Métodos e técnicas de gestão do conhecimento aplicadas para melhorar a gestão do capital intelectual em núcleos setoriais de uma associação empresarial

Autores

  • Julio Graeff Erpen UFSC
  • Guillermo Antonio Dávila UFSC
  • Emilio da Silva Neto UFSC
  • Neri dos Santos UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2015.v5n1.p22-35.194

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento. Métodos de Gestão do Conhecimento. Técnicas. Capital intelectual.

Resumo

A importância do conhecimento, demonstrada ao longo dos séculos, é fundamental para o desenvolvimento ambiental, econômico e social de qualquer organização. A melhoria da identificação, criação, estoque, disseminação e aplicação do conhecimento é forma de desenvolver e aprimorar os processos organizacionais no sentido do desenvolvimento sustentável, no qual o Capital Intelectual é fundamental. Há vários trabalhos que demonstram melhorias nos resultados de empresa que gestionam seus capitais humano, estrutural e relacional. Os objetivos principais da pesquisa foram caracterizar e analisar as técnicas e os métodos de Gestão do Conhecimento (GC) usados por empresas de dois núcleos setoriais da Associação Comercial e Industrial de Jaraguá do Sul (ACIJS). A amostra incluiu dez empresas, correspondendo a 25% dos participantes ativos dos núcleos setoriais: Núcleo de Sustentabilidade Empresarial e Núcleo de Gestão e Qualidade. Foi aplicado um questionário elaborado pela Asian Productive Organization (APO, 2010) aos representantes das empresas dos núcleos setoriais. As respostas caracterizaram a situação atual e a situação desejada, graduadas numa escala de zero a quatro. Constatou-se que existe um conjunto significativo de métodos e técnicas de GC já implementados nas empresas, que, se corretamente utilizados, suportariam uma adequada gestão do seu capital intelectual. Os principais métodos e técnicas aplicados foram ajuda a semelhante, reuniões informais, visitas técnicas entre empresas, viagens e visitas a feiras, elaboração de manuais para replicação de práticas, reembolso de despesas, portais eletrônicos: portais – e-mail – chats. No entanto, somente duas foram avaliadas, como tendo realmente um grande alcance dentro das organizações. Foram elas: reuniões informais e reembolso de despesas. Vinte métodos e técnicas foram elencados como uma situação desejada para grande aplicação nas empresas.

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Biografia do Autor

Julio Graeff Erpen, UFSC

Possui graduação em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo (1992) e mestrado em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2004). Foi professor substituto no Centro de Ciências Agrárias da UFSC nos cursos de Agronomia e Zootecnia (2004-2006 e 2008-2010) e no Centro de Educação Superior do Oeste (CEO) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) para o curso de Zootecnia (2010) Doutorando no programa de pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC (2011). Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em forragicultura e produção animal, atuando principalmente nos seguintes temas: bovinocultura, forragicultura, Pastoreio Racional Voisin (PRV), gestão e agroecologia. Faz parte dos grupos de pesquisa Núcleo de Gestão da Sustentabilidade (Capital Intelectual e Indicadores de Desempenho) e Núcleo de Pastoreio Racional Voisin

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Publicado

2014-12-26

Edição

Seção

Artigos