Adaptação transcultural e validade de conteúdo do SCREENS Questionnaire para o Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.v16.1909

Resumo

No cenário de avanço tecnológico, as mídias digitais desempenham um papel significativo na vida das crianças. No Brasil, há uma carência de instrumentos que detalham com precisão o uso das mídias digitais na infância. Dessa forma, o objetivo foi realizar o processo de adaptação transcultural do SCREENS Questionnaire (SCREENS-Q) para o contexto brasileiro. Esse processo envolveu modificações cuidadosas para assegurar a precisão linguística e relevância cultural. A contribuição de especialistas foi crucial na revisão e aprovação do teste adaptado. A participação do público-alvo ajudou a identificar ambiguidades culturais, resultando em ajustes para incorporar diferenças regionais. A validação de conteúdo foi robusta, e um teste piloto confirmou a viabilidade do instrumento. A retrotradução e revisão pela autora original garantiram precisão conceitual e linguística. Resumindo, a adaptação do SCREENS-Q para o Brasil resultou em um instrumento culturalmente sensível e linguisticamente apropriado, enriquecendo futuras pesquisas sobre o uso de mídias digitais no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Carvalho Leão, Universidade Federal de São João del rei

Psicóloga e mestranda pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Pesquisa, especialmente, sobre:  psicologia do desenvolvimento; avaliação psicológica; a adaptação, validação e normatização de instrumentos de medida.

Mônia Aparecida da Silva, Universidade Federal de São João del Rei

Psicóloga e mestre pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e doutora e pós-doutora em Psicologia pela a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei. Especialista em Avaliação Psicológica. Autora do Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil. Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFSJ.

Lucas Cordeiro Freitas, Universidade Federal de São João del Rei

Psicólogo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Mestre e Doutor em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com estágio de doutorado no exterior na Louisiana State University (LSU). Realizou Pós-Doutorado no Departamento de Psicologia da UFSCar. Foi Professor Voluntário na UFSCar, Professor Efetivo na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e atualmente é Professor Adjunto no Departamento de Psicologia e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Downloads

Publicado

2025-02-18

Edição

Seção

Artigos