Responsabilidade social corporativa no ramo da agricultura sustentável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.v13.1824

Resumo

A prática da responsabilidade social é uma temática em evidência, um indicativo que impõe novos desafios na gestão empresarial, pela qual as empresas são impulsionadas a adotar uma nova postura relacionada às questões ligadas à ética e à qualidade das relações com seus stakeholders. Assim, o presente artigo busca analisar as práticas de Responsabilidade Social Corporativa e o respectivo processo de comunicação destas ações por parte de uma empresa do ramo agrícola, localizada na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, à luz da primeira dimensão das categorias do modelo tridimensional de Carroll (1979), o qual contempla as responsabilidades econômica, legal, ética e discricionária. Para responder a essa inquietação, foi realizada uma pesquisa de campo embasada em um roteiro de perguntas estruturadas, com a finalidade de coletar informações sobre essas práticas e seu processo de comunicação. Os resultados apontam que a empresa pratica a responsabilidade social corporativa, contemplando as exigências econômicas, legais, éticas e discricionárias. Já em relação ao processo de comunicação, embora ainda incipiente, a empresa reconhece sua importância para disseminação das ações realizadas de modo que vem investindo na ampliação de sua divulgação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidiane Kasper, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Desenvolvimento Regional pela UNIJUI (2021). Mestre em Desenvolvimento e Políticas Públicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (2017). Especialista em Gestão Pública pela Universidade Norte do Paraná (2014). Bacharel em Administração pela Fundação Educacional Machado de Assis (2013).

Tatiane Batista Boeno Peno Nogueira, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Desenvolvimento pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ - 2023), Mestra em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ- 2023. Pós-Graduação em Gestão Financeira e Controladoria pela Faculdade América Latina de Ijuí (FAL-2019).Graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade América Latina - Unidade Ijuí (FAL - 2017).

Darlan Ariel Prochnow, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutorando em Desenvolvimento Regional (UNIJUÍ). Mestre em Desenvolvimento Regional (UNIJUÍ, 2022). Graduado em Administração (UNIJUÍ, 2020). 

Jorge Oneide Sausen, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Possui Graduação em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI (1984), Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1991), Doutorado em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2002) e Pós-Doutorado em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas - EBAPE, da Fundação Getúlio Vargas - FGV-RJ (2011). Atualmente é Professor Titular no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. 

Nelson José Thesing, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutor em Integração Regional. Professor Efetivo Adjunto Nível 01, na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Integra o Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional. Integra a Linha de Pesquisas Políticas Públicas, Planejamento Urbano e Gestão do Território; o Grupo Interdisciplinar de Estudos em Gestão e Políticas Públicas, Desenvolvimento, Comunicação e Cidadania (GPDeC). 

Euselia Paveglio Vieira, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Possui Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1991), Mestrado em Contabilidade pela Fundação Visconde de Cairu (2001), e Doutorado em Administração (UNaM, 2017 e Revalidado pela UFMS, em 2020). Atualmente participa como membro da comissão do ensino superior do Conselho Regional de Contabilidade do RS e professora adjunto 1 - doutora da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. 

Downloads

Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Artigos