Contribuições da Inteligência Artificial para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no contexto organizacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.v16.1919

Resumo

Com a ascensão da Inteligência Artificial (IA), a tomada de decisão das empresas passou a incorporar uma grande quantidade de dados, com potencial de contribuição para diferentes esferas, incluindo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), este alinhamento das decisões corporativas com os ODS emerge como um potencial fator competitivo. Diante do exposto, o presente estudo teve como objetivo explorar conceitos e práticas acerca das contribuições que a IA possui para o desenvolvimento dos ODS no meio corporativo. Com esta finalidade, foi realizada uma revisão integrativa da literatura. A busca inicial resultou em 266 artigos, dos quais 134 foram identificados como alinhados com um ou mais ODS. Os resultados destacaram o papel significativo da IA nos pilares econômico e social da sustentabilidade, especialmente nos ODS 9 - Indústria, Inovação e Infraestrutura e 3 – Saúde e Bem-estar, enquanto as contribuições para o pilar ambiental demonstraram-se emergentes. Estudos futuros podem explorar os impactos específicos da IA em cada ODS, investigando as potenciais aplicações e as implicações sociais e éticas, visando um uso mais responsável e sustentável no contexto empresarial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Filho Lima Bastos, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Contador CRC - CE, membro efetivo na Comissão Técnica de ESG, Controles Internos e Compliance do CRC-CE para o biênio 2024-2025. Atualmente, mestrando em Administração pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), com área de concentração em Gestão Organizacional e linha de pesquisa em Gestão Socioambiental. Formação acadêmica inclui MBA em Governança Corporativa e MBA em Economia e Mercados Financeiros Internacionais, além de especializações em Contabilidade, Auditoria e Controladoria, Gestão em Governança Corporativa Socioambiental - ESG, Controladoria e Finanças Empresariais e Direito Empresarial. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e em Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Experiência profissional inclui período no departamento societário da empresa Fama Escritório de Contabilidade LTDA (2019-2022). Membro dos grupos de pesquisa Trabalho, Carreira e Tecnologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e Ecoinovar (UFSM/RS). Participação na organização de eventos acadêmicos e científicos, como Embaixador no XXVI SemeAd - Seminários em Administração - USP, Relator do XII Enapegs - UFRRJ, e organização do XXV Engema - Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente da FEA/USP e do 12 Fórum Internacional Ecoinovar - FURG.

Ana Paula Perlin, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Atua como administradora na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2013), Especialização em Gestão Pública (2016), Mestrado (2016) e Doutorado (2020) em Administração (PPGA/UFSM). Realizou Pós-Doutorado (2023/2024) no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (PPGA/UFERSA). Desenvolve trabalhos relacionados as temáticas de estratégia, inovação e sustentabilidade, sendo integrante do Grupo de Pesquisa Ecoinovar (UFSM) e do Grupo de Pesquisa em Operações de Produção e Serviços (GPOPS) (UFERSA).

Josicleyton Azevedo dos Santos, Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA)

Bacharel em Engenharia de Produção (2022) e em Ciência e Tecnologia (2020) pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (2018) pela Escola Agrícola de Jundiaí e em Edificações (2016) pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Tem habilidade e interesse nas áreas de Engenharia, Computação e Otimização. Atualmente, é bolsista do Mestrado em Ciência da Computação, com ênfase em Otimização e Inteligência Computacional, no modelo de Associação Ampla, entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Ana Karenine de Oliveira Soares, Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA)

Mestranda em Administraçao. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007). Atualmente é assistente em administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade e Finanças Públicas

Downloads

Publicado

2025-11-25

Edição

Seção

Artigos