Auditoria da gestão da inovação no setor bancário: o caso do Banese

Autores

  • Joaquim Braga Junior Universidade Federal de Sergipe
  • Carlos Alberto da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Débora Eleonora Pereira da Silva Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2015.v5n1.p06-21.190

Palavras-chave:

Inovação. Gestão. Auditoria.

Resumo

A gestão da inovação tem assumido papel importante no contexto empresarial atual como forma de obtenção de lucros, eficiência nos processos e flexibilidade estrutural, aspectos importantes para a competitividade e consolidação da organização no mercado. A intenção deste estudo teórico-empírico é analisar o processo de gestão da inovação nas instituições bancárias, tomando-se para estudo o Banco do Estado de Sergipe (Banese) e utilizando-se como ferramenta de análise uma auditoria interna da inovação, consoante modelo proposto por Tidd, Bessant e Pavitt (2008), que se baseia em cinco dimensões: estratégia, processos, organização inovadora, relacionamentos e aprendizagem, sendo o resultado apresentado sob a forma de gráfico radar. Após aplicação de questionários aos gestores dos departamentos do Banese envolvidos com inovação, foram analisadas as respostas, por meio das dimensões do modelo, atribuídos conceitos e identificadas fragilidades, que implicaram sugestões de melhoria, importante contribuição desta pesquisa. Como resultado, verificou-se a carência na disseminação da cultura da inovação com foco no cliente e na competitividade, necessidade de convergência das ações de inovação com o plano estratégico da empresa e de mensuração dos resultados dos projetos inovadores, que devem ser priorizados, com interação entre as unidades departamentais e com os agentes externos de fomento à inovação.

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Biografia do Autor

Joaquim Braga Junior, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Administração pela Universidade Tiradentes. E mestrado em Desenvolvimento Regional e Gestão de Empreendimentos Locais pela Universidade Federal de Sergipe.

Carlos Alberto da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em Bacharel em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (1985), Mestre em Economia Industrial pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Pesquisador do Núcleo de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Sergipe (NUPEC/UFS). Colaborador do Centro de Inovação e Transferência de Tecnologia (CINTEC/UFS). Acumulou experiência, lecionando para alunos de economia e engenharia, nas áreas de economia matemática e estatística, organização industrial, teoria microeconômica, econometria, e em engenharia da organização com foco na gestão da Inovação Tecnológica, em empreendedorismo inovador, propriedade intelectual, análise setorial e prospecção de mercado. Atualmente é professor da Unidade Acadêmica de Economia da Universidade Federal de Campina Grande.

Débora Eleonora Pereira da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso (1987), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1993) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Atualmente é professor mestrado em administração da Universidade Federal de Sergipe, membro de conselho ntu/ccsa da Universidade Federal de Sergipe, membro do conselho de dad da Universidade Federal de Sergipe, membro titular do comitê proex-ufs da Universidade Federal de Sergipe, diretora do centro ciências sociais aplicado da Universidade Federal de Sergipe, membro de comissão da Universidade Federal de Sergipe, professor associado da Universidade Federal de Sergipe, representante de centro da Universidade Federal de Sergipe, membro de comitê pet da Universidade Federal de Sergipe e membro do conselho de ccsa da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: serviços, renda irlandesa, marketing, qualidade e responsabilidade social corporativa.

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Publicado

2014-12-26

Edição

Seção

Artigos