Estudo de caso sobre a participação das microempresas e empresas de pequeno porte em compras públicas no Estado de Santa Catarina com a utilização de data analytics
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.v13.1821Resumo
O objetivo do presente artigo consiste em analisar a participação das microempresas e empresas de pequeno porte (ME/EPPs) nas compras públicas do Estado de Santa Catarina. O estudo foi realizado com base em dados abertos disponibilizados pelo Estado, via transparência ativa e passiva, somado a entrevistas não estruturadas que possibilitaram criar questões norteadoras utilizadas em uma análise quali-quantitativa, no período de 2011 a 2022, com uso de ferramentas de data analytics para tratamento e análise dos dados (Python no tratamento dos mesmos e Power BI, para elaboração de dashboards). Os resultados demonstraram a relevância das ME/EPPs nas compras públicas do Estado de Santa Catarina, com ênfase para as empresas catarinenses na participação dos certames estaduais. Além disto, verificou-se um enfoque dos volumes financeiros e números de contratos voltados para as áreas de educação, infraestrutura, agrária e segurança pública. Todavia, constatou-se que a base de dados do Estado necessita de melhorias, principalmente, com relação ao cadastro de fornecedores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Navus - Revista de Gestão e Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.