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Aplicação do business intelligence e de ferramentas da qualidade na logística de uma indústria de acumuladores elétricos

Appli= cation of business intelligence and quality tools in the logistics of an electric accumulator industry

Claunylson Henr Levi Alves da Silva

https://orcid.org/0009-0007-2780-4067  

Graduado em Administração. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Brasil. = claunylson.hen= rs@ufpe.br

Anderson Tiago Peixoto Gonçalv= es

https://orcid.org/0000-0002-7338-2180 <= /span> 

Doutor em Administração. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Brasil. = adm.andersonti= ago@gmail.com

Marcos Luiz Lins Filho

https://orcid.org/0000-0002-9307-2964 <= /span> 

Doutor em Administração. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Brasil. <= /span>

marcos.lins@uf= jf.br

Jeferson Mendonça Pereira Filh= o

https://orcid.org/0000-0002-3734-8831 <= /span> 

Mestre em Gestão, Inovação e Consumo. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Brasil. jefersonmpfilh= o@gmail.com

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RESUMO

Este estudo tem como objetivo aplicar o business intelligence e ferrament= as da qualidade na busca por melhorias na atividade logística de movimentação = de materiais de uma indústria de acumuladores elétricos. Trata-se de uma pesquisa aplicada, descritiva, exploratória e qualitativa, sob o formato de estudo de caso. Foram utilizad= os como instrumento de coleta de dados a entrevista não-estruturada, a pesquisa documental na base de dados da empresa, bem como a técnica de observação pa= rticipante. No tratamento e análise dos dados utilizou-se a ferramenta Power Query e os= componentes de visualização do Microsoft Power BI Desktop, além de ferramentas da quali= dade, como a estratificação, gráfico de Pareto, diagrama de Ishikawa, 5W2H= e Brainstorming. O estudo permitiu identificar e analisar o principal problema referente à atividade de movimentação de materiais, ou s= eja, as avarias em equipamentos de movimentação, bem como as causas dos tipos de avarias mais representativos, e, por fim, propor um plano de ação, possibilitando oportunidades de melhorias para a empresa.  

Palavras-chave: logística; movimentação de materiais; business intelligence; ferramentas da qualidade.=

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ABSTRACT

This study aims to apply business intellig= ence and quality tools to enhance the logistics activities related to material movement in an electric accumulator industry. This is an applied, descripti= ve, exploratory and qualitative research, in the form of a case study. Unstruct= ured interviews, documentary research in the company's database, and the partici= pant observation technique were used as data collection instruments. For data processing and analysis, the Power Query tool and Microsoft Power BI Desktop visualization components were used, along with quality tools such as stratification, Pareto chart, Ishikawa diagram, 5W2H, and Brainstorming. The study allowed the identification and analysis of the main problem relating = to material handling activities, that is, damage to handling equipment, as wel= l as the causes of the most representative types of damage. Finally, it proposed= an action plan, enabling improvement opportunities for the company.

Keywords: logistics; material handling; business intellige= nce; quality tools.

 

Recebido em 05/02/2024.  Aprovado em 17/06/2024. Avaliado pelo s= istema double blind peer review. Publi= cado conforme normas da ABNT.

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1 INTRODUÇÃO

 

A Logística desempenha um papel estratégi= co na elevação da competitividade de uma empresa, uma vez que é responsável por grande parte das operações que influenciam na tomada de decisão de cunho estratégico (Almeida et al., 2022). Ela é responsável por planejar e controlar os fluxos internos e externos de movimentação de materiais, desde= um ponto inicial até um ponto final de destino (Ballou, 2006; Porto; Figueired= o, 2018). Além disso, garante que os insumos produtivos, os produtos semiacaba= dos e acabados sejam movimentados, armazenados e entregues onde são necessários= , na quantidade correta e no momento certo (Faravim, 2008). Assim, a Logística n= ão se restringe apenas ao transporte, pois envolve atividades de suprimento, distribuição, armazenagem e movimentação de materiais (Ballou, 2006; Faravi= m, 2008). Sendo esta última, o foco do presente estudo.

A movimentação de materiais é uma ativida= de indispensável para qualquer sistema de produção e visa não somente o abastecimento das seções produtivas, mas também a garantia da sequência do próprio processo de produção entre as diversas seções envolvidas (Chiavenat= o, 2005). Para este autor, quando bem-administrada, a movimentação de materiais pode trazer grandes economias para a empresa e um excelente resultado para a produção, as suas principais finalidades são: aumentar a capacidade produti= va da empresa, melhorar as condições de trabalho e reduzir os custos de produç= ão.

A movimentação de materiais é responsável= por garantir que os materiais sejam transportados e estocados durante todo o ci= clo produtivo, com o máximo de eficiência possível no ambiente interno das empresas. A referida atividade garante que os materiais estejam nos locais apropriados, no momento e na quantidade ideais (Ballou, 2006).

Segundo Chiavenato (2005) e Dias (2010), = para que um sistema de movimentação de materiais seja eficiente, toma-se imprescindível a adoção de certos princípios básicos, quais sejam: obediênc= ia ao fluxo de operações; mínima distância; mínima manipulação; segurança e satisfação; padronização; flexibilidade; máxima utilização do equipamento; máxima utilização da gravidade; máxima utilização do espaço disponível; mét= odo alternativo de movimentação em caso de falha do meio principal; e menor cus= to total.

Contudo, uma gestão eficiente da Logístic= a e de suas atividades requer que as tomadas de decisão sejam assertivas e rápi= das. Para tanto, exige-se que inúmeros dados e informações sejam agregados, analisados e transformados em conhecimento (Cordeiro Júnior et al., 2022). Ter informações e saber utilizá-las a seu favor, por sua vez, torna-= se um fator vital dentro das organizações, uma vez que elas servem de suporte = para a tomada de decisão, o que pode determinar o sucesso ou fracasso no alcance= de seus objetivos (Ramos; Yamaguchi; Costa, 2020).

Desta forma, reconhecendo-se a importânci= a da informação e que uma empresa não funciona sem ela, é importante ressaltar q= ue em um universo de dados, nem tudo irá servir, assim, é essencial que se uti= lize esse recurso filtrando-os de acordo com a sua aplicabilidade (Conboy et = al. 2020; Nogueira, 2021). Analisar os dados e realizar o tratamento de informa= ções com maior eficiência, requer o uso de ferramentas mais sofisticadas, como a= s de Business Intelligence (BI), que permitem que uma grande quantidade d= e dados seja agregada e analisada, de modo que se tenha informações concretas, com = uma fácil visualização, que proporcione ao visualizador ou tomador de decisão a definição de estratégias com foco na competitividade de maneira mais simplificada (Cordeiro Júnior et al., 2022).

Para Brito et al. (2019), o BI proporciona vantagens competitivas para a empresa e age como uma integração= do negócio, do gerenciamento e da tecnologia da informação, dando mais velocid= ade e qualidade à tomada de decisão, além de fornecer uma visão mais ampla e organizada dos dados e facilitar o fluxo de informações. Logo, a utilização= de ferramentas de BI na gestão da atividade logística de movimentação de mater= iais pode ser útil para garantir que os gestores analisem como ela está sendo executada, para que sejam encontradas possibilidades de melhorias (Nogueira, 2021).

Conforme Nascimento et al. (2024), é de suma importância que as empresas façam uso = de ferramentas de análise de dados, como as do BI, visando o desenvolvimento de estratégias de gestão logística mais eficientes. Para estes autores, o BI é utilizado na Logística para coleta e análise de dados em tempo real, fornec= endo informações úteis para a tomada de decisões mais precisas.

No entanto, apesar das ferramentas de BI ajudarem na gestão e na tomada de decisão, para que melhorias sejam atingid= as, também se faz necessária a aplicação de ferramentas da qualidade, tendo em vista que estas podem possibilita= r a identificação de problemas, soluções e oportunidades de melhorias (Daniel; = Murback, 2014; Cordeiro Júnior et al., 2022). Para Oliveira et al. (2011), as ferramentas da qualid= ade podem servir como instrumentos para o desenvolvimento, medição, análise e melhoria dos processos. Assim, podem ajudar as empresas a controlarem os se= us processos e a melhorá-los continuamente, o que pode acarretar melhorias organizacionais e no aumento de competitividade. <= /p>

Diante do exposto, definiu-se a seguinte pergunta norteadora para este estudo: Como o BI e ferramentas da qualidade = podem auxiliar na busca por melhorias na atividade logística de movimentação de materiais de uma indústria de acumuladores elétricos? Assim, o seu objetivo geral é aplicar o BI e ferramentas da qualidade na busca por melhorias na a= tividade logística de movimentação de materiais de uma indústria de acumuladores elétricos. Para tanto, buscou-se identificar o principal problema na ativid= ade de movimentação de materiais da empresa; estruturar os dados referentes a e= le, utilizando conjuntamente ferramentas de BI e da qualidade; analisar as caus= as do problema; e elaborar um plano de ação com oportunidades de melhoria para= a atividade de movimentação de materiais.

Durante décadas, os estudos sobre a Logís= tica Empresarial focaram os seus esforços, principalmente, em atividades da Logística externa (Custodio; Machado, 2020; Bernardo; Sousa; Gonçalves, 202= 2). Contudo, nos últimos anos, pesquisadores vem buscando se aprofundar em estu= dos sobre a Logística interna, uma vez que essa frente, comprovadamente, influe= ncia a produtividade e a melhoria de processos, como visto no trabalho de Fabri = et al. (2022). Outrossim, alguns e= studos atuais têm buscado compreender como a utilização de ferramentas inteligentes pode contribuir para a melhoria da movimentação e manuseio de materiais (Di= sconzi; Saurin, 2022; Ransolin, et al., 2024).

Na literatura da área de Logística podem = ser encontrados diversos estudos que abordam o uso de ferramentas de BI, assim = como na de ciência de dados, sistemas de informação, agronegócio, gestão estratégica, dentre outras (Lima; Boscarioli, 2012; Cunha; Paula, 2019; Cer= queira, 2021; Nogueira, 2021; Cordeiro Júnior et al., 2022; Santos Junior, 2= 022; Ribeiro, 2022). Nogueira (2021), por exemplo, abordou em seu estudo a aplic= ação do BI como um método de suporte à tomada de decisões estratégicas na gestão logística de um centro de distribuição, investigando como o seu uso pode melhorar o controle de estoque. Já Santos Junior (2022), aplicou o BI na prática sustentável de Logística Reversa, o seu estudo trata-se da aplicaçã= o de uma ferramenta de BI e de um método multicritério de apoio à tomada de deci= são na Logística Reversa de Big Bag, visando elaborar um relatório interativo para a escolha da melhor alternativa de fornecedor de serviços. =

Contudo, não há estudos recentes que trag= am a aplicação simultânea de BI e ferramentas da qualidade na Logística. Assim, o presente estudo traz como diferencial, em relação aos trabalhos anteriormen= te citados, a aplicação integrada do BI e de ferramentas da qualidade na busca pela obtenção de melhorias na atividade logística de movimentação de materi= ais de uma empresa, contribuindo para cobrir uma lacuna teórica existente na literatura, e podendo servir como um referencial de consulta para futuras pesquisas nas áreas da Logística, Gestão da Qualidade e Business Intelligence. Para a empresa onde o estudo foi realiza= do, a contribuição prática encontra-se no fato de auxiliá-la, por meio da aplic= ação do BI e de ferramentas da qualidade, na busca por melhorias no gerenciament= o e na execução de uma das atividades da sua Logística interna, com a estrutura= ção de dados, identificação e análise de problemas, buscando o seu tratamento.

 

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA= =

 

                  A fundamentação teórica = do presente estudo é sustentada pelos construtos teóricos que nortearam a sua construção. Assim, esta seção foi dividida em três tópicos de discussão: movimentação de materiais, Business Intelligence e ferramentas da qualidade= .

 

2.1 Movimentação de materiais

 

Os estudos sobre a Logística Empresarial a subdividem em Logística externa e interna (Bernardo; Sousa; Gonçalves, 2022= ). A Logística externa executa as atividades de transporte, armazenamento e entr= ega de mercadorias a clientes ou outras empresas. Por outro lado, a Logística interna é aquela que desenvolve as operações de apoio e de movimentação de materiais que ocorrem dentro de uma organização (Fabri et al., 2022).

Somado a essa categorização, para Ballou (2006), as atividades logísticas podem ser divididas em primárias e de supo= rte (Figura 1). As primárias são formadas por transportes, manutenção de estoques e processamento de pedido, que juntas são responsáveis pelo alcance dos objet= ivos logísticos referentes a custo e nível de serviço, além disso, representam a maior parte dos custos logísticos.

Conforme Ballou (2006), transporte, manutenção de estoques e processamento de pedidos representam atividades críticas para o sucesso da logística, porém não são as únicas que compõem o= seu escopo. Há, ainda, as atividades que dão suporte para as primárias, que são: armazenagem; movimentação ou manuseio de materiais; embalagem de proteção; obtenção; programação de produtos; e manutenção de informação.

 SEQ Figura \* ARABIC 1

Fonte: Ballou (1993, p. 26).

 

A movimentação ou manuseio de materiais, = foco do presente estudo, é uma atividade identificada como parte da Logística interna de uma organização, sendo responsável por transportar internamente pequenas quantidades de insumos ou produtos semiacabados ou acabados em distâncias relativamente menores do que a realizada pela logística externa = (Ballou, 2006). Para Chiavenato (1991, p. 144), a movimentação de materiais pode ser definida como “uma atividade indispensável a qualquer sistema de produção, = que visa não somente o abastecimento das seções produtivas, mas também a garant= ia da sequência do próprio processo de produção entre as diversas seções envolvidas”.

Baldesin, Guimarães e Almeida Neto (2014) ressaltam que a referida atividade deve ter como objetivo a eficiência nos = seus processos, garantindo que haja o enxugamento no número de movimentações e a garantia da entrega nos locais apropriados de trabalho ou nos centros de produção, de modo a evitar congestionamentos, atraso e manuseios desnecessários. Ballou (2006) e Cambi et al. (2019) reforçam que como essa atividade é constante e repetitiva, se torna essencial que os seus processos sejam realizados da melhor forma possível, porque pequenas falhas podem acarretar grandes custos.

Além da preocupação com a redução de cust= os, Cambi et al. (2019) argumentam que a movimentação de materiais deve buscar a eficiência e a segurança na execução da atividade, e transporte em tempo hábil com a quantidade exata para o local desejado. De acordo com est= es autores, a atividade de movimentação de materiais deve acontecer perfeitame= nte, evitando-se falhas e prejuízos que possam aumentar os custos e impactar diretamente no preço final do produto.

Para a realização da movimentação de materiais da melhor forma possível, é necessário o uso de determinados equipamentos (Ballou, 2006). Os equipamentos de movimentação, segundo Balde= sin, Guimarães e Almeida Neto (2014, p. 3), “agilizam o fluxo de materiais dentr= o do armazém e garantem maior segurança ao operador que transporta a carga, bem = como reduzem os danos sofridos pela carga”.

Segundo Ballou (2006), há uma grande variedade de equipamentos de movimentação para as atividades de carga e descarga, separação de pedidos e movimentação das mercadorias. Esses equipamentos, conforme este autor, servem para o manuseio e transporte de materiais das mais diversas formas, tamanhos, volumes e pesos. Alguns exemp= los desses equipamentos, citados por Ballou (2006), são as paleteiras, empilhadeiras convencionais, rebocadores e empilhadeiras trilaterais e laterais.

Silva et al. (2012) também ressalt= am a existência de diversos tipos de equipamentos de movimentação que podem aten= der aos diferentes tipos de necessidades, variando desde a necessidade de movimentar grandes volumes até a movimentação de pequenos volumes. Dentre o= s equipamentos citados por Silva et al. (2012) estão: carrinhos hidráulicos, empilhadeira manual, empilhadeira frontal, empilhadeira frontal com contrap= eso, empilhadeira elétrica com patola, empilhadeira pantográfica, empilhadeira selecionadora de pedidos, dentre outras. Para Ballou (2006), há três catego= rias de equipamentos de movimentação, que estão descritas no Quadro 1.

 

TIPO

DESCRIÇÃO

EXEMPLOS

Fonte: Elaboração própria (2023).

 

Rezende (2005), Ballou (2006), e Silva et al. (2012) apresentam as empilhadeiras como sendo as mais utilizadas e escolhidas, devido ao fato de possuírem maior rapidez e capacidade de manus= eio. Para Ballou (2006), as empilhadeiras são as mais utilizadas pelo fato de permitirem o empilhamento de cargas elevadas em grandes alturas e movimenta= ções de cargas de tamanho substancial dos mais variados pesos. Segundo o autor, = esse item não parece destinado a tornar-se obsoleto e nem a exigir modificações dispendiosas à medida que as necessidades de armazenamento vão sendo altera= das.

 

2.2 Business Intelligence

 

Com o avanço das tecnologias da informaçã= o e comunicação, surgem novas possibilidades para aprimorar a gestão das ativid= ades logísticas, como a aplicação do BI. As suas ferramentas podem permitir que = as empresas tenham uma visão mais clara dos processos logísticos e tomem decis= ões mais precisas (Nascimento et al= ., 2024).

Nos últimos anos, as empresas têm buscado= por novas tecnologias que usem os dados como base, devido ao fato das organizaç= ões passarem a enxergar nestes uma fonte importante de competitividade, pois, quando tratados, tendem a fornecer poderosos insights que podem ajud= ar em uma tomada de decisão mais eficiente e eficaz (Ain et al., 2019; Mikalef e= t al., 2020). No entanto, os dados sem nenhum tratamento não serviriam para as org= anizações utilizarem a seu favor. Assim, a partir da necessidade de analisá-los surge= a demanda por ferramentas/softwares que possibilitem o seu tratamento e os transformem em informações e conhecimento úteis para os executivos e os tomadores de decisão (Davenport, 2006; Cerque= ira, 2021; Cordeiro Júnior et al., 2022). Algumas destas são conhecidas c= omo ferramentas de Inteligência de Negócios ou Business Intelligence (BI= ), que têm como objetivo transformar dados em conhecimento, que servirão como = base para a tomada de decisão (Reis; Angeloni, 2006; Cordeiro Júnior et al., 2022).

Para Davenport (2006), o termo BI engloba uma vasta gama de processos e softwares que objetivam a coleta, a gestão e a divulgaçã= o de dados para que a tomada de decisão seja mais assertiva. Segundo este autor,= as ferramentas de BI possibilitam extrair, transformar e carregar dados para q= ue, posteriormente, sejam realizadas análises em relatórios e dashboards= .

Conforme Inmon e Nesavich (2007), o BI po= de ser definido como um processo que dá sentido aos números, dados e fatos, que compõem os sistemas utilizados nas organizações, e que possibilita a geraçã= o de informações úteis, de fácil divulgação e apresentação. Estes autores complementam ainda que o BI detém uma ampla gama de ferramentas que s= ão capazes de capturar as informações, analisá-las e apresentá-las de diversas maneiras através de visualizações gráficas.

Wixom e Watson (2010, p. 14) definiram o BI como “um termo abrangente comumente utilizado para descrever as tecnologias, aplicativos e processos que objetivam coletar, armazenar, aces= sar e analisar dados para ajudar os usuários a tomarem melhores decisões”. Wied= er, Ossimitz e Chamoni (2012, p. 7), por sua vez, definiram o BI como um “proce= sso analítico que transforma dados fragmentados de empresas e mercados em informações orientadas para a ação ou conhecimento dos objetivos, oportunid= ades e posições de uma organização”, e as ferramentas de BI como “os softwares que são projetados e implementados para apoiar esse processo analítico”.           

Para Bentley (2017, p. 1), as ferramentas= de BI servem como “um conjunto de técnicas e ferramentas para coleta e transformação de dados brutos em informações significativas e úteis para análises de negócios”. Este autor ainda complementa que as ferramentas de BI fornecem informações mais simples, claras e diretas que trazem maior eficiê= ncia na análise e maior seguridade ao processo decisório.

Portanto, o termo BI remete à aplicação de um conjunto de soluções tecnológicas para coleta, transformação, análise e distribuição de dados, para em seguida transformá-los em informações que auxiliarão na tomada de decisão, seja ela estratégica ou não (Brito et al., 2019; Santos Junior, 2022). Os seus benefícios incentivam as empresas a procurarem ferramentas para tratar dados e extrair conhecimentos= que possam auxiliá-las nas decisões, tanto de cunho operacional como nas gerenc= iais e estratégicas (Nogueira, 2021).

Há diversas ferramentas de BI no mercado, algumas delas estão dispostas no Quadro 2. Para a utilização destes softwares são necessárias fontes de dados que podem ser coletados das mais diversas formas, por meio de: planil= has eletrônicas, banco de dados, páginas web, arquivos de texto, Google Drive= , OneDrive, Sharepoint, etc. (Silva Júnior;= Silva, 2021).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Elaboraç= ão própria (2023).

 

Apesar de haver no mercado uma variedade = de ferramentas de BI, Silva Júnior e Silva (2021, p. 6) argumentam que “a esco= lha da ferramenta a ser utilizada deve levar em consideração diversos aspectos, como: custo, limitações tecnológicas, conhecimento técnico da equipe, tempo= de implantação, capacidade de manutenção e suporte, dentre muitas outras.”  =

Além da visualização de dados por meio de técnicas e ferramentas de BI, há as ferramentas da qualidade que podem auxiliar os processos decisórios ao traz= er informações que agregam conhecimento e valor ao negócio, apoiando a resoluç= ão de problemas e melhorando a produtividade (Cordeiro Júnior et al., 2022).

 

2.3 Ferramentas da qualidade

 

Segundo Daniel e Murback (2014), as ferramentas da qualidade possibilitam a identificação de diversos tipos de problemas organizacionais e de suas causas, bem como a busca por soluções. Mello et al. (2017) afirmam que elas são frequentemente utilizadas p= elas empresas na busca pela solução de problemas, dado que oferecem facilidade de aplicação e efetividade. Coelho, Silva e Maniçoba (2016) argumentam que as ferramentas da qualidade têm diversas aplicações, podendo ser usadas em empresas de todos os portes, desde que haja pessoas capacitadas para analis= ar criticamente os resultados obtidos.

As ferramentas da qualidade são técnicas utilizadas para definir, medir, analisar e propor soluções para problemas q= ue interferem no desempenho das organizações; envolvem uma ampla abordagem de análise e podem ser utilizadas isoladamente ou em combinação; incluem o mapeamento de fluxos, a avaliação de riscos de processos, a busca pelas cau= sas raízes de um problema e o desenho de intervenções focadas na melhoria contí= nua ou na minimização de danos de problemas estabelecidos (Reis et al., 2023). Embora haja uma var= iedade de ferramentas da qualidade, neste estudo foram utilizadas apenas cinco del= as: a estratificação, o gráfico de Pareto, o diagrama de Ishikawa, o método 5W2= H e a técnica de Brainstorming, as quais foram selecionadas por se adequarem ao objetivo proposto no estudo, bem como à aplicação conjunta com o BI.

Segundo Mariani (2005), a estratificação = pode ser compreendida como uma técnica em que há a divisão de um problema em par= tes menores, que facilita a investigação e análise para a busca da solução. Carpinetti (2012, p. 77) argumenta que a estratificação é uma técnica que “consiste na divisão de um grupo em diversos subgrupos com base em características distintivas ou de estratificação”.

O gráfico de Pareto ou diagrama de Pareto= foi criado pelo engenheiro e economista italiano Vilfredo Pareto, que realizou estudos e desenvolveu métodos estatísticos para descrever a distribuição desigual de riqueza em seu país (Daniel; Murback, 2014; Coelho; Silva; Mani= çoba, 2016). Baseando-se na distribuição de riqueza, Pareto constatou que apenas = 20% da população possuía a maior parte da riqueza, e a partir daí fez uma demonstração dessa distribuição graficamente em uma curva cumulativa que fi= cou conhecida como curva de Pareto (Coelho; Silva; Maniçoba, 2016).<= /span>

Segundo Daniel e Murback (2014, p. 22), o gráfico de Pareto “é um diagrama que apresenta os itens e a classe na ordem= dos números de ocorrências, apresentando a soma total acumulada, permitindo a visualização de diversos problemas e auxiliando na determinação da sua prioridade”. Coelho, Silva e Maniçoba (2016, p. 35) definiram o gráfico de Pareto como “um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências= , da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas”.

O diagrama de Ishikawa ou diagrama de cau= sa e efeito ou espinha de peixe foi desenvolvido pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa. Segundo Trivellato (2010), o diagrama permite que as informações relacionadas a um problema sejam organizadas de tal modo que haja uma facilitação na identificação das possíveis causas. Para Daniel e Murback (2= 014, p. 25), o diagrama de Ishikawa é uma “representação gráfica que permite organizar informações para identificar as possíveis causas e efeitos de um problema, mostrando a relação entre o efeito e as causas que possam estar contribuindo para que ele ocorra”. Para facilitar a sua aplicação, a ferram= enta apresenta seis fatores que podem ser geradores de um problema/efeito, os 6M= ’s: mão de obra, meio ambiente, medida, máquina, matéria prima e método (Trivel= lato, 2010; Mello et al. 2017).

O método 5W2H ou plano de ação, como é popularmente conhecido, consiste em uma ferramenta que permite identificar e orientar as diversas ações a serem implementadas para solução de um problem= a ou para o aproveitamento de uma oportunidade (Daniel; Murback, 2014; Mello = et al., 2017). Segundo Mello et al. (2017), ao identificar e orient= ar as ações para atingir determinado objetivo, o 5W2H permite a determinação de prazos, custos e responsabilidades.

Já a técnica de Brainstorming ou tempestade de ideias serve para auxiliar um gr= upo de pessoas a produzirem o maior número de ideias sobre um determinado tema,= em um espaço de tempo curto. Ela propõe a livre expressão dos participantes, s= em que as suas ideias sejam criticadas, para que não haja o bloqueio de novas ideias (Trivellato, 2010).

As ferramentas da qualidade apresentadas podem ser aplicadas nas diversas áreas de uma empresa, o seu uso pode possibilitar que problemas e suas causas raízes possam ser identificados, analisados, tratados e solucionados (Daniel; Murback, 2014).

 

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS<= /span>=

 

                  Nesta seção apresenta-se= os procedimentos metodológicos adotados no presente estudo. Inicialmente, a pesquisa é classificada quanto a sua natureza, aos seus objetivos, a sua abordagem e aos seus procedimentos técnicos. Em seguida, apresenta-se brevemente a empresa onde foi realizado o estudo e os participantes da pesquisa, bem como as técnicas utilizadas na coleta, tratamento e análise de dados.

 

3.1 Caracterização da pesquisa=

 

Esta pesquisa pode ser caracterizada como sendo de natureza aplicada, a qual, segundo Silva e Menezes (2005, p. 20), objetiva “a geração de conhecimentos para a aplicação prática e dirigidos à solução de problemas específicos”. Para Vergara (1998, p. 45), a pesquisa aplicada “é motivada pela necessidade de resolver problemas concretos e pela curiosidade intelectual do pesquisador”.

A pesquisa também se enquadra como descritiva, em que o pesquisador buscou registrar e descrever os fatos observados, e exploratória, por proporcionar maior familiaridade com o tema, além de fazer uso de entrevistas com pessoas com experiência prática. Segun= do Prodanov e Freitas (2013, p. 52), a principal finalidade de uma pesquisa descritiva “é descrever as características de determinada população ou fenô= meno ou o estabelecimento de relação entre as variáveis”. Já uma pesquisa exploratória, segundo Silva e Menezes (2005), tem como objetivo proporcionar uma maior familiaridade com o problema, através da realização de entrevistas com pessoas que tiveram experiência práticas com o problema pesquisado, e de levantamentos bibliográficos.

Quanto à abordagem, se trata de uma pesqu= isa qualitativa, uma vez que tem o ambiente como fonte direta dos dados e por estudar um fenômeno através da perspectiva do pesquisador (Vergara, 1998; P= rodanov; Freitas, 2013). Segundo Prodanov e Freitas (2013), este tipo de pesquisa não utiliza dados estatísticos como o centro do processo de análise, não requer= endo métodos e técnicas estatísticas.

Já em relação ao procedimento técnico, trata-se de um estudo de caso, o qual, segundo Yin (2001, p. 20), consiste = em “uma investigação empírica que investiga um fenômeno contemporâneo dentro de seu contexto da vida real, especialmente quando os limites entre o fenômeno e o contexto não estão claramente definidos”. 

 

3.2 Ambiente e sujeitos da pesquisa

 

A unidade de análise do estudo de caso foi uma empresa fabricante de baterias localizada no Município de Belo Jardim, = na Região Agreste do Estado de Pernambuco, situada a 180 quilômetros da capital Recife. A empresa possui sete plantas industriais, sendo fornecedora de acumuladores de energia para metade dos carros fabricados no Brasil, além d= e atender mercados nacionais e internacionais através de uma rede de distribuição pró= pria com mais de 80 pontos no Brasil e em outros países da América do Sul. Além disso, atende o mercado de baterias industriais tracionárias e estacionária= s.

A escolha da empresa se deu, principalmen= te, pelo fato do pesquisador ser parte integrante da equipe de Logística Indust= rial da empresa e pelo fato desta área desempenhar papel importante no apoio a t= oda produção. Destaca-se que a empresa consentiu, por meio de termo de compromi= sso e aceite, a realização da pesquisa, desde que o pesquisador preservasse a ética, permitindo acesso aos dados necessários, sem qualquer incentivo financeiro ou qualquer ônus, com a finalidade exclusiva de colaborar para o= seu desenvolvimento.

Os sujeitos desta pesquisa foram dois gestores do setor de Logística Industrial da empresa, sendo um Coordenador = de Logística e um Supervisor de movimentação e armazenagem; dois líderes de movimentação, responsáveis por liderar e orientar os operadores dos equipamentos de movimentação; e um representante da equipe de manutenção dos equipamentos. Estes participantes foram escolhidos devido a sua familiaridade com a ativi= dade de movimentação de materiais e com os equipamentos de movimentação, e devid= o ao seu vasto conhecimento.

 

3.3 Coleta de dados

 

Inicialmente, foi realizada uma entrevista não-estruturada com o Coordenador e o Supervisor para entender o funcioname= nto da atividade de movimentação de materiais e os seus principais gargalos. A entrevista não-estruturada não requer um padrão a ser seguido, tal qual um roteiro, possibilitando questionamentos mais amplos em relação a um tema ou problema (Silva; Menezes, 2005).

Também foi utilizada a pesquisa documenta= l, cuja fonte de coleta de dados está restrita a documentos, escritos ou não, constituindo o que se denomina de fontes primárias. Portanto, a pesquisa documental vale-se de materiais que não receberam ainda um tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetivos da pesquisa (MarconI; Lakatos, 2003; Silva; Menezes, 2005; Gil, 2008).

Assim, a pesquisa documental consistiu na coleta na base de dados das ordens de serviços de manutenção dos equipament= os de movimentação, que é mantida em planilha do Excel pela empresa objeto do estudo. Foram coletados os dados referentes ao período de um ano, de dezemb= ro de 2021 até dezembro de 2022. Nesta base de dados, são mantidas informações como o número da ordem de serviço, equipamento avariado, quantidade de avar= ias registradas, data da quebra, setor onde se originou a quebra, dentre outras= . A planilha é atualizada frequentemente pelos colaboradores do setor de Logíst= ica Industrial, que são responsáveis pela liberação e pagamento dos serviços prestados.

Por fim, em complemento, foi utilizada a técnica de observação participante, na qual o pesquisador está engajado ou = se engaja no ambiente em que está realizando a pesquisa, podendo atuar ou não = na situação (Vergara, 1998). Posto isso, a referida técnica foi escolhida tend= o em vista que o pesquisador também faz parte da equipe de Logística Industrial e atua, principalmente, na gestão da frota de equipamentos de movimentação da empresa, o qual pôde fornecer informações que foram relevantes para o estud= o.

A observação participante, por meio do contato direto e diário do pesquisador com o ambiente e os sujeitos da pesquisa, facilitou a coleta de dados referentes à atividade de movimentaçã= o de materiais da empresa, bem como sobre os equipamentos utilizados na referida atividade. Além disso, favoreceu na identificação do problema que mais afet= ava a atividade de movimentação de materiais e as suas principais causas, resultando na elaboração de um plano de ação adequado à realidade da empres= a.

 

3.4 Tratamento e análise dos dados

 

No tratamento dos dados coletados na base= da empresa foi utilizada a ferramenta Power Query que é parte do Microsoft Power BI Desktop, que permite a transformação e a preparação dos dados que serão utilizados na elaboração de um dashboard (Microsoft, 2023b). A escolha deste mecan= ismo se deu por proporcionar fácil conectividade com uma ampla variedade de font= es de dados e por incluir diversas funções de transformação predefinidas, que permitem realizar centenas de alterações simples de dados, como remover lin= has ou colunas, ou avançadas, como agrupamento e mesclagem de dados, de maneira fácil e intuitiva (Microsoft, 2023b).

Para a análise destes dados foi criado um= dashboard interativo por meio da ferramenta Microsoft Power BI Desktop. O Powe= r BI foi escolhido tendo em vista que esta é a solução atualmente utilizada e difundida pela empresa em estudo, por apresentar uma maior facilidade de integração com os seus sistemas e aplicativos, bem como pela maior familiaridade do pesquisador com a ferramenta. Além disso, o Microsoft Powe= r BI se adequa aos processos da Logística, que são complexos e, na maioria das organizações, envolve uma grande quantidade de dados internos e externos, s= endo uma tarefa complexa gerenciá-los de forma manual (Pereira et al., 2023).

Com o tratamento na ferramenta Power Quer= y e da montagem do dashboard no Microsoft Power BI Desktop, foi possível estrut= urar os dados referentes à atividade de movimentação de materiais da empresa, pa= ra, na sequência, serem aplicadas as ferramentas da qualidade, conforme descriç= ão do Quadro 3.

 

FERRAMENTA

FINALIDADE

Fonte: Elaboração própria (2023).

 

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

                  Esta seção apresenta os resultados obtidos na pesquisa conforme os objetivos específicos propostos, iniciando-se pela identificação do principal problem= a na atividade de movimentação de materiais da empresa, passando pela estruturaç= ão dos dados referentes ao problema, a análise das causas do problema e, por f= im, as oportunidades de melhorias para a atividade.

=  

= 4.1 Identificação do problema

 

Inicialmente, por meio da entrevista com o Coordenador responsável pelo setor de Logística Industrial foram identifica= dos os principais problemas que ocorriam no setor. Segundo o Gestor, o principal problema era o elevado número de avarias nos equipamentos de movimentação de materiais. Ainda, segundo ele, havia também uma dificuldade de identificar a causa ou as causas raízes das avarias, devido ao fato de o registro das informações ser realizado somente em uma planilha, com uma grande quantidad= e de dados que não eram transformados em informação.

Dessa forma, verificou-se que o setor necessitava da criação ou utilização de um método/ferramenta que facilitass= e a gestão das avarias e que possibilitasse a identificação de forma mais efici= ente das principais causas deste problema, para permitir a resolução daquelas que representassem um maior gasto para a empresa. Assim, pensou-se na possibili= dade da criação de um dashboard no Microsoft Power BI Desktop, para melhorar a gestão dos dados das avarias e estruturá-las de modo que fossem identificadas as oportunidades de melhoria visando a resolução dos problema= s. No entanto, antes da criação do dashboard se fez necessário conhecer como é estruturada a atividade de movimentação de materiais na empresa.

Sendo assim, foi realizado o levantamento= de dados à respeito da atividade, no qual foi constatado que atualmente a empr= esa realiza a movimentação de materiais por meio de 35 equipamentos de movimentação, todos elétricos e locados de uma empresa terceirizada, dos qu= ais: 17 são empilhadeiras frontais contrabalançadas com capacidade de até 2,5 toneladas; 12 empilhadeiras patoladas com capacidade de até 2 toneladas; 2 empilhadeiras retráteis; 2 rebocadores, sendo um de 6 toneladas e outro de = 10 toneladas; e 2 empilhadeiras contrabalançadas de 3 toneladas.

Estes equipamentos realizam o transporte entre e para os galpões de produção, de diversos tipos de materiais paletiz= ados. Durante este trajeto, podem ocorrer diversos tipos de avarias nos equipamen= tos, que derivam tanto do desgaste natural de uma peça como também de má operaçã= o. Alguns exemplos de avarias registradas na empresa são: quebra de roda nas empilhadeiras patoladas, furo, rasgo e/ou desgaste em pneus de empilhadeiras frontais, quebra de componentes do equipamento, dentre outros. <= /span>

Quando ocorrem estas avarias, há uma equi= pe disponibilizada pela empresa locatária para realizar a manutenção nos equipamentos, que pode acarretar custos adicionais. Nos casos em que se constata que as avarias são derivadas de desgaste natural, a manutenção é coberta pela empresa terceirizada e considera-se como manutenção corretiva = ou preventiva, já nos casos em que é constatado que a avaria foi causada pela operação, é realizada a cobrança do item avariado.=

Em ambos os casos são geradas ordens de serviços de manutenção que seguem um fluxo pré-estabelecido, que é represen= tado pela Figura 2. O processo de geração de ordem de serviço para conserto inicia-se com a constatação da avaria no equipamento, em seguida, ocorre a sinalização para a equipe de manutenção, que realiza o envio de um técnico = para averiguação e análise do problema.

Quando a avaria registrada ocorre devido à operação, gera-se uma ordem de serviço, que é enviada para o setor responsá= vel pela locação do equipamento, por meio de uma proposta comercial, na qual co= nsta o valor do serviço realizado. Em seguida, aceita-se ou recusa-se a proposta comercial. Por fim, tem-se o registro da avaria na base de dados, a liberaç= ão e a realização do pagamento. Já quando se trata de uma avaria por desgaste natural, não é gerada proposta comercial, apenas uma ordem de serviço de manutenção corretiva ou preventiva.

 

 

 

 

 

Figura 2= - Processo de geração de ordem de serviço para conserto de avaria

Fonte: Elaboração própria (2023).

 

4.2 Estruturação dos dados =

 

Com o conhecimento sobre a atividade de movimentação de materiais da empresa e o fluxo da geração de ordem de servi= ço nos casos de avarias nos equipamentos de movimentação, foi possível iniciar= a estruturação dos dados no Microsoft Power BI Desktop, seguindo as et= apas do Quadro 4. 

 

ETAPA

DESCRIÇÃO

Fonte: Elaboração própria (2023).

 

A partir da base de dados da empresa, foi iniciado o trabalho de tratamento e classificação dos dados na ferramenta <= i>Power Query do Microsoft Power BI Desktop. Na base de dados são registradas informações, como: dia do registro da avaria, número de identificação e modelo do equipamento, itens avariados e quantidades, setor onde o equipamento opera e valores dos itens avariados.

Por questões de sigilo, este estudo não apresenta os valores gastos com as avarias. Além disso, apresenta uma nomea= ção codificada para os setores da empresa, sendo denominados: setor T, responsá= vel pela movimentação de materiais; setor U, pela guarda de insumos; setor V, p= elo desenvolvimento de produtos; setor X, por acabar peças; setor Y, por montar peças; e setor Z, pela produção de insumos. Vale destacar que a ausência de= stas informações não afetou a análise dos dados da empresa. A Figura 3 mostra co= mo os dados foram carregados no ambiente de edição da ferramenta Power Query.

Fonte: Elaboração própria (2023).

Após o carregamento dos dados, o Power BI faz uma classificação automática dos d= ados de todas as colunas, no entanto, verificou-se que algumas delas não receber= am a classificação correta, por exemplo, a coluna “Data de emissão” foi apresent= ada no formato de classificação geral e não como uma data. Este tipo de erro impacta diretamente na apresentação dos gráficos criados posteriormente no = dashboard interativo. Dessa forma, foi necessário realizar a correção manual, inserin= do a classificação correta de acordo com cada tipo de dado em todas as colunas, conforme a Figura 4. Além disso, foi excluída a coluna com os dados referen= tes a valores gastos, que não foram utilizadas no estudo.

 

Fonte: Elaboração própria (2023).

 

Com a etapa de tratamento e classificação realizada, os dados foram exportados para o ambiente de criação do dashb= oard interativo, como demonstrado na Figura 5. Na sequência, alterou-se o design do dashboard, mudand= o a cor de fundo e criando o tema do relatório, que é o controle de avarias.

Figura 5= - Ambiente de criação do dashboard interativo

Fonte: Elaboração própria (2023).

 

4.2.1 Estratificação do probl= ema= =

 

Em seguida, foi criado um gráfico de barr= as com as quantidades de avarias registradas por mês (Figura 6), que possibili= tou identificar o período de maior ocorrência das avarias. Assim, verificou-se = que julho e dezembro foram os meses com o maior registro de avarias, 102 e 127, respectivamente.

 

Fonte: Elaboração própria (2023).

 

Em relação à alta quantidade de avarias no mês de julho, o responsável pelo setor de Logística Industrial argumentou q= ue poderia ser explicado pela maior utilização dos equipamentos, devido ao aum= ento da produção neste mês. Quanto ao mês de dezembro, poderia ser explicado pelo fato de o gráfico apresentar uma informação consolidada, que quantificava os resultados de dezembro de 2021 e dezembro de 2022 em um único mês. Para evi= tar que haja a consideração destes dois meses juntos, pode-se utilizar a opção = de filtrar por data, em que o usuário pode definir o período em que deseja visualizar = as informações. 

Também foram criados dois quadros que mos= tram a quantidade de ordens de serviço - OS’s geradas e o número total de avarias registradas, por meio dos quais foi constatado que no período que o estudo = se propôs a realizar, foram registradas 330 ordens de serviço e 712 avarias, c= omo mostra a Figura 7.

 

Fonte: Elaboração própria (2023).

 

Para detalhar as avarias registradas no período, também foram criados gráficos para apresentar as avarias classific= adas por tipo de máquina, por setor, por número/código da máquina e por tipo de avaria, criando uma hierarquia de informações, visando permitir uma estratificação do problema.

No primeiro nível da hierarquia, conforme= a Figura 8, foi realizado o agrupamento da quantidade de avarias por tipo de máquina, evidenciando que na empresa, dentre os equipamentos de movimentação utilizados, as empilhadeiras patoladas ou “paleteiras” representam 90,17% d= as avarias registradas, totalizando 642 avarias, seguida pelas empilhadeiras frontais de 2,5t (9,27%) e pelo rebocador (0,56%). Verificou-se, então, que dentre os equipamentos utilizados pela empresa as paleteiras são as mais acometidas por avarias. No entanto, essa informação ainda não é suficiente = para chegar a uma conclusão acerca do problema. Assim, fez-se necessário estratificá-lo ainda mais para encontrar as suas causas raízes.<= /span>

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Figura 8= - Avarias por tipo de máquina

Fonte: Elaboração própria (2023).

 

No próximo nível da hierarquia, foi apresentado um detalhamento por setor onde acontecem as avarias. A Figura 9 mostra que o setor que mais apresentou avarias foi o X (318), seguido do Y = (274), Z (94), T (15), U (10) e V com apenas 01 registro de avaria. Assim, o setor= X, responsável pelo acabamento de peças, é o que apresenta o maior registro de avarias nos equipamentos, seguido pelo setor Y (montagem de peças), que jun= tos representam 83,15% do total de avarias, podendo ser um indicador do local o= nde deve-se iniciar a investigação para mitigar os causadores das avarias.

 

Figura 9= - Avarias por setor

Fonte: Elaboração própria (2023).

 

Mesmo com os dois possíveis direcionadores para a resolução do problema das avarias apresentados anteriormente, ainda = se fez necessário um maior aprofundamento, tendo em vista que os setores X e Y= são formados por 10 galpões, e que em cada um deles são utilizadas empilhadeiras patoladas (paleteiras) em operações internas e empilhadeiras contrabalançad= as em operações externas e em algumas atividades de abastecimento entre galpõe= s, envolvendo um grande número de máquinas.

Deste modo, realizou-se mais um detalhame= nto das avarias, indo para o próximo nível, que consistiu na identificação das máquinas em que mais foram registradas avarias, codificadas por números que representam a sua identificação nos ativos da empresa em análise. A Figura = 10 traz as máquinas com as suas respectivas quantidades de avarias. Dentre as = que mais quebram estão: 3970, 4598, 3967, 4599, 4658, 4597, 3084, 4782 e 3971, = que juntas representam cerca de 78,23% das quebras. Estas nove máquinas são do = modelo paleteira de duas toneladas, indo ao encontro da primeira informação de que= os equipamentos com maior índice de avaria são as paleteiras.

Fonte: Elaboração própria (2023).

 

Com a identificação das máquinas com o ma= ior índice de avarias, foi realizado um mapeamento, que é apresentado no Quadro= 5, para identificar os locais onde elas estão alocadas. Assim, identificou-se = que cinco delas estão no setor X, três estão no Y e uma no Z. Assim, os equipamentos do setor X representam 38,76% ou 276 do total de 712 avarias registradas, seguidos pelos do Y, 231 avarias (32,44%), e o Z com 50 (7,02%).  =

 =

ATIVO

SETOR

QUANTIDADE DE AVARIAS

Fonte: Elaboração própria (2023).

 

Dessa forma, por meio da aplicação da ferramenta de estratificação do Microsoft Power BI Desktop, foram identificados alguns direcionadores para a soluç= ão do problema das avarias, constatando-se que as paleteiras são os equipament= os com maior índice de avarias, que os setores com maior número de avarias são= o X e Y, e que as paleteiras que mais sofrem avarias são as codificadas como 39= 70 e 4598, que estão alocadas no setor Y.

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4.2.2 Aplicação do ráfico de Pareto=

 

Na sequência, estruturou-se, por meio do Microsoft Power BI Desktop, o G= ráfico de Pareto com informações referentes aos tipos de avarias, a fim de proporcionar à empresa uma visão geral das principais ocorrências de avarias registradas. Inicialmente, desta= ca-se que foram criadas duas formas de visualização por meio da ferramenta= de criação de indicadores do Power BI, que são acionadas ao clicar nos botões = de Pareto e de estratificação, localizados na parte superior esquerda do da= shboard. Na primeira forma de visualização, que é a de estratificação, ao abrir-se o relatório em dashboard, é apresentado o gráfico para ser estratifica= do, como mostra a Figura 11.

 

Fonte: Elaboração própria (2023).

 

A segunda forma de visualização, que é a = do Gráfico de Pareto, versa sobre os tipos de avarias registrados. Assim, foi inserido um gráfico de colunas no dashboard para apresentar as informações de todos os tipos de avarias ou itens avariados, que é ativado = ao clicar no botão “Pareto”. As colunas representam a quantidade de avarias por item e a linha azul a porcentagem acumulada de cada item, como demonstra a = Figura 12.

SEQ Figura \* ARABIC

Fonte: Elaboração própria (2023).

 

 = A fim de facilitar a análise deste gráfico, foi utilizada uma formatação condicional para que as colunas dos itens que representassem até= 80% das avarias aparecessem destacadas com a cor amarela, mostrando de forma ma= is rápida aqueles que representam a maior parte do problema na empresa. Assim, constatou-se que das 712 avarias no período analisado, os itens avariados q= ue representam cerca de 80% do problema são: rolamento, roda de apoio, roda de carga, roda de tração, parafuso, rolamento fixo de esferas e garfo de roda, respectivamente. 

Com o conhecimento dos itens com a maior quantidade de avarias, e sabendo-se que os atacando é possível solucionar c= erca de 80% do problema da empresa, foi possível aplicar outras ferramentas da qualidade como o Diagrama de Ishikawa, Brainstorming e o 5W2H, para traçar possibilidades de mitigação da ocorrência de tais avarias.

 

4.3 Análise das causas do problema

 

Os problemas relacionados à atividade de movimentação de materiais devem ser analisados considerando-se uma série de dados, como: produto (dimensões, características mecânicas, quantidade a ser transportada), edificação (espaço entre as colunas, resistência do piso, dimensão de passagens, corredores, portas etc.), método (sequência das oper= ações, método de armazenagem, equipamento de movimentação etc.), custo da movimentação, área necessária para o funcionamento do equipamento, fonte de energia necessária, deslocamento, direção do movimento, operador, etc. (Dia= s, 2010).

Assim, em conjunto com o Coordenador e o Supervisor da área de movimentação de materiais, com os dois líderes de movimentação e com um membro da equipe de manutenção, foi realizado um B= rainstorming para levantar as possíveis causas dos sete tipos de avarias que representam= a maior parte do problema da empresa. O primeiro item analisado através do Diagrama de Ishikawa foi a avaria em rolamentos, que totalizou 157 ocorrênc= ias no período analisado. Estes rolamentos são utilizados nas rodas de apoio e = de carga das paleteiras, os quais são apresentados na letra A da Figura 13.

 

Figura 1Itens avariados

Fonte: Dados da pesquisa (2023).

 

Vale ressaltar que a avaria em rolamentos= só ocorre quando há uma avaria nas rodas de carga e/ou de apoio das paleteiras= , e insiste-se na utilização do equipamento. Estas avarias ocasionam a deformaç= ão ou até mesmo na quebra total do rolamento. Assim, durante o Brainstorming, foram levantadas três possíveis causas de avar= ia em rolamentos, que são apresentadas no Diagrama de Ishikawa da Figura 14. <= o:p>

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Figura 14 - Causas para avaria em rolamentos

Fonte: Elaboração própria (2023).

 

Conforme a Figura 14, as três possíveis causas para a avaria em rolamentos são: operação fora do padrão, em virtude= do manuseio incorreto dos garfos de movimentação da paleteira; piso irregular = dos galpões, dados os desnivelamentos onde os equipamentos transitam, que acabam danificando rodas e, consequentemente, os rolamentos; e sobrecarga de peso = nas movimentações, que é superior ao recomendado para a operação.

Com excessiva frequência, os pisos em gal= pões e armazéns são mal dimensionados e não apresentam a resistência necessária = (Dias, 2010). O piso deve ser suficientemente resistente para suportar o peso de materiais estocados e o trânsito dos equipamentos de manuseio e movimentaçã= o de materiais. Para tráfego de empilhadeiras elétricas, a construção do piso de= ve ser especial (Chiavenato, 2005; Dias, 2010).

As empilhadeiras são fabricadas para manu= sear até determinado limite de peso e dimensões (Dias, 2010). Segundo o Institut= o de Movimentação e Armazenagem de Materiais - IMAM (s.d.), a capacidade e peso = da empilhadeira estão exibidos na placa de capacidade, que informa também o ce= ntro de carga. A capacidade é a carga máxima que a empilhadeira pode operar e o centro de carga é a distância da face frontal dos garfos até o centro de gravidade da carga. Para manter a estabilidade, as cargas precisam estar de= ntro da capacidade da empilhadeira, centralizadas e com o garfo abaixado.=                 

Na sequência, as avarias relacionadas a t= rês tipos de rodas, apresentadas na letra B da Figura 13, foram agrupadas para a aplicação do Diagrama de Ishikawa, uma vez que são utilizadas exclusivamente nas paleteiras e diferem apenas em tamanho e função. Destaca-se que as roda= s de paleteiras utilizadas na operação da empresa em análise são em sua maioria provenientes de recapeamento, por apresentarem um custo menor em relação a = uma nova. Conforme a Figura 15, as principais causas das avarias em rodas estão= relacionadas com: a operação, em que o operador mesmo com o conhecimento de que a roda e= stá avariada continua utilizando o equipamento até que ele não possa mais rodar, sem esperar a manutenção atuar; o piso irregular, que no momento que o equipamento se movimenta gera impactos e desgastes; a qualidade do material= das rodas, uma vez que são recondicionadas como destacado anteriormente; e a sobrecarga de peso nas rodas ao movimentar os itens.

 

 

 

 

Figura 15 - Causas para avaria em rodas

Fonte: Elaboração própria (2023).

 

Em seguida, procedeu-se com a identificaç= ão das causas em relação às avarias em parafusos, apresentados na letra C da F= igura 13, que sustentam as rodas de apoio das paleteiras e ficam acoplados ao link usado no garfo de roda. A ava= ria neste item, com base na aplicação do Diagrama de Ishikawa da Figura 16, é causada por impactos na peça, devido ao piso com desnivelamentos, ou pelo desgaste do link onde o parafus= o fica acoplado, por continuação da operação do equipamento com o item avariado. <= o:p>

 

Fonte: Elaboração própria (2023).

 

O rolamento fixo de esfera é utilizado no= s links que são acoplados no garfo d= e roda de apoio, apresentado na letra D da Figura 13. Identificou-se por meio da aplicação do Diagrama de Ishikawa, exibido na Figura 17, que as avarias no rolamento fixo de esfera, assim como nos parafusos, acontecem devido aos de= snivelamentos no piso, que podem ocasionar atritos com o rolamento, ou ao desgaste do link ou da roda de apoio, onde fica acoplado o item em questão, em situações nas quais haja a continuidade da operação do equipamento com algum destes dois itens avariados.

 

Figura 17 - Causas para avaria em rolamento fixo de esfera

Fonte: Elaboração própria (2023).

 

 = Por fim, tem-se a avaria no garfo de roda, a última que compõe a maior parte das ocorrências na empresa, o qual comporta as rodas de apoio das paleteiras, apresentado na letra E da Figura 13. De acordo com a Figura 18, a avaria em garfo de roda é causada por questões de operação, em que o operador não rea= liza o levantamento dos garfos da paleteira corretamente, acarretando na fricção constante do garfo de roda com o piso. Além disso, o piso apresenta irregularidades que impactam diretamente no desgaste e na quebra das rodas = e, consequentemente, no maior contato do garfo de roda com o piso. =

 

Fonte: Elaboração própria (2023).

 

= 4.4 Oportunidades de melhoria

 

Dada a análise apresentada na seção anter= ior, há na atividade de movimentação de materiais algumas oportunidades de melho= rias que poderiam ser implementadas para a redução da ocorrência de avarias na empresa. Para a operacionalização destas melhorias, a empresa poderia aplic= ar um plano de ação baseado na metodologia 5W2H, conforme é proposto no Quadro= 6. Vale ressaltar que o plano de ação apresentado é composto por sugestões, não limitando a possibilidade de serem criadas outras ações que se adequem melh= or à necessidade da empresa.

 

Quadro 6 - Plan= o de ação

O que?

Por que?

Quem?

Quando?

Onde?

Como?

Quanto custa?

Fonte: Elaboração própria (2023).

 

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS<= span style=3D'mso-bookmark:_Hlk4746433'>

 

Este estudo teve como objetivo aplicar o = BI e ferramentas da qualidade na busca por melhorias na atividade logística de m= ovimentação de materiais de uma indústria de acumuladores elétricos. Para tanto, inicialmente, buscou-se identificar o principal problema na referida ativid= ade e estruturar os dados referentes a ele por meio do uso conjunto de BI e fer= ramentas da qualidade. Por fim, buscou-se analisar as causas do problema relacionado= à atividade de movimentação de materiais.

Verificou-se que o principal problema est= ava relacionado às avarias nos equipamentos de movimentação de materiais da empresa, constatando-se que a maior ocorrência de avarias estava concentrad= a em apenas um dos equipamentos utilizados, as empilhadeiras patoladas ou paleteiras. Com isso, detalhou-se o problema, encontrando os tipos de avari= as que representavam a maior parte das ocorrências, identificando-se sete itens como sendo os responsáveis pelo maior índice de avarias: rolamentos, rodas = de apoio, de carga, e de tração, parafusos, rolamento fixo de esferas e garfo = de roda das paleteiras.

Por fim, identificou-se e analisou-se as causas para cada tipo de avaria, que subsidiaram a proposição de um plano de ação, possibilitando à empresa a oportunidade de realizar melhorias na atividade de movimentação de materiais e, consequentemente, gerar ganhos ta= nto em produtividade, evitando paradas desnecessárias, como na redução de custos relacionados à manutenção dos equipamentos.

O presente estudo, por meio da aplicação = de uma ferramenta de BI e de ferramentas da qualidade, com a estruturação de dados, identificação e análise de um problema, pôde contribuir com a empres= a ao fornecer instrumentos que lhe auxiliarão no gerenciamento da atividade de movimentação de materiais que compõe a sua Logística interna, possibilitand= o, consequentemente, melhorias na sua execução.

Além de buscar a promoção de melhorias na atividade de movimentação de materiais da empresa, considerando-se a dificuldade da empresa analisada em identificar a causa ou as causas raízes= das avarias, dado o fato de o registro das informações ser realizado somente em= uma planilha, o presente estudo também contribui para demonstrar que as ferrame= ntas de BI, como o Microsoft Power BI, podem ser importantes meios facilitadores= da tomada de decisão em uma organização. Isto se dá, devido ao fato de agregar= em dados e possibilitarem a transformação destes em informações, que podem ser visualizadas a qualquer momento, de forma rápida e simples, dando suporte à identificação, análise e tratamento de problemas. =

Este trabalho representa uma contribuição teórica para a Logística, a Gestão da Qualidade e o Business Intelligence, uma vez que não há estudos que tragam aplicações envolvendo simultaneamente as três referidas áreas. Além disso, demonstra que a aplicação conjunta de ferramentas de BI e da qualidade traz resultados efetivos, podendo ser replicada em outras empresas na busca pela resolução de problemas.

Assim, como sugestão para pesquisas futur= as, recomenda-se que seja estendida a aplicação de ferramentas de BI, em conjun= to com ferramentas da qualidade, em outras atividades da Logística, uma área q= ue envolve uma grande quantidade de dados, que dificulta a tomada de decisão e= o seu gerenciamento. Outrossim, sugere-se, também, a utilização integrada das referidas ferramentas em outras áreas organizacionais, uma vez que não há estudos que trazem esta aplicação integrada. <= /o:p>

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