Estudo de caso sobre a participação das microempresas e empresas de pequeno porte em compras públicas no Estado de Santa Catarina com a utilização de data analytics

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.v13.1821

Resumo

O objetivo do presente artigo consiste em analisar a participação das microempresas e empresas de pequeno porte (ME/EPPs) nas compras públicas do Estado de Santa Catarina. O estudo foi realizado com base em dados abertos disponibilizados pelo Estado, via transparência ativa e passiva, somado a entrevistas não estruturadas que possibilitaram criar questões norteadoras utilizadas em uma análise quali-quantitativa, no período de 2011 a 2022, com uso de ferramentas de data analytics para tratamento e análise dos dados (Python no tratamento dos mesmos e Power BI, para elaboração de dashboards). Os resultados demonstraram a relevância das ME/EPPs nas compras públicas do Estado de Santa Catarina, com ênfase para as empresas catarinenses na participação dos certames estaduais. Além disto, verificou-se um enfoque dos volumes financeiros e números de contratos voltados para as áreas de educação, infraestrutura, agrária e segurança pública. Todavia, constatou-se que a base de dados do Estado necessita de melhorias, principalmente, com relação ao cadastro de fornecedores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula de Barba Perius, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda de Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Maurício Vasconcellos Leão Lyrio, Secretaria de Estado da Administração de Santa Catarina (Sea)

Doutor em Administração - com período sanduíche no Departamento de Ciências Econômicas e Empresarias da Universidade de Alcalá (UAH/Espanha) e Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB); Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) Servidor Efetivo do Poder Executivo do Estado de Santa Catarina, exercendo suas funções junto à Diretoria de Gestão de Licitações e Contratos da Secretaria de Estado da Administração. Possui experiência em planejamento e controle, tendo participado de projetos em diversos setores da administração pública estadual. Atualmente envolvido em projetos relacionados à análise de dados e uso de blockchain para aprimoramento da gestão e da transparência em contratações no setor público. Pesquisa temas relacionados à controladoria no setor público, com ênfase em transparência, governo aberto e avaliação de desempenho, tendo interagido com diversos co-autores na publicação de artigos científicos em anais de eventos e periódicos nacionais e internacionais.

Fabricia Silva da Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Grupo de Pesquisa NEMAC/UFSC: Núcleo de Estudos em Meio Ambiente e Contabilidade. Foi Chefe de Departamento de Ciências Contábeis de 2021 a 2023, e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Controle de Gestão e Professora do Programa de Pós-graduação em Contabilidade no período de 2020 a 2021. Em 2020 com a sua participação no projeto CAPES/PRINT/UFSC - NEXUS, atuou como Professora Visitante na Università di Macerata na Itália. Graduada em Ciências Contábeis (1999), com mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), realizou doutorado sanduíche em Contabilitad pela Universitat de València - Espanha (2011) e pós-doutorado em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina por meio do programa CAPES/PNPD (2012). Atua como Editora Associada da Revista de Contabilidad y Negócio da PUC/Perú. Em seus projetos de pesquisa tem resultado em publicações com pesquisadores da Espanha, de Portugal, dos Estados Unidos, Colombia, Peru e Itália. Tem experiência em Ciências Contábeis com foco em Meio Ambiente e Sociedade. Na área de meio ambiente tem atuado com foco nas organizações públicas e privadas para compreender os temas relacionados a evidenciação ambiental, contabilidade gerencial ambiental e Few-Nexus. Na área de sociedade tem atuado com foco nas organizações públicas para compreender temas como transparência pública, uso de tecnologias para a governança pública, e orçamento governamental.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Artigos