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 = Adaptação transcultural e validade de conteúdo do SCREENS Questionnaire para o Brasil

Cross-cultural adaptation and content validity of the SCREENS Questionnaire for Brazil<= /span>

Letícia Carvalho Leão<= span style=3D'font-size:10.0pt;line-height:115%;font-family:"Myriad Pro Cond",= sans-serif'> https://orcid.org/0000-0002-5434= -6088

<= o:p> 

Mestra em Psicologia. Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) – Brasil. lleao78@gmail.c= om

Mônia Aparecida da Silva = https://orcid.org/0000-0002-8840-7547

 

Doutora em Psicologia. Universidade Federal de São João del Rei (UFS= J) – Brasil. monia@ufsj.edu.br

Lucas Cordeiro Freitas https://orcid.org/0000-0002-3860-9327

 

 

Doutor em Psicologia. Universidade Federal de São João del Rei (UFS= J) – Brasil. lcordeirofreitas@ufsj.edu.br

RESUMO

No cenário atua= l, as mídias digitais desempenham um papel significativo na vida das crianças. No Brasil, há uma carência de instrumentos que detalham o uso das mídias digit= ais na infância. O objetivo foi realizar a adaptação transcultural do SCREENS <= span class=3DSpellE>Questionnaire (SCREENS-Q) para o Brasil, incluindo as etapas de (1) tradução, (2) síntese das versões traduzidas, (3) análise por juízes experts, (4) tradução reversa, e (5) estudo-piloto.= Esse processo envolveu modificações para assegurar a precisão linguística e relevância cultural. A contribuição de especialistas foi crucial na revisão= do teste adaptado. A participação do público-alvo ajudou a identificar ambiguidades culturais, resultando em ajustes para incorporar diferenças regionais. A validação de conteúdo foi robusta, e um teste piloto confirmou= a viabilidade do instrumento. A retrotradução e r= evisão pela autora original garantiram precisão conceitual e linguística. Resumind= o, a adaptação do SCREENS-Q para o Brasil resultou em um instrumento culturalmen= te sensível e linguisticamente apropriado.

Palavras-chave: mídias digita= is; uso de telas; infância; crianças; instrumento.

 

 <= /o:p>

ABSTRACT

In today's world, digital media play a significant role in children's li= ves. In Brazil, there is a lack of instruments detailing the use of digital medi= a in childhood. The aim was to carry out the cross-cultural adaptation of the SCREENS Questionnaire (SCREENS-Q) for Brazil, including the stages of (1) translation, (2) synthesis of the translated versions, (3) analysis by expe= rt judges, (4) reverse translation, and (5) pilot study. This process involved modifications to ensure linguistic accuracy and cultural relevance. Expert input was crucial in reviewing the adapted test. The participation of the target audience helped identify cultural ambiguities, resulting in adjustme= nts to incorporate regional differences. Content validation was robust, and a p= ilot test confirmed the instrument's viability. Back-translation and revision by= the original author ensured conceptual and linguistic accuracy. In short, the adaptation of SCREENS-Q to Brazil resulted in a culturally sensitive and linguistically appropriate instrument.

Keywords: digital media; screen use; childho= od; children; instrument.

 

Recebido em 22/04/2024.  Aprovado em 28/01/2= 025. Avaliado pelo sistema double blind peer review. Publicado conforme normas da APA.

https://doi.org/10.22279/navus.v16.1909

1 INTRODUÇÃO

 

No contexto de const= ante evolução tecnológica, destaca-se a ampla presença das mídias digitais na vi= da das crianças, incluindo televisão, computadores e smartphones. Tal fenômeno tem despertado um crescente interesse= por parte dos pesquisadores para compreender os padrões e efeitos do uso dessas mídias. De acordo com o relatório T= he Common Sense Census, estudo baseado em probabilidade que acompanha o us= o da mídia por crianças desde o nascimento até os oito anos de idade nos Estados Unidos, as crianças entre cinco e oito anos possuem uma média diária de tem= po de tela de três horas, sendo a televisão a plataforma dominante, preferida = por 79% desse público (Rideout & Robb, 2020). <= /span>

No contexto brasilei= ro, um estudo identificou uma exposição diária de 2,6 horas às telas pelas crianças, dividida entre televisão e tablets/smartphones (Rocha et al., 202= 1). Além disso, cerca de 78% das crianças e adolescentes de nove a 14 anos estão ativos em redes sociais, e aproximadamente 20% das crianças já tiveram aces= so à internet aos seis anos de idade (Tic Kids Online Brasil, 2022). É relevante destacar a intensificação dessa situação devido à pandemia da Covid-19, o que ressalta a necessidade de investigações mais profundas para compreender a evolução do engajamento das crianças com as mí= dias digitais. Importante notar que, mesmo após a pandemia e durante a flexibilização das medidas de distanciamento, o aumento no tempo de tela persistiu, indicando mudanças duradouras nos hábitos midiáticos das criança= s (Gueron-Sela et al., 2023; Hedder= son et al., 2023).

As pesquisas iniciais sobre o assunto concentraram-se nos impactos da televisão, dada sua predominância entre as mídias (Huston et al., 1990; Li= nebarger & Walker, 2005). A Academia Americana de Pediatria (Committee on Communications, 1995) foi um dos primeiros órgãos ou instituições a estabelecer diretrizes que abordavam riscos e benefícios, recomendan= do a limitação do tempo de tela para crianças pequenas devido aos efeitos sociais negativos. Na última década, as pesquisas expandiram seu foco para o contex= to das diversas mídias e aplicativos interativos (Barr et al, 2020; Bellagamba et al., 2021). Observam-se também estudos voltados para questões que vão além do tempo de tela (Barr et al., 2020; Br= owne et al., 2021), permitindo uma abordagem mais abrangente.

Atualmente, estudos predominantemente conduzidos internacionalmente, destacam os efeitos negati= vos do uso das mídias digitais na infância, afetando aspectos físicos, cognitiv= os e emocionais (Oswald et al., 2020; Supanitayanon = et al., 2020; Tao et al., 2020). O uso excessivo dessas mídias está associado = ao baixo desempenho acadêmico (Fitzpatrick et al., 2012), redução do tempo de = sono (Bellagamba et al., 2021), maior probabilidade = de sobrepeso/obesidade (F= eitosa & Zanella, 2022), desempenho executivo reduzido (Linebarger et al., 2014) e aumento de problemas de comportamento = externalizantes (Verlinden et al., 2012). Além disso, são enfatizados fatores preditores, c= omo os hábitos de assistir televisão dos pais (Corkin et al., 2021).

O tipo de dispositivo modifica os efeitos sobre os desfechos. O uso ativo das mídias, como videogames, está associado a resultados educacionais positivos, mas também a associações negativas com outros desfechos (Browne et al., 2021). Em contrapartida, o uso passivo, como assistir TV, está relacionado a resultad= os menos favoráveis (Fitzpatrick et al., 2012). O uso educacional, como o do computador para realizar tarefas escolares, está ligado a resultados educacionais positivos (Richards & Calvert, 2017).

Nesse sentido, ressalta-se a importância de considerar não apenas o conteúdo, mas também o contexto em que a criança interage com as mídias (Barr et al., 2020). Por exemplo, duas crianças, uma assistindo muito à TV e outra interagindo mais = com redes sociais, podem apresentar resultados diferentes, apesar do tempo de u= so de tela ser semelhante (Browne et al., 2021). Portanto, ao avaliar o contex= to do uso das mídias digitais, é possível abordar questões demográficas, ambientais, características do ambiente doméstico e a mediação parental. Es= ses aspectos são considerados moderadores importantes para efeitos futuros, alé= m de estarem relacionados a diversos desfechos psicológicos (Barr et al., 2020; Browne et al., 2021).

Modelos teóricos contextualistas têm sido aplicados para explicar as interações das crianças= com as mídias digitais (Barr et al., 2020; Navarro & T= udge, 2022). Assim, as mídias digitais imediatas em que a criança está inserida, juntamente com os elementos históricos e sociais, impactam o desenvolvimento individual da criança, não podendo ser compreendidos isoladamente (Ye et al= ., 2018; Klakk et al., 2020). O uso de telas pelas crianças e seus efeitos podem ser compreendidos e avaliados a partir de uma perspectiva ecossistêmica, já que essa abordagem considera os elementos contextuais, pessoais e sociais que influenciam e são influenciados pela mí= dia (= Bronfenbrenner & Morris, 2007;<= /span> Navarro & Tudge, 2022)<= /span>.

No contexto brasilei= ro, em que os estudos sobre esse tema são incipientes, destaca-se a escassez de instrumentos com evidências psicométricas para tal faixa etária. Essa afirmação se deve ao fato de que = não foram encontrados instrumentos para avaliação desse construto no Brasil em buscas não sistemáticas realizadas nos principais indexadores de estudos do= contexto brasileiro (Lilacs, ScIELO= e Biblioteca Virtual em Saúde [BVS]). Assim, o objetivo desse estudo foi traduzir e adaptar o SCREENS-Q = para o contexto brasileiro. Trata-se de um instrumento di= namarquês vantajoso por ser disponibilizado pelo recurso de acesso aberto (open access) e pela facilidade de aplicação, a adaptação do SCREENS-Q para o português tem potencial para fomentar a expans= ão das investigações nessa área no Brasil (Klakk et al., 2020). Ele a= nalisa as características do ambiente doméstico que envolvam o uso das mídias. Portanto, ele é um instrumento preenchido pelos pais para avaliar os hábito= s e as atividades de rotina e lazer relacionadas ao uso das telas de crianças e= ntre seis e dez anos.

O Screens Questionnaire (SCREENS-Q) (Klakk et al., 2020), foi concebido com o intuito de s= uprir a necessidade de pesquisa por fornecer um instrumento capaz de avaliar de maneira aprofundada os padrões de uso de mídias em tela por crianças. O questionário compreende seis domínios, 19 perguntas e 92 itens que represen= tam fatores do ambiente individual, social (interpessoal) e físico (doméstico) = (Klakk et al., 2020). Além disso, é embasado no modelo teórico ecossistêmico de Bronfrenbrener (Bronfenbrenner & Morris, 2007; Navarro & Tudge, 2022).

O questionário apres= enta robustez psicométrica em termos de validade de conteúdo e validade baseada = na estrutura interna, fundamentando-se em um modelo formativo de múltiplas dimensões. A validade de conteúdo foi avaliada por dois grupos de informantes-chave: pais de crianças e especialistas dinamarqueses em mídias digitais de várias áreas. O questionário foi revisado com base nos comentár= ios desses participantes. A consistência interna do questionário foi avaliada usando o alfa de Cronbach, que variou de 0,70 a 0,96 para os seis domínios. A confiabilidade do teste-reteste foi avaliada em uma subamostra de 50 pais, e os coeficientes = de correlação intraclasse variaram de 0,60 a 0,96 para os seis domínios (Klakk et al., 2020).Ainda não há uma ver= são adaptada do instrumento para outras culturas, mas ele tem sido utilizado em estudos sobre o tema que revelaram importantes descobertas. Por exemplo, um estudo encontrou uma associação positiva entre o uso de smartphones pelas m= ães e as dificuldades comportamentais de seus filhos (Mortensen et al., 2023). Outra pesquisa investigou as trajetórias recreativas do tempo de tela duran= te a primeira infância e sua relação com a composição corporal medida por imagem= (Rietz et al., 2023). Foi observado que a disparidade socioeconômica desempenha um papel moderador no uso excessivo de telas (mais de 4 horas por dia) e no us= o de mídias pouco antes de dormir. Um dos estudos incluiu uma intervenção eficaz= na redução do tempo de tela entre crianças pré-escolares de famílias, ao mesmo tempo em que melhorou os fatores parentais associados (Raj et al., 2023). Portanto, reconhecendo-se a relevância de instrumentos para a avaliação do uso de mídias digitais na infância, justifica-se o propósito de adaptar o SCREENS-Q para o cont= exto brasileiro.

2 MÉTODO

2.1 Delineamento do estudo e procedimentos 

Este estudo se caracteriza como uma pesquisa de desenvolvimento (Cont= andriopoulos, et al., 1997) que tem como proposta adaptar transcultu= ralmente e perfazer as etapas de validação de um instrumento existente no contexto internacional. Os procedimentos apropriados para esse tipo de pesquisa busc= am garantir a qualidade do instrumento de medida adaptado.  Dessa forma, o processo de adaptação desdobrou-se em seis etapas: (1) tradução do instrumento do idioma de origem para o idioma-alvo, (2) síntese das versões traduzidas, (3) avaliação da síntese por experts, (4) avaliação do instrumento pelo público-alvo, (5) tradução reversa, e (6) estudo-piloto (Borsa et. al, 2012). A adaptação transcultural é um procedimento que requer um rigor metodológico relevante = para que a versão adaptada seja o mais próximo possível da medida equivalente (<= span class=3DSpellE>International Test Commission, 2017). <= span style=3D'mso-bookmark:_Hlk4746433'>

Na primeira fase do estudo, o instrumento original foi traduzido para o português brasileiro por dois tradutores nativos, buscando mitigar vieses linguísticos, psicológicos, culturais e teóricos (Cassepp-Borges et al., 20= 10). Essa etapa resultou em duas versões que consideraram nuances do idioma e da cultura de destino (Borsa et al., 2012). Em seguida, as versões traduzidas foram minuciosamente comparadas entre si e com o original, com ênfase em discrepâncias semânticas, idiomáticas, conceituais e contextuais, visando à unificação das versões (Borsa et al., 2012).

Após essa síntese, um comitê de especialistas em mídias digitais, desenvolvimento infantil e avaliação psicológica avaliou a versão resultante. Essa avaliação considerou aspectos que não haviam sido abordados anteriormente e ajustou elementos como a estrutura e a clareza das instruçõ= es. Os especialistas foram instruídos a avaliar a qualidade da tradução das instru= ções e itens para o português brasileiro, levando em conta às equivalências semântica, idiomática, conceitual e contextual em relação ao instrumento original. Quando identificadas inadequações, os especialistas deveriam forn= ecer comentários para orientar melhorias na redação. Definições sobre cada uma d= as equivalências foram disponibilizadas no arquivo fornecido aos experts (Bors= a et al., 2012).

= A avaliação pelo público-alvo envolveu a análise da compreensão e adequação dos itens e termos-chave por pais e/ou responsáveis de crianças de seis a dez anos, atr= avés da realização de grupos focais com até três participantes. Foram realizados quatro encontros para essa etapa, sendo três grupos focais online, via Google Meet= e uma avaliação por meio de entrevista em um encontro presencial. Cada encont= ro teve duração aproximada de duas horas, com o número de participantes por grupo f= ocal variando entre dois e três; o encontro presencial contou com apenas um participante. O foco dessa fase foi buscar sugestões para melhorar a compreensibilidade do instrumento para o público-alvo (Borsa et al., 2012; = DuBay & Watson, 2019). Foi solicitado aos partici= pantes que avaliassem cada item com uma nota de um a cinco, considerando as seguin= tes perguntas: (1) A linguagem está clara?; (2) A linguagem está adequada para mães/ responsáveis?; (3) Você entendeu a pergu= nta?. Além disso, foi pedido que os participantes sugerissem alterações nos itens= que receberam notas abaixo de cinco. Em seguida, foi realizada a tradução rever= sa (back-translation= ) da versão adaptada para o inglês por um tradutor, como uma certificação adicional de controle.  Essa versão= foi enviada à autora do instrumento original (Klakk et al.,= 2020) para avaliação da consistência da proposta (DuBay & Watson, 2019).=

Posteriormente, a etapa de estudo piloto consistiu em submet= er o instrumento adaptado a uma nova avaliação qualitativa pelo público-alvo, visando identificar modificações adicionais. Com base nos comentários dos participantes, as modificações foram incorporadas ao instrumento pelos pesquisadores (Borsa et al., 2012; International Test Commission, 2017). Após a conclusão dessas etapas, o processo de adaptação transcultural foi finaliza= do.

2.2 Participantes

Os participantes for= am selecionados conforme as etapas da pesquisa. Foram escolhidos três tradutor= es, dois para a primeira tradução, que eram fluentes no idioma de origem do instrumento e nativos no idioma-alvo, e um para a segunda (tradução reversa= ), que era fluente em português brasileiro e nativo em inglês; e quatro experts pa= ra participarem do estudo. Esses especialistas foram escolhidos com base em sua experiência teórica ou de pesquisa relacionada ao tema do uso de telas (trê= s) ou na área de avaliação psicológica (uma). Eles possuíam entre cinco e 20 anos de experiência na área, sendo três doutoras e uma doutoranda. A avaliação pelo público-alvo foi realizada por oito mães/cuidadores que exercem o papel parental principal de crianças com idad= es entre seis e 10 anos, faixa etária que o instrumento abrange, conforme indi= cado pela literatura da área (DuBay & Watson, 201= 9; Borsa et al., 2012= ).

Tomou-se o cuidado de incluir crianças cuidadas por esses respondentes em todas as faixas etárias= previstas pelo instrumento. Assim, a média de idade das crianças foi de oito anos (DP= =3D 1,31), sendo quatro do gênero feminino. As cuidadoras que consistiam em sete mães e uma avó, tinham idades entre 36 e 62 anos, com uma média de 44,25 an= os (DP=3D8,71). Foram selecionados cuidadores de diferentes níveis ocupacionai= s, incluindo professoras da educação básica, comerciante e auxiliares administrativo e educacionais, abrangendo desde o ensino médio completo à ensino superior completo. Para o estudo-piloto, outras três mães foram convidadas para preencher o instrumento. A escolha dos participantes foi realizada por crit= ério de conveniência (Freitag, 2018). =

2.3 Instrumento<= /b>

2.3. 1 Screens Questionnaire (SCREENS- Q) (Klakk et al., 2020)

             O SCREENS- Q avali= a o uso de mídias em telas por crianças e adolescentes entre seis e 10 anos por meio do relato parental. Contempla diferentes aparelhos como televisão, smartphones, tablet, computador, laptop e videogames (Klakk et al., 2020). O questionário é dividido em seis domínios: Ambiente das mídias digitais; Uso= de mídias digitais pela criança; Contexto do uso das mídias digitais; Exposição precoce; Percepção parental sobre o uso de mídias da criança e Uso das mídi= as digitais pelos pais (Klakk et al., 2020).

2.4 Considerações Éticas e Procedimentos

O projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Étic= a em Pesquisa com Seres Humanos [OMITIDO PARA REVISÃO CEGA], sob o número CAAE X= XX e parecer número XXX. Com o consentimento dos participantes, todas as etapas = do estudo foram realizadas de forma remota, via internet. Os participantes de todas as etapas assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). (Brasil, 2012; Brasil, 2016; Bras= il, 2021).

2.5 Análise de Dados

A análise quantitativa = foi realizada na etapa da avaliação com o público-alvo, calculando-se o Coefici= ente de Validade de Conteúdo (CVC) para cada item, sendo aceitos valores superio= res a 0,70 como indicativos da qualidade do item para o aspecto julgado (Hernán= dez-Nieto, 2002). Para as etapas restantes, as análises foram qualitativas.

3 RESULTADOS=

3.1 Tradução e Síntese<= /span>

= Na etapa inicial do processo, todos os 19 itens passaram por traduções realizadas pelos dois tradutores de forma independente, do inglês para o português. Após esta eta= pa, as versões em português das escalas foram minuciosamente discutidas e comparadas pelos autores, não sendo identificadas discrepâncias significati= vas ao longo desse procedimento. Em seguida, uma adição foi feita ao começo do questionário, consistindo na definição do conceito de "uso de mídias digitais", dado que esse termo não é amplamente conhecido no Brasil. A expressão "the child= " foi substituída por "seu(sua) filho(filha)" para claramente identificar o destinatário. Outras modificações efetuadas foram: a frase &q= uot;Yes, less = often than weekly" foi traduzida como "Sim, menos que uma vez por semana", e recebeu= um exemplo (a cada 15 dias) para facilitar a avaliação; o termo "TV shows" foi desdobrado e traduzido como "novelas/séries de TV", levando em consideração a maior presença = da teledramaturgia na vida dos brasileiros.

= Foi incluído um exem= plo na tradução do item 8 “During after school care” “Projetos/atividades que a escola oferece depois do turno de aula, como a Educação em Tempo Integral”. Isso se deve ao fato de que a prática de tempo integral não é obrigatória nos currículos escolares brasileiros, mas se aproxima da ideia de "after school care". No= tópico “chamadas de vídeo”, o WhatsApp= foi acrescentado aos exemplos de Facetime e Skype= , considerando a baixa utilização dos dois últimos no país. O termo “processa= dor de textos” recebeu o exemplo “Word<= /i>”, uma vez que não é amplamente reconhecido. = Destaca-se a alteraç= ão significativa no item 17, passando de "How old was the child when he/she got his/her own x?" para "Quanto anos seu(sua) filho(filha) tinha quando come= çou a usar x dispositivo?", resultado da necessidade de adequar o instrume= nto à realidade brasileira, em que pouquíssimas crianças possuem um celular, notebook, TV ou tablet próprios. Apesar dessa mudança notável, acredita-se que o item ainda reflete o domínio ao qual pertence (Ver Tabela 1).

 

Tabela 1<= /span>

= Versões dos itens do SCREENS-Q antes e = após a tradução e síntese das traduções <= /i>=

 

Item

Versão anterior

Versão posterior<= /span>

Instruções=

-

Definição de mídi= as digitais

Geral

The child

Seu (sua) filho (filha)

8

During after sch= ool care

Projetos/atividad= es que a escola oferece depois do turno de aula, como a Educação em Tempo Integral.

6, 7, 8, 9, 10

(Alternativa de resposta)

Yes, less often than weekly

Sim, menos que uma vez por semana

17<= span style=3D'mso-bookmark:_Hlk4746433'>

How old was the child when he/she got his/her own laptop?<= /span>

Quanto anos seu(s= ua) filho(filha) tinha quando começou a usar x dispositivo?

9, 11, 19<= /span>

(Alternativa de resposta)

TV shows

Novelas/séries de= TV

9, 19

(Alternativa de resposta)

Video calls (e.g., Facetime, Skype)<= span lang=3DEN-US style=3D'font-family:"Myriad Pro",sans-serif;color:black; mso-ansi-language:EN-US'>

Chamadas de vídeo (ex., Facetime, Skype e Whatsapp)

19<= span style=3D'mso-bookmark:_Hlk4746433'>

(Alternativa de resposta)

Other (e.g., photo or video editing, drawing programs, word processing)

Processador de textos” recebeu o exemplo “Word”

 =

3.2 Avaliação pelo comi= tê de experts<= /span>

Nesta etapa, algumas modificações foram realizadas. No item 1, a pergunta "Qual o seu grau de parentesco?" foi alterada = para "Qual a sua relação com a criança?", por ter sido considerada mais apropriada. No item 3, o termo "console" foi removido para evitar ambiguidades, considerando que sua ausência não alterou o significado do it= em. No item 8, a expressão "descanso de atividades" foi trocada por "tempo livre", por ser uma formulação mais natural e de uso mais frequente no Brasil. No item 11, "limites fixos" foi substituído = por "limites estabelecidos", permitindo a inclusão de regras mais flexíveis, o que é mais compatível com as práticas parentais relacionadas às mídias digitais. No item 16, "resulta em" foi substituído por &qu= ot;faz com que aconteçam", uma vez que essa formulação reflete a linguagem cotidiana de maneira mais direta. Por fim, no item 17, "0 anos" f= oi substituído por "menos de um ano de idade", pois esta última é uma forma mais usual de expressar essa medida (Ver Tabela 2).

Tabela 2<= /span>

= Versões dos itens e instruções antes e após a avaliação pelas = = experts Item

Versão anterior

Versão posterior<= /span>

Instruções=

Se seu(sua) filho= (a) mora com você apenas meio período, responda às perguntas com base no uso= de telas que ocorre quando ele/ela está com você.

Se seu(sua) filho= (a) não mora com você em período integral, responda às perguntas com base no= uso de telas que ocorre quando ele/ela está com você.

1

Qual sua relação com a criança?

Qual o seu grau de parentesco com a criança?

3

Videogames consol= e de mesa (ex:, Xbox, PlayStation, Nintendo)

Videogames de mes= a (ex:= , Xbox, PlayStation, Nintendo)

11b=

Existem limites f= ixos para quanto tempo ele/ela pode usar os aparelhos/dispositivos de tela

Existem limites estabelecidos para quanto tempo ele/ela pode usar os aparelhos/dispositi= vos de tela

16<= span style=3D'mso-bookmark:_Hlk4746433'>

O uso das telas p= or seu(sua) filho(filha) resulta em muitas conversas agradáveis com ele/ela=

O uso das telas p= or seu(sua) filho(filha) faz com que aconteçam muitas conversas agradáveis = com ele/ela

17<= span style=3D'mso-bookmark:_Hlk4746433'>

(Alternativa de resposta)

0 anos

Menos de um ano de idade

 

3. 3 Avaliação pelo público-alvo

Na etapa de avaliação pelo público-alvo, no item 11, os participantes não entenderam se deveriam responder se tais regras estavam presentes em seus domicílios ou se concord= avam com essas regras, mesmo que não as aplicassem. No item 13, houve consideráv= el insegurança em relação à precisão dos intervalos de tempo para cada ativida= de mencionada e por isso, a palavra "aproximadamente" foi introduzid= a no meio da frase. No item 17, a expressão "começou a usar" foi troca= da por "começou a ter contato", em virtude de muitas mães negarem o = uso dos dispositivos quando as crianças tinham apenas contato breve ou até mesmo quando ainda não possuíam habilidades para operar o dispositivo por conta própria. Esse fato foi relatado por duas mães cujas crianças não sabiam ope= rar, mas assistiam a vídeos no notebook após elas mesmas ligarem e acessarem a internet. Nesta etapa, o critério de saturação foi aplicado, uma vez que as participantes da última sessão do grupo focal não trouxeram à tona nenhuma questão além daquelas já discutidas pelo grupo anterior (Ver Tabela 3).

 

Tabela 3

= Versões dos itens do SCREENS-Q antes e após a avaliação do público-alvo Item=

Versão anterior

Versão posterior<= /span>

11<= span style=3D'mso-bookmark:_Hlk4746433'>

Indique se você concorda ou discorda com as afirmações abaixo sobre o uso de mídias digi= tais do seu(sua) filho(filha) em casa

Indique você conc= orda ou discorda com a existência das regras abaixo sobre o uso de mídias digitais do seu(sua) filho(filha) em sua casa

13<= span style=3D'mso-bookmark:_Hlk4746433'>

Por quanto tempo seu(sua) filho(filha) usa as telas em um dia comum dos seguintes período= s?

Por quanto tempo, aproximadamente, seu(sua) filho(filha) usa as mídias digitais em um dia comum nos seguintes períodos?

17<= span style=3D'mso-bookmark:_Hlk4746433'>

Quanto anos seu(sua) filho(filha) tinha quando começ= ou a ter contato com um laptop/notebook?

Quanto anos seu(sua) filho(filha) tinha quando começ= ou a usar um laptop/notebook?

Os itens que alcançaram= um Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC) de 0,70 ou superior em cada item foram considerados como indicativos de possuírem validade de conteúdo (Ver Tabela 4). Isso aponta para um consen= so entre os participantes de que esses itens estão adequados para mensurar aqu= ilo que se propõem em seus respectivos contextos culturais.

=  

=  

=  

=  

=  

=  

=  

=  

=  

Tabel= a 4= =

Resul= tados do cálculo do Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC) para cada item.

 

 

CVC

Item

Clareza

Pertinência

Adequação

Item

Clareza

Pertinência

Adequação

1

0,875<= span style=3D'mso-bookmark:_Hlk4746433'>

0,875<= span style=3D'mso-bookmark:_Hlk4746433'>

0,875<= span style=3D'mso-bookmark:_Hlk4746433'>

11

0,850<= span style=3D'mso-bookmark:_Hlk4746433'>

0,850<= span style=3D'mso-bookmark:_Hlk4746433'>

0,800<= span style=3D'mso-bookmark:_Hlk4746433'>

2

0,875<= span style=3D'mso-bookmark:_Hlk4746433'>

0,875<= span style=3D'mso-bookmark:_Hlk4746433'>

0,875<= span style=3D'mso-bookmark:_Hlk4746433'>

12

0,825<= span style=3D'mso-bookmark:_Hlk4746433'>

0,775<= span style=3D'mso-bookmark:_Hlk4746433'>

0,825<= span style=3D'mso-bookmark:_Hlk4746433'>

3

0,825<= span style=3D'mso-bookmark:_Hlk4746433'>

0,775<= span style=3D'mso-bookmark:_Hlk4746433'>

0,825<= span style=3D'mso-bookmark:_Hlk4746433'>

13

0,875<= span style=3D'mso-bookmark:_Hlk4746433'>

0,875<= span style=3D'mso-bookmark:_Hlk4746433'>

0,875<= span style=3D'mso-bookmark:_Hlk4746433'>

4

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3. 4 Tradução reversa e Avaliação pela Autora do Instrumento Original=

            Em relação aos itens que passaram por maiores modificações (Itens 8 e 17), a autora do instrumento original forneceu o feedback que alegava como deveria ser o primeiro item, mas que a reformulação realizada = no processo provavelmente refletiu diferenças culturais no atendimento pós-escolar, e assim, a nova tradução era aceitável. Já para o item 17, ela corrigiu, retornando-o ao sentido anterior perguntando quando a criança gan= hou o seu próprio dispositivo, porém, conforme afirmado acima, essa pergunta nã= o faria sentido no contexto brasileiro. Muitas crianças acessam o dispositivo dos p= ais e familiares, mesmo sem ainda ter ganhado o próprio dispositivo. Outras recomendações pontuais foram feitas, mas descartadas, como o termo “screen media”, por ser pouco comum e conhecido no conte= xto brasileiro, pois traduzido literalmente ficaria como “mídia de tela”.

            Alg= umas modificações sugeridas pela autora foram aceitas. No item 9, o termo "leisure time" foi inicialmente tradu= zido como "atividades de lazer" durante o processo de adaptação, mas a= pós a avaliação da autora, ele foi revertido ao seu significado original. Da me= sma forma, no item 19, "leisure time" rec= ebeu inicialmente a inclusão do termo "/descanso" durante a adaptação,= mas também retornou ao seu significado original de apenas "lazer" apó= s a revisão da autora. A tradução dos demais itens e instruções foram avaliados como satisfatórias p= ela autora dinamarquesa (Ver Tabela 5).

 

Tabela 5

Processo da verificação dos itens e instruções pela au= tora dinamarquesaVersão original           Versão retrotraduzida

Versão final8.1 Does the child use a tablet, smartphone, or other screen media device during after school care, for example to play a screen-based game? 

Does your ch= ild play/game on a tablet, smartphone, or other screen device during in-person activities held at the school but outside of normal class time, such as full-time education or extra classes?

Em caso de atividades presenciais qu= e a escola oferece antes ou depois do turno de aula, como educação em Tempo Integral ou aulas extras, seu(sua) filho(filha) usa tablet, smartphone ou outros aparelhos de tela para brincar/jogar nessas atividades que sejam dentro da escola?

9. Within the past month, how much t= ime has the child typically spent per day on the following screen-based activities during leisure time?

In the last 30 days, approximately how much time a day has your child used t= he following screen devices during leisure activities?

Nos últimos 30 d= ias, quanto tempo por dia aproximadamente seu(sua) filho(filha) usou os seguin= tes aparelhos de tela durante o tempo de lazer?17.1 How old= was the child when he/she got his/her own laptop?

At what age = did your child start having contact with a laptop/notebook?=

Quanto anos seu(sua) filho(filha) ti= nha quando começou a ter contato com um laptop/notebook?

19. Within the past month, how much = time have you typically spent per day on the following screen-based activities during leisure time?

In the last month, how much time per= day have you usually spent on the following digital media activities in your rest/leisure time?=

No último mês, quanto tempo você normalmente gastou por dia nas seguintes atividades em mídias digitais durante seu período de lazer? 

3. 5 Estudo piloto

            Após três respondentes consegu= irem preencher o instrumento sem relatarem dúvidas, aplicou-se novamente o crité= rio de saturação e a etapa foi finalizada. As participantes forneceram um retor= no positivo acerca do conteúdo do instrumento.   

4 DISCUSSÃO

A adaptação transcultural de questionários psicológicos possui vantagens significativas para o avanço da nossa compreensão do comportamento humano em contextos culturais diversos. O objetivo desse estudo foi realizar a adaptação transcultural do SCREENS-Q para= o Brasil, visando suprir a carência identificada de instrumentos adaptados com evidências de validade de conteúdo para nosso contexto. Considerando o mass= ivo aumento do uso de dispositivos digitais no Brasil na presente década (Rocha= et al., 2021; Tic Kids Online Brasil, 2022), bem c= omo da preocupação dos impactos desse uso em diferentes desfechos de desenvolvimen= to e saúde (Barr et al., 2020; Bellagamba et al., 20= 21), o SCREENS-Q, adaptado com um proc= esso rigoroso, pode contribuir para o avanço das pesquisas e entendimento clínico destes fenômenos.

Destaca-se que o instrumento adaptado preserva o conteúdo do instrumento original, uma= vez que a abordagem para medir o tempo gasto com as mídias digitais (por exempl= o, dia da semana/fim de semana típico) foi mantida, alinhando-se com o método original. A adaptação manteve também a ênfase na avaliação das regras dos p= ais sobre o tempo de tela, preservando o foco do SCREENS-Q no ambiente doméstico. Além disso, as perguntas sobre o contexto (por exemplo, durante o tempo livre) e as atividades (TV, jogos) foram adaptadas linguisticamente, = mas conservaram o significado original. Apesar das mudanças linguísticas, a adaptação também manteve o foco na estrutura e na presença de regras acerca= do uso das mídias, o que é coerente com a abordagem do SCREENS-Q para entender a influência dos pais.

O processo de adapta= ção cultural e contextual foi caracterizado por uma série de modificações deliberadas para garantir que os itens e instruções do teste não apenas fos= sem linguisticamente precisos, mas também culturalmente relevantes e acessíveis= à população brasileira (Borsa et al., 2012; International Test Commission, 2017). O início da adaptação cultural começou com ajustes sutis, p= orém significativos. O termo "uso de mídias digitais" foi explicitamente definido para abor= dar uma possível lacuna na compreensão linguística. Esse passo proativo teve co= mo objetivo superar uma possível disparidade cultural na compreensão do concei= to, refletindo a importância da precisão linguística (Gjer= sing et al., 2010).

Uma troca foi feita = para refletir a prevalência da teledramaturgia na vida dos brasileiros. O termo "TV = shows<= span style=3D'mso-bookmark:_Hlk4746433'>" foi traduzido como "novelas/séries de TV", reconhecendo o papel substancial das séries televisivas e telenovelas no consumo de mídia brasileiro. Essa adapt= ação está alinhada com as realidades socioculturais das preferências de mídia no Brasil, conforme recomenda a literatura (Borsa et al., 2012; Gjersing et al., 2010). Alteração substancial do item= 17, em que possuir um dispositivo próprio foi substituída pelos primeiros contato= s com este, equiparou-se ao contexto econômico Brasileiro. A inclusão de "pro= jetos/atividades que a escola oferece depois do turno de aula, como a Educação em Tempo Inte= gral" no item "= ;Durante o cuidado pós-escola" mostrou um entendimento do cenário educacional no Brasil (Brasil, 2023). Assegurando, assim, o contexto brasileiro, onde a educação = em tempo integral pode não ser uma prática padrão, garantindo a relevância e equivalência experiencial do item. Portanto, todas as modificações relatadas neste parágrafo contemplam a equivalência experiencial, ao observar se um i= tem específico é aplicável ou não na nova cultura (Borsa et al., 2012).<= /span>

A adaptação também se estendeu ao cenário tecnológico e à diferença de prevalência de uso das míd= ias digitais entre o contexto de origem do instrumento e o contexto alvo. A incorporação do "WhatsApp" como um exemp= lo, juntamente com "Fac= etime" e "", em "chamadas de vídeo" reconheceu as preferências distintas de tecnologia dentro da população brasileira. Essa consideração demonstrou uma abordagem detalhada para a adaptação cultural, refletindo a variação no uso de tecnologia entre as culturas. Trata-se de u= ma adaptação que atende à equivalência experiencial, a qual envolve adaptar ou modificar termos ou adicionar exemplos que façam com que o item seja aplicá= vel dentro das experiências da nova cultura (Borsa et al., 2012).

Uma fase fundamental= do processo de adaptação do teste foi a revisão e aprovação por especialistas. Essa etapa crítica garante que o teste adaptado mantenha sua integridade, sensibilidade cultural e precisão linguística, ao mesmo tempo em que esteja alinhado com o propósito e a população-alvo pretendidos (Borsa et al., 2012= ; Gjersing et al., 2010). Neste estudo, a versão em por= tuguês do teste adaptado passou por uma revisão abrangente por um comitê de especialistas. As ideias e recomendações fornecidas por esses especialistas desempenharam um papel fundamental no aprimoramento do teste para melhorar = sua adequação cultural e clareza linguística, sendo a etapa com maior número de revisões. A expertise de especialistas tem um papel crucial em maximizar a = validade de conteúdo de um instrumento em adaptação ou desenvolvimento, sendo este o método mais frequentemente recomendado e utilizado para ajustar ou eliminar itens de instrumentos em adaptação ou construção (DeVe= llis, 2016; Morgado et al., 2017). Amplas modificações realizadas após análise de= experts também são observadas em construção de instrumentos (Silva et al., 2019).

Um ajuste importante= , de acordo com as recomendações dos especialistas, foi a modificação das formulações dos itens para melhor ressoar com o público brasileiro, demonstrando a influência da contribuição dos especialistas no refinamento linguístico. Além disso, os especialistas sugeriram a revisão de terminolog= ias para capturar a essência das práticas brasileiras relacionadas ao uso de mí= dia (Borsa et al., 2012; Inter= national Test Commission, 2017). A alteração de "limites fixos" para "limites estabelec= idos" no contexto de definir limites para o uso de mídia destaca o entendimento dos especialistas sobre a flexibilidade dos alcances do uso da mídia nas residências brasilei= ras.

Ao longo do processo= de revisão e aprovação, ficou evidente que a contribuição dos especialistas se= rviu como uma ponte entre o instrumento original em inglês e a versão adaptada em português, promovendo um equilíbrio entre alinhamento cultural e precisão linguística. Essa etapa de adaptação destaca a importância dos esforços colaborativos para garantir que o teste adaptado permaneça um instrumento válido e confiável em seu novo contexto cultural (Borsa et al., 2012; International Test Commission, = 2017). Tal processo é fu= ndamental, considerando que a tradução de uma palavra pelo seu equivalente no dicionár= io não garante necessariamente a equivalência conceitual na adaptação de instrumentos (Hambleton, 2002). <= span style=3D'mso-bookmark:_Hlk4746433'>

O envolvimento do público-alvo no processo de avaliação desempenhou um papel fundamental na validação da relevância cultural e da clareza linguística do teste adaptado= . Na avaliação do item 11, os participantes demonstraram incerteza sobre se deveriam responder com base na presença de certas regras em suas casas ou na concord= ância com essas regras, mesmo que não as estivessem aplicando. Esse padrão de resposta destacou a natureza sutil das normas culturais e das dinâmicas familiares em torno das regras sobre o uso de mídias. Esse achado ressalta a importância de envolver a população-alvo no processo de adaptação para identificar possíveis pontos de ambiguidade ou divergência cultural (Borsa = et al., 2012; Gjersing et al., 2010).

Da mesma forma, no <= /span>item 13, os participantes expressaram considerável insegurança quanto à precisão dos intervalos de te= mpo associados a várias atividades. Essa preocupação inclusive, a dificuldade em mensurar o uso preciso das telas, aspecto bastante debatido em estudos sobre uso de mídias digitais (Barr et al., 2020; Byrne et al., 2021; Klakk et al., 2020). Visando contornar essa inseguran= ça, foi introduzido o qualificador "aproximadamente" para facilita= r ao respondente. Essa adaptação demonstra sensibilidade às hesitações dos participantes e ao compromisso de aprimorar o instrumento para clareza e relevância ideais. No item 17, a modificação de "começou a usar" para "começou a ter con= tato" demonstrou uma consideração meticulosa das respostas dos participantes e forneceu uma reda= ção mais inclusiva. Essa adaptação reconhece as várias maneiras pelas quais as crianças interagem com dispositivos digitais, mesmo que não tenham dominado= completamente sua operação, contribuindo para a equivalência semântica, com adaptação do significado à nova cultura (Borsa et al., 2012; International Test Commission, 2017; Rideout & Robb, 2020).<= /span>

Os resultados da análise = da validade de conteúdo também fornecem evidências robustas da adaptação adequ= ada do questionário, a fim de abarcar as atitudes em relação aos hábitos de uso= das mídias digitais por crianças. O considerável número de itens que excedem o limiar mínimo exigido do CVC realça o resultado do minucioso processo de adaptação e a congruência do instrumento com o conceito desejado em distint= os contextos culturais (Borsa et al., 2012).Um teste piloto foi conduzido para avaliar a praticidade e a compreensão do instrumento adaptad= o. De acordo com o feedback dos participantes sobre os itens, nenhuma dificuld= ade foi encontrada durante o preenchimento deste. Este procedimento constitui m= ais um cuidado para atestar a qualidade do instrumento. Também foi realizada a = retrotradução do SCREENS-Q e a checagem da adequação da versão retrotraduzida por uma das autoras da versão original. A retrotraduçã= o é importante por permitir a detecção de discrepâncias que podem ter ocorrid= o no processo de adaptação (Gjersing et al., 2010). = Além disso, a checagem da retrotradução pela autora original desempenhou um papel importante no processo. Ela confirmou a preci= são linguística e conceitual, identificando poucas discrepâncias da versão brasileira do SCREENS-Q e qualificando ainda mais o processo. Tal etapa contribui para a validade e a confiabilidade do instrumento adaptado, uma vez que reduz a probabilidade de vieses ou erros de interpretação (Borsa et al., 2012).

4 CONCLUSÃO

Em resumo, o process= o de adaptação seguiu as Diretrizes da International= Test Comission (2017) e da literatura especializada (Borsa= et al., 2012; Gjersing et al., 2010), garantindo q= ue os itens do teste adaptado não apenas fossem traduzidos com precisão, mas tamb= ém ajustados culturalmente ao contexto brasileiro. As modificações realizadas, desde a definição de termos até a incorporação de exemplos culturalmente ressonantes, destacam o compromisso de criar um instrumento que seja tanto linguisticamente preciso quanto culturalmente adequado. Ao realizar essas adaptações, o estudo explorou as complexidades da tradução e adaptação intercultural, dadas as inúmeras diferenças gramaticais e de vocabulário, de estrutura gramatical e de concordância entre o idioma de origem do SCREENS-Q e o português brasileiro= , além das diferenças de cultura e contexto. Tal processo resultou em um instrumen= to que respeita e reflete as características únicas da cultura e do contexto brasileiros.

No entanto, é import= ante destacar algumas limitações deste estudo. Em relação à amostra, a seleção p= or conveniência e realização dos procedimentos de forma online podem ter limit= ado a avaliação do instrumento por cuidadores com maior dificuldade de compreen= são da linguagem ou com menor acesso e uso de dispositivos digitais. Os participantes, em sua maioria, pertenciam a um nível socioeconômico mais favorecido em comparação com alguns extratos da população brasileira, o que pode fazer com que algumas dificuldades linguísticas e culturais impactem a compreensão do instrumento por outros cuidadores brasileiros.  Estudos futuros envolvendo o instrumento poderão checar a qualidade da versão do SCREENS-Q apresentada neste artigo. Ainda, como se trata do primeiro estudo sobre o instrumento, apenas evidências de validade de conteúdo foram investigadas, tornando necessário prosseguir com estudos psicométricos adicionais. Uma co= leta de dados já foi iniciada pelos autores, e espera-se que logo uma nova publicação apresente os resultados sobre outras evidências de validade e fidedignidade do instrumento. Apesar dessas limitações, é importante ressal= tar que este estudo reforça a relevância de investigar o uso das mídias digitai= s no contexto brasileiro, dado o crescente impacto desse fenômeno e suas potenciais consequências. Incentiva-se o amplo us= o do SCREENS-Q por outros pesquisadores= do tema e a troca de informações entre os autores brasileiros, de forma a contribuir com dados que norteiem novas pesquisas, bem como a elaboração de diretrizes de orientação a cuidadores sobre o uso de mídias digitais por cr= ianças e adolescentes.

 

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Adaptação transcultural e validade de conteúdo do SCREENS Questi= onnaire para o Brasil

Letícia Carvalho Leão; Mônia Aparecida da Silva; Lucas Cordeiro Freitas

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