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 = Elementos determinantes da efetividade do sistema eletrônico de informações no setor público

Determinant elements of the effectiveness= of the electronic information system in the public sector

Diego de Oliveira da Cunha

http://orcid.org/0000-0002-0738= -046X

= Douto= r em Administração. Universidade do Grande Rio (Unigranrio-Afya) – Brasil. diego.cunha@unir.br

Josir Simeone Gomes<= /b>

https://orcid.org/0000-000= 2-2721-1786

Doutor em Administração. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Brasil. josirsgomes@gmail.com

Sylvio Augusto De Mattos Cruz

https://orcid.org/0000-0002-8902-3430

Doutor em Ciência Política. Universidade Candido Mendes (UCAM) – Brasil. sylvio.cruz@ifrj.edu.br

 

RESUMO

No setor público, o emprego de tecnologias digi= tais tem proporcionado melhorias significativas na eficiência dos processos, reduzindo a burocracia e aprimorando a qualidade dos serviços prestados à população. Entender os fatores que influenciam a adoção dessas tecnologias é essencial para o desenvolvimento de uma cultura organizacional mais inovado= ra e ágil. Nesse contexto, o Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM) destaca-se = como uma ferramenta eficaz para avaliar a aceitação de novas Tecnologias da Info= rmação e Comunicação (TIC) por usuários finais. Esse modelo enfatiza aspectos comportamentais e psicológicos fundamentais que determinam como as tecnolog= ias são recebidas e implementadas. Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar fatores que influenciam diretamente a adoção do Sistema Eletrônico= de Informações (SEI) na administração pública. Foi adotada uma abordagem quantitativa, utilizando-se um questionário eletrônico para coletar as percepções de 1248 profissionais do setor público. A análise utilizou a Modelagem de Equações Estruturais (SEM) e concentrou-se nos construtos do T= AM: Intenção de Uso, Atitude em Relação ao Uso, Utilidade Percebida, Facilidade= de Uso Percebida, Suporte Técnico e Capacitação/Treinamento. Todas as seis hipóteses formuladas foram confirmadas, demonstrando que esses elementos são cruciais para promover atitudes positivas em relação à tecnologia. Destacaram-se especialmente o suporte técnico eficaz e a capacitação contín= ua como fundamentais para ampliar a familiaridade, confiança e, consequentemen= te, maximizar a adoção efetiva e sustentável das tecnologias na administração pública. No setor público, recomenda-se, portanto, políticas estratégicas c= om foco em treinamento e suporte técnico contínuo.

Palavras-chave: sistema eletrônico de informações; modelo de aceitação de tecnologia; modelagem de = equaçõese estruturais; administração pública.

 <= /o:p>


 

ABSTRACT

In the public sector, the us= e of digital technologies has led to significant improvements in process efficie= ncy, reducing bureaucracy and enhancing the quality of services provided to the population. Understanding the factors that influence the adoption of these technologies is essential for the development of a more innovative and agile organizational culture. In this context, the Technology Acceptance Model (T= AM) stands out as an effective tool for evaluating the acceptance of new Information and Communication Technologies (ICTs) by end users. This model emphasizes key behavioral and psychological aspects that determine how technologies are received and implemented. The main objective of this resea= rch was to analyze the factors that directly influence the adoption of the Electronic Information System (SEI) in public administration. A quantitative approach was adopted, using an electronic questionnaire to collect the perceptions of 1,248 public sector professionals. The analysis applied Structural Equation Modeling (SEM) and focused on the TAM constructs: Inten= tion to Use, Attitude Toward Use, Perceived Usefulness, Perceived Ease of Use, Technical Support, and Training/Education. All six hypotheses formulated we= re confirmed, demonstrating that these elements are crucial for fostering posi= tive attitudes toward technology. In particular, effective technical support and continuous train= ing were highlighted as essential for increasing familiarity, building trust, a= nd ultimately maximizing the effective and sustainable adoption of technologie= s in public administration. Therefore, in the public sector, strategic policies focusing on continuous training and technical support are recommended.=

Keywords<= /span>: electronic inform= ation system, technology acceptance model, structural equation modeling, public a= dministration.

 

Recebido em 19/05/2025.  Aprovado em 03/12/2= 025. Avaliado pelo sistema double blind peer review. Publicado conforme normas da ABNT.

https://doi.org/10.22279/navus.v16.190= 3

1 INTRODUÇÃO

O advento dos computadores e os avanços na tecnologia= da informação (TI) tiveram impacto significativo nos processos organizacionais, substituindo procedimentos manuais por outros mais eficientes e colaborativ= os, além de aumentar a velocidade e a flexibilidade das atividades administrativas e organizacionais (Silva; Procópio; Mello, 2019). Nas organizações governamentais, a TI também exerceu grande influência em seu desenvolvimento nas últimas décadas (JUKIĆ et al., 2019). Segundo esses = autores, a tecnologia tem sido utilizada pelos governos para tornar os processos púb= licos mais transparentes e eficazes, tornando-se elemento estratégico e provocado= r de mudanças organizacionais. Silva et al. (2022) complementam que essa oferta de serviços digitais tornou-se ainda mais relevante em função da pandemia de COVID-19. Dessa forma, a TI passa a ser uma ferramenta essencia= l para que serviços possam continuar a ser ofertados sem o atendimento presencial.=

Ao longo da última década, o sistema judiciário brasileiro tem sido o ponto de origem de diversas propostas para melhoria da gestão de processos no setor público por meio de sistemas computacionais voltados à virtualização de procedimentos e à interligação dos atores do si= stema judicial, como advogados, cartórios, varas de justiça, tribunais e juizados especiais (Botelho, 2016; Castro; Guimarães, 2020).

Devido ao sucesso na implementação do processo judici= al eletrônico na maior parte da administração judicial do Brasil (Kern, 2011; Lourenço, 2019), foi criado o Processo Eletrônico Nacional (PEN). O PEN tem como objetivo reduzir a lentidão na prestação dos serviços relacionados a problemas de gestão de processos administrativos por meio do Sistema Eletrô= nico de Informações (SEI). O SEI foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal= 4ª região em código aberto e disponibilizado para uso em todo o setor público = (Amaral; Uchoa, 2014).

O SEI busca proporcionar maior transparência, agilida= de no trâmite processual e segurança por meio da utilização de assinatura eletrônica, na máquina administrativa estatal. Uma das principais vantagens= do SEI é a sua capacidade de digitalizar e armazenar documentos eletronicament= e, eliminando a necessidade de arquivos em papéis, reduzindo custos e tornando= o processo mais sustentável. Além disso, a digitalização possibilita o acesso remoto aos processos, facilitando o trabalho colaborativo entre os diferent= es setores e unidades administrativas (Nogueira; Costa; Saraiva, 2017).

No entanto, uma característica marcante do setor públ= ico é a resistência às mudanças. Isso ocorre, porque a força de trabalho é geralmente estável. Assim, os gestores que precisam compreender e gerenciar tais situações podem enfrentar dificuldades ao utilizar habilidades de negociação (Souza et. al., 2020). O uso de sistemas de informação (SI) adotados pelas organizações públicas pod= e alcançar maior eficiência e efetividade. Seus benefícios são percebidos principalmente pelos gestores q= ue entendem os fatores que levam os usuários a aceitar e utilizar os SI. Para = que a tecnologia gere as mudanças e benefícios oferecidos, os usuários precisam realmente adotá-la e utilizá-la no dia a dia (Soliman<= /span> et. al., 2019; Raza et. al., 2021= ).

Nesse contexto, surgiu a teoria da aceitação e uso individual de TI, atualmente reconhecida como uma das correntes de pesquisa mais maduras e estabelecidas em sistemas de informação (SI) (Venkatesh; Thong; Xu, 2016). Entre essas abordagens, destaca-se o Model= o de Aceitação de Tecnologia (Technology Acceptance Model - TAM) (Davis; Bagozzi; Warshaw, 1989), que identifica os principais fatores que determinam o uso de uma tecnologia e a intenção do indivíduo em utilizá-la (Davis, 1989; Dillon; Morris, 1996; Lee; Kozar; Larsen, 2003; Rogers,= 2003; Silva, 2005; Cunha; Zouain, 2023). Portanto, há necessidade de compreender os fatores que determinam ou regulam a intenção = de um indivíduo em adotar e usar tecnologia, pois na Administração Pública, po= dem indicar as suas diferenças em relação às organizações privadas e com isso, compreender as necessidades dos usuários, aumento da satisfação, redução da resistência à mudança, maior eficiência e produtividade, e promoção da integração e colaboração entre as equipes.

Diante do exposto, este estudo teve como foco compreender como os usuários do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) est= avam utilizando essa tecnologia nas unidades de instituições públicas brasileira= s e quais fatores influenciavam sua aceitação, conferindo ao tema significativa relevância acadêmica e prática.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1. Reforma Gerencial da Administração Pública Brasileira: Um Marco na Moderniz= ação do Estado

A Reforma Gerencial da Administração Pública brasileira é amplamente reconhecida como um marco transformador na gestão e= statal. Sua principal meta foi promover maior eficiência e eficácia nos serviços públicos, além de ampliar a responsabilização dos gestores públicos. Como observam Brulon<= /span>, Ohayon e Rosenberg (2014), a reforma surgiu como resposta às falhas de eficiência, ao excesso = de burocracia e a falta de transparência que marcaram a administração pública brasileira = por décadas.

Inspirada em reformas gerenciais implementadas em países como Reino Unido, Nova Zelândia e Austrá= lia, a administração pública brasileira passou a incorporar princípios da gestão privada, especialmente o foco em resultados e a busca por eficiência operacional (Mulgan, 2008; Brulon; Ohayon; Rosenberg, 2014). Embor= a a Constituição Federal de 1988 já previsse diretrizes como eficiência e legalidade, foi apenas na década de 1990 que as mudanças estruturais começa= ram a ser efetivamente implementadas (Brasil, 1988).

Embora a Constituição Federal de 1988 já previsse diretrizes como eficiência e legalidade, foi apenas na década de 1990 que as mudanças estruturais começaram a ser efetivamente implementadas.

Outra medida fundamental f= oi a implementação de práticas de gestão focadas em resultados, como o uso de planejamento estratégico, indicadores de desempenho e a avaliação de resultados. Essas ferramentas contribuíram a otimizar o uso dos recursos públicos e a ampliar a prestação de contas à sociedade, como reforça Bresser-Pereira (2022). A digitalização dos processos e a adoção de sistemas informatizados também foram pilares importantes acelerando o atendim= ento aos cidadãos e aumentaram a transparência nas atividades governamentais. Ag= uiar (2019) destaca que a transparência é um valor central na administração públ= ica moderna, essencial para promover a confiança e da legitimidade do governo.<= o:p>

No campo da gestão de pess= oas, a reforma introduziu políticas voltadas à capacitação contínua dos servidor= es, à meritocracia e a avaliação de desempenho, promovendo a valorização do funcionalismo público (Brulon; Ohayon; Rosenberg, 2014; Machado et. al., 2018). No entanto, nem todas as mudanças foram recebidas sem críticas. Alguns especialistas questionaram a ênfase na eficiência, que, segundo eles, poderia comprometer a equidade no acesso aos serviços públicos. Autores como Depieri, Bataglia e Farranha (2022) alertam que a administração pública deve equilibrar a busca por eficiência com a garantia= de justiça social e inclusão.

Apesar desses desafios, a Reforma Gerencial representou um importante passo para a modernização do Estado brasileiro. Os princípios e ferramentas implementados desde então continuam a guiar a formulação de políticas públi= cas e a estruturação da administração pública no Brasil.

2.2 Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) na Administração Pública

Os Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) desempenham um papel central na modernização da Administração Pública, promovendo eficiência, transparência= e melhoria na prestação de serviços à sociedade. No Brasil e no mundo, o uso de SIG vem transformando a forma como os governos operam, permitindo um gerenciamento = mais adequado dos recursos e uma prestação de contas mais eficaz (Silva; Procópi= o; Mello, 2019). Com o avanço da tecnologia da informação, a Administração Púb= lica passou por uma revolução, superando processos manuais e a dependência de documentos em papel (Viana, 2021; Barros Júnior; Santa Rita; Silva, 2022).<= o:p>

A introdução de sistemas de informação no setor público trouxe maior agilidad= e à tomada de decisões” e na prestação de serviços eletrônicos aos cidadãos (Fe= liciano et. al., 2019; Bresser-Pereira, 2022). Em diversos países, esses sistemas modernizaram processos governamentais e simplificaram a interação = com a população. No entanto, sua implementação não está isenta de desafios, sen= do a resistência à mudança por parte dos servidores públicos um dos principais obstáculos, uma vez que esses profissionais precisam se adaptar a novas ferramentas e procedimentos (Maciel, 2020; Viana, 2021).<= /span>

A resistência à mudança constitui um obstáculo significativo para o sucesso na adoção de SIG, exigindo estratégias adequadas de adaptação. Nesse contexto, a capacitação dos servidores públicos torna-se essencial, pois fornece as competências necessárias para a utilização eficaz dos sistemas e= para lidar com a digitalização da administração (Moreira; Freitas, 2019; Farias; Resende, 2020). Além disso, a segurança dos dados representa outro aspecto crítico, que demanda atenção constante no uso de sistemas eletrônicos.=

Programas contínuos de treinamento são essenciais para preparar os servidores para en= frentar essas mudanças, promovendo uma compreensão mais profunda dos impactos e benefícios da modernização tecnológica (Rodrigues; Pet= ine; Rodrigues, 2020; Bezerra et. al., 2022). A capacitação não apenas aprimora as habilidades técnicas, mas também fortalece o entendimento acerca das transformações da gestão pública em um contexto digital.

Em suma, os SIG são vitais para o avanço da Administração Pública, mas sua implementação depende de uma estratégia sólida para enfrentar resistências e garantir a capacitação adequada dos servidores. O sucesso da digitalização = no setor público requer a combinação de modernização tecnológica e desenvolvim= ento contínuo de habilidades (Mendes; Souza, 2020; Bezerra et. al., 2022)= .

2.3.     Processo Administrativo Eletrônico

O Processo Eletrônico Nacional (PEN) e o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) representam marcos importantes na modernização da administração pública brasileira, facilitand= o a transição de sistemas analógicos para plataformas digitais mais eficientes e transparentes (Amaral; Uchoa, 2014; Saraiva, 2018). Essas iniciativas visam otimizar os processos administrativos, promovendo maior agilidade e padronização entre órgãos governamentais em diferentes níveis.

O PEN foi concebido para gara= ntir a interoperabilidade entre os sistemas de processos eletrônicos no Brasil. Inspirado pela experiência do Judiciário, sua padronização busca facilitar a troca de informações e a colaboração entre diversas esferas governamentais (Brasil, 2017; Saraiva, 2= 018). Um exemplo de sucesso dessa integração é a conexão entre o PEN e o S= EI, que fortalece a interoperabilidade e amplia a eficiência administrativa (Paes; Marques; Parreira, 2022).<= /span>

Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o SEI tem transformado a gestã= o de documentos e processos no setor público. Suas funcionalidades, como assinat= ura digital e tramitação simultânea entre várias unidades, possibilitam uma ges= tão mais eficiente e segura, eliminando o uso de papel e reduzindo prazos administrativos (Saraiva, 2018). O sistema oferece acesso remoto, controle = de sigilo e integração entre múltiplas unidades, tornando-se um recurso altame= nte adaptável às necessidades do governo (Totti; Anjo, 2022).=

Os benefícios do SEI e do PEN incluem economia de recursos, maior transparênci= a e melhoria dos serviços oferecidos aos cidadãos. No entanto, desafios como a resistência à mudança e a necessidade de capacitação dos servidores público= s ainda precisam ser enfrentados para garantir a plena adoção dessas ferramentas (P= aes; Marques; Parreira, 2022; Totti; Anjo, 2022).

Em síntese, o SEI e o PEN são fundamentais para a modernização da administração pública no Brasil, promovendo avanços significativos na eficiência e na tra= nsparência dos processos governamentais. Esses sistemas não apenas simplificam o gerenciamento de documentos, mas também contribuem para um serviço público = mais ágil e sustentável.

2.5. Modelo de Investigação e Formulação de Hipóteses=

As teorias de adoção de tecnologia têm suas raí= zes nas áreas de psicologia, sociologia e sistemas de informação (Venkatesh et. al., 2003). O estudo desse fenôm= eno começou na década de 1980, quando as organizações começaram a investir recu= rsos significativos em tecnologias. Entretanto, a baixa adesão de muitos funcionários às inovações levou pesquisadores a investigar os fatores que influenciam esse processo (Davis; Bagozzi; Warshaw, 1989). A partir dessas investigações, emergi= ram questionamentos sobre quais variáveis determinam a decisão de um indivíduo = em aceitar ou rejeitar novas tecnologias.

Os estudos sobre adoção de tecnologia evoluíram para duas principais correntes de pensamento: uma focada na intenção de comportamento do usuário e a outra na atitude em relação às novas tecnologi= as (Davis; Bagozzi; Warshaw, 1= 992). Essas perspectivas deram origem a diversos modelos teóricos que, embora concorrentes, buscam explicar a aceitação tecnológica a partir de diferentes determinantes. Entre os modelos mais influentes, destaca-se o Modelo de Aceitação da Tecnologia (TAM), proposto por Davis (1989), que integra a Teo= ria da Aceitação da Tecnologia (TAT) e a Teoria do Comportamento Planejado (TPB= ).

O TAM demonstrou capacidade de explicar 70% da variação na intenção comportamental, representando um avanço significativo = em comparação aos modelos anteriores, que alcançavam cerca de 40% (Venkatesh et. al., 2003). A confiabilidade e a= validade das medições do TAM foram confirmadas em estudos subsequentes, consolidando= -o como um modelo amplamente reconhecido e utilizado na pesquisa sobre adoção = de tecnologias (Barbosa; Mota, 2022).

Para compreender o TAM, é fundamental analisar a evolução dos modelos que o fundamentam, bem como os construtos dependentes e independentes que auxiliam na previsão e explicação da adoção de inovações.= Na seção seguinte, são apresentados os oito modelos que compõem sua base teóri= ca, culminando em um resumo que destaca as principais diferenças entre eles.=

2.6. O mode= lo de pesquisa proposto

Com base na literatura apresentada, propõe-se a utilização do Modelo de Aceitação da Tecnologia (T= AM), incluindo o construto externo compatibilidade, conforme sugerido por Davis, Bagozzi e Warshaw (1989). A Figura 1 ilustra o modelo conceitual adotado. As justificativas d= as hipóteses e da escolha da compatibilidade como variável externa são apresentadas na sequência.

Figura 1 – Modelo conceitual proposto baseado em Davis, Bagozzi e= Warshaw (= 1989).

Uso Efetivo do Sistema<= o:p>

H5

H6

H3

H4

H2

Utilidade Percebida

Facilidade de Uso Perce= bida

Suporte Técnico

H1

Atitude em Relação ao U= so

Intenção Comportamental= de Uso

Capacitação/=

Treinamento<= /span>


Fonte: Modelo conceitual proposto baseado em Davis et al., (1989).

 

Estudos apontam que uma atitude positiva em rel= ação ao uso de sistemas influencia diretamente a intenção comportamental de uso (Martins e Kellermanns, 2004; Yoshino e R= amos, 2015). Além disso, essa atitude pode mediar os efeitos da utilidade percebi= da e da facilidade de uso percebida sobre a intenção de uso. Assim, formula-se a seguinte hipótese:

·&nb= sp;      Hipótese 1: A Atitude em Relação ao Uso (ATT) influencia positivamente a Intenção Comportamental de Uso (INT) do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) (Mar= tins e Kellermanns, 2004; Yoshi= no e Ramos, 2015).

Pesquisas indicam que a Facilidade de Uso Percebida afeta diretamente a atitude do usuário em relaç= ão ao uso da tecnologia (Davis; Bagozzi; Warshaw, 1989; Hung e Cho, 2008; Yoshino e Ramos, 2015; Vieira e Corbin, 2021). Portanto, propõe-se:

·&nb= sp;      Hipótese 2: A Facilidade de Uso Percebida (EASE) influencia positivamente a Atitude em Relação ao Uso (ATT) do SEI (Davis; Bagozzi; Warshaw, 1989; Hung e Cho, 2008; Yoshino e Ramos, 2015; Vieira e Corbin, 2021).

A Utilidade Percebida tamb= ém é considerada um fator determinante para a formação de atitudes positivas em relação ao uso de sistemas de informação (Martins e Ke= llermanns, 2004; Davis e Wong, 2007; Hung e Cho, 2008; Yoshino e Ramos, 2015). Assim, formula-se:

·&nb= sp;      Hipótese 3: A Utilidade Percebida (USE) influencia positivamente a Atitude em Relação ao Uso (ATT) do SEI (Martins e Kellermanns, 2004; = Davis e Wong, 2007; Hung e Cho, 2008; Yoshino e Ramos, = 2015).

Autores como Davis, Bagozzi e Warshaw (1989) = e Yoshino e Ramos (2015) apontam que a Facilidade de Uso Percebida possui influência direta sobre a Utilidade Percebida, uma vez que sistemas mais fáceis de utilizar tendem a ser considerados mais úteis pelos usuários. Dessa forma, propõe-se:

·&nb= sp;      Hipótese 4: A Facilidade de Uso Percebida (EASE) influencia positivamente a Utilidade Percebida (USE) do SEI (Davis; Bagozzi; Warshaw, 1989; Yoshino e = Ramos, 2015).

Estudos sobre mudança organizacional e adoção tecnológica destacam que o suporte técnico adequado= é essencial para reduzir resistências e facilitar a percepção de facilidade de uso por parte dos usuários (Martins e Kellermanns, 2004; Freitas et al., 2017; Mensah, Luo e Thani, 2021). Assim, tem-se:<= /span>

·&nb= sp;      Hipótese 5: O Suporte Técnico (ST) influencia positivamente a Facilidade de Uso Percebi= da (EASE) do SEI (Martins e Kellermanns, 2004; Fre= itas et al., 2017; Mensah, Luo= e Thani, 2021).

Por fim, a literatura demonstra que ações de capacitação e treinamento contínuos fortalecem as competências dos usuários e ampliam sua percepção sobre os benefícios do sistema (Moreira e Freitas, 2019; Mendes e Souza, 2020; Bezerra et al., 2022). Nesse sentido, propõe-se:

·&nb= sp;      Hipótese 6: A Capacitação/Treinamento (CT) influencia positivamente a Utilidade Percebi= da (USE) do SEI (Bezerra et al., 2022; Moreira e Freitas, 2019; Mendes e Souza, 2020).

3 MÉTODO

O presente estudo possui natureza quantitativa e, para testar as hipóteses propostas, foi realizado um levantamento de corte transversal com uma amost= ra não probabilística da população de interesse. A população é composta por profissionais atuantes no serviço público brasileiro com experiência ou utilização do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

A coleta de dados foi realizada por meio de questionário online aplicado via = “Google Forms”. O link para participação foi div= ulgado por e-mail, redes sociais (LinkedIn e Instagram), aplicativos de mensagens (WhatsApp e Telegram) e por contatos diretos do pesquisador. A amostragem seguiu os métodos por conveniência e bola de neve= (snowball sampling), resultando em 1248 respostas válidas oriundas de aproximadamente 163 instituições públicas.

Pa= ra a mensuração dos construtos presentes no modelo de investigação, utilizaram-se escalas baseadas no Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM), ampliado com variáveis externas identificadas na literatura. O instrumento de coleta de dados foi composto por 33 itens, sendo 25 destinados à medição dos construt= os do modelo e 8 relacionados à identificação do perfil dos respondentes e ao = uso do SEI. A análise dos dados foi conduzida por meio da Modelagem de Equações Estruturais (SEM), conforme as diretrizes metodológicas de Hair et al. (2019), com o objetivo de avaliar as relações causais entre as variáveis do modelo proposto.

Ta= bela 1 – Escalas e medidas operacionais

Construto

Tipo de Escala e Medidas Operacio= nais

(INT) Intenção = de Uso

Venkatesh et al. = (2003) composta de 03 itens

(ATT) Atitude em Relação ao Uso

Venkatesh e Davis (2000) composta de 04 itens

(USE) Utilidade Percebida

Davis (1989) co= mposta de 06 itens

(EASE) Facilidade de Uso Percebida

Davis (1989) composta de 06 itens<= /o:p>

(ST) Suporte Té= cnico

Martins e Kellermanns (2004) composta de 03 itens

(CT) Capacitação/Treinamento

Bezerra et. = al. (2022) composta de 03 itens

Fonte: Elaborado pelos autores (2025).

Os itens do instrumento de pesquisa foram traduzidos do inglês para o português por especialistas, seguindo etapas rigorosas de tradução e retradução, visando garantir que as escalas adaptadas= se aproximassem ao máximo das escalas originais (Schaeffer et al., 2019). Para assegurar a validad= e e precisão do questionário, foi realizado um pré-teste com 10 participantes da população-alvo. O pré-teste buscou verificar a clareza e a facilidade de compreensão dos itens que compõem o instrumento, não havendo necessidade de ajustes adicionais após essa etapa.

O questionário final foi elaborado na plataforma Google Forms e distribu= ído eletronicamente por e-mail, redes sociais e aplicativos de mensagens (Whats= App e Telegram). Todas as questões foram definidas = como obrigatórias, resultando em uma amostra final composta por 1248 questionári= os válidos, sem dados ausentes.

Os dados coletados = foram submetidos à análise estatística por meio da técnica de Modelagem de Equaçõ= es Estruturais (SEM), que permite a análise conjunta dos construtos envolvidos= no modelo proposto, evitando distorções que poderiam ocorrer caso as variáveis fossem estudadas separadamente (Hair et. al<= /i>., 2019). Os procedimentos adotados incluíram: (i) validação dos pressupostos da SEM; (ii) validação do modelo de mensuração por meio de Análise Fatorial Confirmatória (CFA), avaliando a unidimensionalidade, validade e confiabilidade das escalas; e (iii) validação do modelo estrutural proposto. As anál= ises foram realizadas com o auxílio dos softwares SPSS, AMOS e R.

4 ANÁLISE DOS RESULTADOS

4.1. Caracterização da amostra

A amostra final totalizou 1248 res= postas válidas. A análise feita nas 1248 respostas permitiu identificar que deste total= no que diz respeito a experiência com uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), 97,8% dos respondentes informaram que SIM (1220) e 2,2% informaram q= ue NÃO (28).

As quest= ões demográficas presentes no questionário permitiram identificar que, do total= de respondentes, 571 eram do sexo masculino (45,8%), 674 do sexo feminino (54%= ) e 3 (0,2%) preferiram não informar. Quanto à faixa etária, observou-se que 1 participante tinha menos de 18 anos (0,1%). Na faixa de 18 a 29 anos, registraram-se 48 respondentes (3,8%). Entre 30 e 39 anos, foram contabiliz= ados 424 participantes (34,0%). No grupo de 40 a 49 anos, houve a participação de 491 indivíduos (39,3%). Na faixa de 50 a 59 anos, registraram-se 214 respondentes (17,1%). Por fim, 70 participantes tinham 60 anos ou mais (5,6= %). Esses resultados indicam que a amostra é composta predominantemente por adultos.

Também f= oi possível identificar, a partir das respostas, os tipos de vínculos empregatícios dos participantes. Observou-se que os cargos efetivos representavam a maioria, totalizando 1.167 (93,5%). Em seguida, os contratos temporários, terceirizados ou bolsistas somavam 41 (3,3%), enquanto os carg= os comissionados correspondiam a 30 (2,4%). Por fim, os estagiários ou jovens aprendizes, bem como outras formas de vínculo, totalizavam 5 participantes = cada (0,4%).

Em relaç= ão ao quesito escolaridade, os dados revelaram uma distribuição variada. O doutorado representou (257) respondentes, o que equivale a (20,6%) do total= . O mestrado contou com (425) participantes (34,1%). A categoria de especialização/MBA/residência reuniu (421) entrevistados (33,7%). A graduaç= ão foi apontada por (119) pessoas (9,5%). Por fim, o ensino fundamental/médio/técnico foi mencionado por (26) indivíduos (2,1%).

Ao anali= sar o tempo de atuação no serviço público, observa-se a seguinte distribuição: = 86 respondentes (6,9%) possuem entre 0 e 3 anos de experiência; 316 (25,3%) têm entre 4 e 9 anos; 630 (50,5%) encontram-se na faixa de 10 a 19 anos de atua= ção; 141 (11,3%) têm entre 20 e 29 anos de serviço; e 75 participantes (6,0%) acumulam mais de 30 anos de experiência no setor público.=

4.2. Validação dos pressupostos do mod= elo em Modelagem de Equações Estruturais

Para verificar a validade e confiabilidade do modelo proposto, algumas análises foram conduzidas. Inicialmente, realizou-se a verificação dos dados demográficos e o tratamen= to de valores ausentes e inconsistentes, excluindo-se respondentes inadequados= ao perfil desejado. Em seguida, aplicou-se a Análise Fatorial Confirmatória (C= FA) para com o objetivo de avaliar a unidimensionalidade, a validade e a confiabilid= ade dos construtos, utilizando-se critérios como Alfa de C= ronbach e Confiabilidade Composta, ambos apresentando valores considerados adequado= s. A validade convergente foi aferida por meio da Variância Extraída Média (AVE), que apresentou resultados satisfatórios. Já a validade discriminante foi avaliada por meio das cargas fatoriais, cujos valores também confirmaram distinção adequada entre os construtos. Para o teste das hipóteses do modelo estrutural, aplicou-se a técnica de Modelagem de Equações Estruturais (SEM), com estimação por Máxima Verossimilhança (MLE). Os resultados demonstraram ajuste apropriado, conforme indicadores como TLI, CFI e RMSEA, confirmando a robustez e confiabilidade do modelo adotado.

4.3. Avaliação do Modelo de Mensuração

Pa= ra avaliação do modelo de mensuração, foi realizada uma Análise Fatorial Confirmatória (CFA), com o objetivo de verificar a validade, confiabilidade= e unidimensionalidade das escalas utilizadas. A CFA permitiu avaliar se cada = item observado se relacionava adequadamente com seu respectivo construto latente (Ferreira, 2010; Hair et al., 2019).

Fo= ram utilizados diversos índices de ajuste para avaliar o modelo, incluindo indicadores absolutos (χ², SRMR, RMSEA) e incrementais (CFI, IFI, TLI), conforme recomendado por autores como Hu e Bentler (1999) e Kline (2023). A literatura destaca que nenhum índice isoladamente é suficiente para avaliar a qualidade do ajuste, sendo necessário analisar um conjunto de indicadores para decisões mais robustas (M= cIntosh, 2007; Hair et al., 2019).

Considerações sobre o tamanho da amostra e a complexidade do modelo também foram levadas em conta, dado que alguns índices, como o qui-quadrado, podem ser sensíveis a esses fatores. Assim, a escolha criteriosa dos indicadores de ajuste foi fundamental para garantir a adequação do modelo de mensuração, em linha com os procedimentos adotados em estudos que utilizam Modelagem de Equações Estruturais (SEM).

 

Tabela 2 – Índices de ajuste do modelo de mensuração

Índice de

Ajuste

Modelo

Mensuração - In= icial

Valor Sugerido<= /span>

pela Literatura=

<= b>χ2/d.f.

<= span style=3D'font-family:"Myriad Pro",sans-serif;color:black'>3,38

<= span style=3D'font-family:"Myriad Pro",sans-serif;color:black'>≤ 3

CFI<= b>

1,0

≥ 0,90

<= b>TLI<= b>

<= span style=3D'font-family:"Myriad Pro",sans-serif;color:black'>1,0

<= span style=3D'font-family:"Myriad Pro",sans-serif;color:black'>≥ 0,90

IFI<= b>

1,0

≥ 0,90

<= b>RMSEA

<= span style=3D'font-family:"Myriad Pro",sans-serif;color:black'>0,04

<= span style=3D'font-family:"Myriad Pro",sans-serif;color:black'>≤0,08

SRMR=

0,04

≤0,08

Fonte: Elaborado pelos autores (2025).

Na sequência, foi avaliada a valida= de convergente, calculando-se a variância extraída média (AVE - Average Variance Extracted) para cada construto estudado. De acordo com Valentini e Damásio (2016), valores de AVE superiores a 0,50 indicam uma validade convergente adequada. Neste estudo, todas as escalas apresentaram valores de AVE entre 0,79 e 0,9= 1, conforme a tabela apresentada na tese, atendendo, portanto, aos níveis míni= mos exigidos pela literatura.

Identificada a validade convergente, fez-se necessário verificar a validade discriminante, que mensura a diferen= ça entre os construtos analisados. Para isso, utilizou-se a matriz de correlaç= ão entre construtos, considerando a comparação entre a AVE e as variâncias compartilhadas (quadrado dos coeficientes de correlação) entre os pares de construtos. A validade discriminante é confirmada quando todos os construtos apresentam AVE maior do que as respectivas variâncias compartilhadas (Valen= tini e Damásio, 2016). Os resultados indica= ram que quase todas as correlações foram significativas e superiores ao nível recomendado, exceto pela relação entre os construtos CT e ST, que apresentou uma validade nomológica mais fraca. Apesar diss= o, os construtos foram mantidos no modelo devido aos demais índices satisfatórios obtidos, seguindo as recomendações de Rahi, Ghani e Ngah (2019).=

 

 

Tabela 3 – Matriz de validade discriminante

Escalas<= /b><= /o:p>

C= T

S= T

E= ASE

U= SE

A= TT

I= NT

CT<= /o:p>

0,90<= /o:p>

0,46<= /o:p>

0,32<= /o:p>

0,26<= /o:p>

0,22<= /o:p>

0,11<= /o:p>

ST<= /o:p>

0,46<= /o:p>

0,91<= /o:p>

0,26<= /o:p>

0,18<= /o:p>

0,16<= /o:p>

0,09<= /o:p>

EASE<= /o:p>

0,32<= /o:p>

0,26<= /o:p>

0,79<= /o:p>

0,65<= /o:p>

0,67<= /o:p>

0,42<= /o:p>

USE<= /o:p>

0,26<= /o:p>

0,18<= /o:p>

0,65<= /o:p>

0,88<= /o:p>

0,77<= /o:p>

0,54<= /o:p>

ATT<= /o:p>

0,22<= /o:p>

0,16<= /o:p>

0,67<= /o:p>

0,77<= /o:p>

0,90<= /o:p>

0,71<= /o:p>

INT<= /o:p>

0,11<= /o:p>

0,09<= /o:p>

0,42<= /o:p>

0,54<= /o:p>

0,71<= /o:p>

0,80<= /o:p>

Fonte: Elaborado pelos autores (2025).

 

A análise da matriz de validade discriminante demonstrou que todos os constru= tos apresentam validade discriminante, uma vez que os valores de Variância Média Extraída (VME) superam a variância compartilhada entre os construtos. Com b= ase nos resultados da análise fatorial confirmatória, infere-se que o modelo de mensuração proposto atende aos requisitos necessários para sua validação, permitindo, assim, investigar as relações entre os construtos latentes por = meio do modelo estrutural.

4.4. Avaliação do Modelo Estrutural<= /span>

A avaliação do modelo estrutural considerou inicialmente a validade nomológica, indicando que quase todas as correlações obtidas foram significativas, exceto as relações entre os construtos CT e S= T, que mostraram uma validade nomológica mais frac= a em comparação aos demais. Em seguida, analisou-se a consistência interna das escalas utilizadas na pesquisa por meio dos coeficientes alfa de Cronbach (α) e da Confiabilidade Composta (CC). = Os resultados obtidos revelaram que todas as escalas atenderam aos níveis míni= mos de confiabilidade exigidos pela literatura, com coeficientes α variando entre 0,81 e 0,94, e confiabilidades compostas situando-se entre 0,84 e 0,9= 8.

Al= ém disso, a validade convergente foi avaliada com base na Variância Média Extr= aída (VME), cujos valores obtidos variaram de 0,79 a 0,91, superando o patamar mínimo aceitável de 0,50, conforme indicado na literatura. Esses resultados confirmam a validade convergente dos construtos analisados no estudo. Verif= icou-se que todas as escalas utilizadas atendem aos níveis mínimos de confiabilidade considerados adequados na literatura (Tabela 4).

Tabela 4 – Confiabilidad= e, Confiabilidade Composta e Variância Extraída Média

Escalas

Confiabilidade (α)

Confiabil= idade Composta (CC)

Variância Média Extraída (VME)

CT

0,94<= /o:p>

0,95<= /o:p>

0,90<= /o:p>

ST

0,94<= /o:p>

0,95<= /o:p>

0,91<= /o:p>

EASE

0,94<= /o:p>

0,94<= /o:p>

0,79<= /o:p>

USE

0,94<= /o:p>

0,96<= /o:p>

0,88<= /o:p>

ATT

0,90<= /o:p>

0,98<= /o:p>

0,90<= /o:p>

INT

0,81<= /o:p>

0,84<= /o:p>

0,80<= /o:p>

Fonte: Elaborado pelos autores (2025).

Para análise da validade convergente, também foram calculadas as méd= ias da variância extraída para cada construto (Average Variance Extracted - AVE)= , além das confiabilidades compostas (CC). De acordo com Ferreira (2010), valores entre 0,50 e 0,89 (superiores a 0,50) são considerados aceitáveis para confirmar a validade convergente.

Por fim, o modelo estrutural apresentou índices de ajustes (Tabela 5) adequados no model= o. Nota-se que os valores são semelhantes aos resultados obtidos na AFC (Tabel= a 2), apontando a consistência do modelo, em conformidade com os valores sugeridos pela literatura.

Tabela 5 – Índices de = Ajuste Modelo Estrutural

Índices de Ajuste

Modelo Estrutural

Valor Sugerido pela Literatura

χ2/d.f.

8,66

≤ 3

CFI

0,94

≥ 0,90

TLI

0,93

≥ 0,90

IFI

0,94

≥ 0,90

RMSEA

0,08

≤0,08

SRMR

0,08

≤0,08

Fonte: Elaborado pelos autores (2025).

Apesar de a razão χ²/g= .l. apresentar valor acima de 3, os índices de ajuste incremental atenderam aos valores propostos pela literatura. De acordo com Carvalho et al. (2014) e <= span class=3DSpellE>Hair et al. (2019), os índices CFI, TLI e IFI, considerados índices de ajuste incremental, com valores acima de 0,90 são aceitos como satisfatórios.

Em relação aos índices de ajuste absoluto (RMSEA= e SRMR), os resultados obtidos na pesquisa também foram satisfatórios, uma vez que os valores aceitáveis devem variar entre 0,05 a 0,08. Portanto, conclui= -se que o modelo proposto é ideal.

A verificação das hipóteses de pesquisa foi realizada por meio da análise da magnitude, direção e significância dos coeficientes padronizados estimados = pela Modelagem de Equações Estruturais. Os valores de ajuste sugerem um bom ajus= te para a predição do modelo (Hair et al., = 2019). A Tabela 6 apresenta as hipóteses de pesquisa e as significâncias associada= s.

Tabela 6 Coeficientes padronizados estimados, hipóteses e significâncias

Relação Proposta

Coeficiente Padronizado

p-valor

Suporte da Hipótese

H1: ATT à<= /span> INT

0,79

<0,01

Sim

H2: EASEà<= /span>ATT

0,18

<0,01=

Sim

H3: USE à<= /span> ATT

0,80

<0,01

Sim

H4: EASE à<= /span> USE

0,62

<0,01=

Sim

H5: ST à<= /span> EASE

0,39

<0,01

Sim

H6: CT à<= /span> USE

0,41

<0,01=

Sim

Fonte: Elaborado pelos autores (2025).

Os resultados do te= ste das hipóteses conforme apresentados na Tabela 6, forneceram suporte empírico para todas as 6 hipóteses formuladas para esta pesquisa, sendo que todas as relações foram significativas a um nível de significância de 1% (0,01).

 

5 DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

Após constatada a boa qualidade do modelo, foi possível verificar se as hipóteses de pesquisa eram ou não atendidas. Os resultados do = estudo comprovam um bom ajuste do modelo utilizado; dessa forma, pode-se afirmar <= /span>que o modelo proposto é adequado para avaliar as características que influencia= m a adoção de tecnologias de informação na administração pública.

As hipóteses testadas oferecem uma = boa interpretação sobre quais fatores podem influenciar a aceitação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), bem como a forma como se dá tal influência.  Adiante são discutidos= os resultados encontrados.

A hipótese 1 (H1) afirma que "A Atitude em Relação ao Uso (ATT) afeta significativamente a Intenção Comportamental de Uso (INT) na utilização do Sistema Eletrônico de Informaç= ões (SEI)". Essa hipótese foi confirmada, e a influência identificada é não apenas significativa (valor p < 0,01), mas também forte (coeficiente padronizado de 0,79). Esse resultado indica que a atitude em relação ao uso= é um fator decisivo na formação da intenção de usar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI); em outras palavras, quanto mais positiva for a atitude do usuário em relação ao SEI, mais forte será sua intenção de utilizá-lo. Esses achados estão alinhados= com os resultados de estudos anteriores sobre a aceitação de sistemas, conforme relatado na literatura (Martins; Kellermanns, 2= 004; Yoshino; Ramos, 2015).

A hipótese 2 (H2) afirma que “A Facilidade de Uso Percebida (EASE) afeta significativamente, a Atitude em Relação ao Uso (ATT) na utilização do Sist= ema Eletrônico de Informações”. Ou seja, quanto mais fácil para o usuário for a percepção do uso do SEI, mais positiva será sua atitude em relação à utiliz= ação do mesmo.  Apesar de não possuir uma influência muito forte (coeficiente padronizado de 0,18), esta hipótese tam= bém foi confirmada (valor p < 0,01), sendo essa influência positiva e condiz= ente com os resultados identificados em pesquisas anteriores (Martins; Kellermanns, 2004; Davis; Wong, 2007; Hung; Cho, 2008= ; Yoshino; Ramos, 2015; Vieira; Co= rbin, 2021).

Ou= tra relação suportada foi a da utilidade percebida sobre a atitude em relação ao uso, hipótese 3 (H3) "A Utilidade Percebida (USE) afeta significativam= ente a Atitude em Relação ao Uso (ATT) por parte do usuário, na utilização do Sistema Eletrônico de Informações (SEI)", assim como nos estudos (Mart= ins; Kellermanns, 2004; Davis; Wong, 2007; Hung; Cho, 2008; Yoshino; Ramos, 2015; Vieira; Corbin, 2021), apresentando um efeito positivo direto considerável, com influência identificada forte (com coeficiente padronizado de 0,80), ou seja, quanto maior for a percepção identificada da utilidade do Sistema Eletrônico de Informações (S= EI), por parte dos profissionais, mais positiva= será sua atitude em relação ao uso desse sistema.

Qu= anto ao impacto da Facilidade de uso percebida (EASE) sobre a Utilidade percebida (USE), hipótese 4 (H4) "O construto Facilidade de uso percebida (EASE) afeta significativamente a Utilidade Percebida (USE) na utilização do Siste= ma Eletrônico de Informações (SEI)". Tem-se que tal hipótese foi confirma= da e seu respectivo impacto é positivo, com coeficiente padronizado de 0,62, de forma que, quanto maior a percepção de facilidade do uso do Sistema Eletrôn= ico de Informações (SEI), maior a percepção de utilidade do sistema, o que corr= obora as relações verificadas (Davis; Bagozzi; Warshaw, 1989; Yoshino; R= amos, 2015).

Qu= ando os usuários percebem uma tecnologia como fácil de usar, eles tendem a ter m= ais confiança na sua eficácia e utilidade (Davis; Bagozzi<= /span>; Warshaw, 1989). Isso ocorre porque a percepção = de facilidade pode reduzir as incertezas e preocupações sobre o uso da tecnolo= gia, permitindo que os usuários se concentrem mais na utilidade da tecnologia pa= ra alcançar seus objetivos. Essa relação destaca a importância de projetar sistemas e tecnologias que sejam intuitivos e de fácil manuseio para promov= er sua adoção e eficácia (Yoshino; Ramos, 2015).

A hipótese 5 (H5) afirma que “Supor= te Técnico (ST) afeta significativamente a Facilidade de Uso Percebida (EASE) = na utilização do Sistema Eletrônico de Informações (SEI)”, o que foi confirmado nesta pesquisa, visto que a carga padronizada é estatisticamente diferente = de zero (valor p < 0,01) e igual a 0,39, indicando a relação positiva entre estes dois construtos, ou seja, quanto maior for o suporte técnico no que se refere ao uso do Sistema Eletrônico de Informação (SEI), maior será a perce= pção da facilidade de uso do mesmo, o que vai de acordo com a literatura (Martins; Ke= llermanns, 2004).

Ainda= , Martins e Kellermanns (2004), um bom suporte técnico po= de aumentar a confiança dos usuários na tecnologia. Saber que eles podem obter ajuda quando necessário reduz a ansiedade e o medo de cometer erros, o que pode fazer com que os usuários vejam o sistema como mais fácil de usar. A confiança no suporte técnico pode fazer com que os usuários se sintam mais confortáveis em explo= rar e utilizar o sistema.

A hipótese 6 (H6), que afirma que “A Capacitação/Treinamento (CT) afeta significativamente a Utilidade Percebida (USE) na utilização do Sistema Eletrônico de Informações (SEI)”, também foi suportada. A relação apresentou influência significativa (valor p < 0,01) e positiva (coeficiente padronizado =3D 0,41), indicando que quanto maior a capacitação e o treinam= ento no uso do SEI, maior será a percepção de sua utilidade, em conformidade com= a literatura (Bezerra et al., 2022).

A capacitação e o treinamento ajudam os usuários a se sentirem mais competent= es no uso de novas tecnologias. Esses programas informam os usuários sobre as funcionalidades e recursos disponíveis, permitindo que reconheçam como a tecnologia pode beneficiar suas tarefas diárias e melhorar seu desempenho. = Como resultado, aumenta-se a percepção de utilidade da tecnologia. Portanto, investir em programas de capacitação e treinamento pode aprimorar significativamente a percepção dos usuários sobre a utilidade de uma tecnol= ogia e favorecer sua adoção bem-sucedida (Bezerra et al., 2022).

6 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES

Esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar fatores que influenciam a aceitação do sistema eletrônico de informações (S= EI) na administração pública. Para isso, foi inicialmente, foi construíd= o e validado um modelo para analisar esses fatores à luz do estado da arte sobr= e o tema. Compreender o comportamento dos profissionais da administração pública é essencial para as instituições governamentais, pois permite conquistar a confiança desses profissionais e manter-se atualizadas no contexto administrativo. Isso contribui para a melhoria dos processos de trabalho e = da qualidade das informações. Portanto, os estudos sobre aceitação do uso de sistemas de informações na administração pública são de grande interesse, u= ma vez que estão uma vez que estão diretamente relacionados à disposição dos profissionais em utilizar esses sistemas.

A revisão da literatura sobre o uso de tecnologias e sistemas de informações = em instituições públicas, bem como sobre modelos de aceitação de tecnologia aplicados ao contexto público, permitiu identificar construtos e modelos propostos e testados para compreender os fatores que influenciam a adoção de tecnologias pelos indivíduos.

Ap= ós analisar diversos modelos e teorias, foi proposto um modelo mais abrangente, baseado= no modelo TAM de Davis (1989) e Davis; Bagozzi; Warshaw, (1989), com o objetivo de analisar as relaçõ= es causais entre os construtos listados. O Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM), desenvolvido para avaliar a introdução de novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em ambientes de trabalho, tem sido amplamen= te aplicado em diversas áreas e setores, incluindo estudos na administração pública. Ele oferece uma estrutura teórica robusta focada nos aspectos comportamentais e psicológicos que influenciam a adoção de tecnologias, permitindo a identificação dos fatores que facilitam ou dificultam sua utilização efetiva pelos usuários finais. Davis (1989) e Davis, Bagozzi e Warshaw (1989) desenvolveram o TAM originalmente para explicar a aceitação de tecnologias = em contextos organizacionais. Posteriormente, Venkatesh e Davis (2000) expandiram o modelo, integrando influências sociais e proces= sos cognitivos mais complexos na adoção de tecnologia. Os construtos estudados = na pesquisa foram: Intenção de Uso, Atitude em Relação ao Uso, Utilidade Percebida, Facilidade de Uso Percebida, Suporte Técnico e Capacitação/Treinamento.

Pa= ra o teste do modelo e das hipóteses, o instrumento de pesquisa aplicado contou = com 33 perguntas em relação à dados demográficos e de categorização da amostra,= e 25 itens referentes aos construtos mencionados, sendo escalas já existentes= e testadas em estudos anteriores (Venkatesh et= al., 2003; Venkatesh; Davis, 2000; Davis, 1989; Mart= ins; Kellermanns, 2004; Bezerra et al., 2022). A fo= rmulário do Google Forms online foi distribuída por meio= de links em redes sociais e e-mail, contando, inicialmente, com 1248 responden= tes. O modelo de mensuração ajustado comprovou a validade e confiabilidade dos construtos, apresentando resultados consistentes com estudos anteriores que utilizaram as mesmas escalas.

Os resultados indicaram que o modelo de medição utilizado teve índices de ajus= te que foram aceitos como satisfatórios para os padrões estabelecidos. Isso su= gere que o modelo foi considerado adequado para medir as relações entre as variá= veis observadas (aceitação periférica) e para entender a estrutura subjacente ao fenômeno estudado (modelo estrutural).

A mensuração e validação do modelo de pesquisa foram conduzidas utilizando a técnica de Modelagem de Equações Estruturais (SEM) em dois estágios, confor= me recomendado por Hair (2019). Primeiramente, realizou-se a análise fatorial confirmatória (CFA) para verificar a confiabilidade, unidimensionalidade, validade de face, validade nomológica, validade convergente e validade discrimin= ante das escalas adotadas no modelo proposto. Os resultados indicaram que o mode= lo atendeu aos requisitos mínimos estabelecidos para cada uma dessas medidas.<= o:p>

A aplicação da técnica de modelagem de equações estruturais – SEM para valida= ção das escalas e hipóteses deste estudo permitiu a comprovação do objetivo proposto. Tendo suportando seis das seis hipóteses testadas. assim, o modelo final apresentado resultado na direção das hipóteses formuladas.=

O modelo estrutural atendeu aos critérios de robustez, e as hipóteses = da pesquisa foram confirmadas (Tabela 19), sustentando as relações propostas c= om base na literatura existente (Davis; Bagozzi; <= span class=3DSpellE>Warshaw, 1989; Martins; Kellerma= nns, 2004; Davis; Wong, 2007; Hung; Cho, 2008; Yoshino; Ramos, 2015; Vieira; Corbin, 2021; Bezerra e= t al., 2022).

A pesquisa confirmou que a atitude = em relação ao uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é um influenciador significativo na intenção de uso. Quanto mais positiva a atitude do usuário= em relação ao SEI, mais forte será sua intenção de usá-lo. Esse resultado está alinhado com diversos estudos sobre aceitação de sistemas. Além disso, a facilidade de uso percebida também afeta positivamente a atitude em relação= ao uso do SEI. Embora essa influência seja moderada, ela é consistente com pesquisas anteriores, indicando que quanto mais fácil o usuário perceber o = uso do sistema, mais positiva será sua atitude em relação a ele.

A utilidade percebida do SEI tem um impacto considerável na atitude em relação ao uso, confirmando que quanto m= aior a percepção de utilidade do sistema, mais positiva será a atitude dos profissionais em relação ao seu uso. Esse achado é coerente com estudos anteriores que mostram a importância da utilidade percebida na aceitação de sistemas.

A facilidade de uso percebida também influencia positivamente a percepção de utilidade do SEI. Isso significa qu= e, quanto mais fácil for o uso do sistema, maior será a percepção de sua utili= dade pelos usuários, o que corrobora as relações verificadas na literatura.=

As variáveis externas adicionadas ao modelo TAM confirmaram suas relações de maneira significativa. A relação en= tre o Suporte Técnico (ST) e a Facilidade de Uso Percebida (EASE) foi corrobora= da, indicando que uma maior disponibilidade de suporte técnico aumenta a percep= ção de facilidade de uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Da mesma forma, a relação entre a Capacitação/Treinamento (CT) oferecida e a Utilida= de Percebida (USE) também se mostrou positiva, demonstrando que um maior nível= de treinamento resulta em uma percepção mais favorável da utilidade do sistema.

Em conclusão, profissionais que dispõem de supo= rte técnico adequado e de treinamento eficiente tendem a desenvolver uma intenç= ão mais positiva em relação ao uso do SEI. Esses fatores contribuem para a ado= ção bem-sucedida do sistema, promovendo maior eficiência e eficácia na administração pública.

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Elementos determinantes da efetividade do sistema eletrônico de informações no setor público

Diego de Oliveira= da Cunha; Josir Simeone Gomes; Sylvio Augusto De M= attos Cruz

 

IS= SN 2237-4558    Navus    <= /span>Florianópolis    SC    <= /span>v. 16 • p. 01-7<= /span>jan./dez. 2025

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                  =                                                                           <= /span>       

 

ISSN 2237-4558    Navus  • &n= bsp;Florianópolis  •  SC    v.9    n.2    <= /span>p. XX-XX    abr./jun. 2019

 

 

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