Comunidades de aprendizagem profissional: a avaliação como suporte da ação

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DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.v13.1826

Resumo

Este estudo propõe o Sistema de Acompanhamento de Dados Educacionais (SADE) para aprimorar a gestão das Escolas Técnicas (Etecs) de São Paulo, transformando dados de avaliação classificatória em insights para a avaliação formativa. O SADE visa facilitar a tomada de decisões informadas, processando informações do questionário socioeconômico e do Resultado do Processo Seletivo – Vestibulinho com softwares como Microsoft Excel, Power BI e Iteman. Com o Power BI, grandes volumes de dados são convertidos em dashboards interativos, otimizando a análise e visualização de dados, o sistema destaca a importância da reflexão contínua nas práticas de gestão educacional e a colaboração Comunidades de Aprendizagem Profissional (CAPs) como um suporte para gestores, professores e políticas públicas para o sucesso de sua implementação.

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Biografia do Autor

Michel Franklin De Oliveira, Universidade Cidade de São Paulo

Mestre em Educação. Universidade Cidade de São Paulo (UNICID).

Sandra Lúcia Ferreira, Universidade Cidade de São Paulo

Doutora em Educação. Universidade Cidade de São Paulo (UNICID).

Luiz Dalmacir da Silveira, Universidade Cidade de São Paulo

Mestre em Educação. Universidade Cidade de São Paulo (UNICID).

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Artigos