos, apresentando melhores desempenhos em diferentes áreas, sendo esboçado pela simulação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Navus - Gestão e Tecnologia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.