MIME-Version: 1.0 Content-Type: multipart/related; boundary="----=_NextPart_01DA3427.CEF6F170" Este documento é uma Página da Web de Arquivo Único, também conhecido como Arquivo da Web. Se você estiver lendo esta mensagem, o seu navegador ou editor não oferecem suporte a Arquivos da Web. Baixe um navegador que ofereça suporte a Arquivos da Web, como o Windows® Internet Explorer®. ------=_NextPart_01DA3427.CEF6F170 Content-Location: file:///C:/AC096658/Navus_v13_1818.htm Content-Transfer-Encoding: quoted-printable Content-Type: text/html; charset="windows-1252"

Análise bibliométrica e re= visão sistemática dos estudos sobre crowd= ing no varejo em tempos de pandemia COVID-19

Bibliometric analysis and systematic revi= ew of studies on retail crowding in times of the COVID-19 pandemic

Mariane Rubin Deutsc= hmann

h= ttps://orcid.org/0000-0003-3201-6819

Mestranda em Administração. Universidade Federal de San= ta Catarina (UFSC) – Brasil. marianerubin@hotmail.com

Martin de La Martinière Petroll

https://orcid.org/000= 0-0001-7280-9202

Doutor em Administraç= ão. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Brasil. martin.petroll@ufsc.br

Julia Tontini

https://orcid.org/000= 0-0001-8509-8665

Doutoranda em Administração. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Brasil. juliatontini@gmail.com

 

RESUMO

A perc= epção de crowding, ou seja, a aglomeraçã= o de pessoas ou lotação em espaços comerciais, tornou-se uma questão relevante diante das mudanças comportamentais e das restrições implementadas durante a pandemia. Com o interesse de compreender e preencher uma lacuna no conhecim= ento científico relacionado a percepção de crowding no varejo durante o período de pandemia COVID-19, buscou-se analisar artigo= s, tanto nacional quanto internacional, entre os anos de 2020 e 2023. Os métod= os empregados consistiram de duas estratégias metodológicas, a bibliométrica e= a revisão sistemática, em seis bases de dados: SCOPUS, Web of Science, Por= tal de Periódicos Capes, EBSCO, Spell e Scielo. Foram analisados 30 artigos, dos q= uais a maioria (15) foi publicada no ano de 2020. Também foi encontrado dois aut= ores com mais artigos escritos (Edvan Cruz Aguiar e Marcelo Moll Brandão), a rev= ista com mais publicações sobre o assunto (Journal of Retailing and Consumer Services), bem como o artigo mais citado (Consequences of Perceived Crowding: A Meta-Analytical Perspective). Em seguida, são apresentados os resultado= s encontrados nos 30 artigos, suas limitações e sugestões para futuras pesquisas. = Com base nesses achados, destacamos as lacunas teóricas identificadas, visando fornecer suporte para o desenvolvimento contínuo do campo de pesquisa, incentivando também a investigação de questões ainda não abordadas. Portant= o, o estudo buscou não apenas consolidar o conhecimento existente, mas também inspirar pesquisas futuras, contribuindo para a compreensão aprofundada dos impactos da percepção de crowding no varejo durante o período crítico da pandemia COVID-19.

 

Palavras-chave: Human crowding; spatial crowding; comportamento do consumidor. <= /span>=

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ABSTRACT

The percept= ion of crowding - the agglomeration of people or crowding in commercial spaces - h= as become a relevant issue considering behavioral changes and renewed restrict= ions during the pandemic. With the aim of understanding and filling a gap in scientific knowledge related to the perception of crowding in retail during= the COVID-19 pandemic period, we sought to analyze articles, both national and international, between the years 2020 and 2023. The methods used consisted = of two methodological strategies, a bibliometric and a systematic review, in s= ix databases: SCOPUS, Web of Science, Portal de Periódicos Capes, EBSCO, Spell, and Scielo. Thirty articles were analyzed, of which the majority (15) were published in 2020. Two authors with the most written articles were also fou= nd (Edvan Cruz Aguiar and Marcelo Moll Brandão), the magazine with the most publications on the subject (Journal of Retailing and Consumer Services), as well as the most cited article (Consequences of Perceived Crowding: A Meta-= Analytical Perspective). Next, the results found in 30 articles, their limitations, and suggestions for future research are presented. Based on these findings, we highlight the theoretical gaps identified, providing support for the contin= ued development of the research field, while also encouraging the investigation= of issues not yet addressed. Therefore, the study sought not only to consolida= te existing knowledge but also to inspire future research, contributing to an in-depth understanding of the impacts of crowding perception in retail duri= ng the critical period of the COVID-19 pandemic.

 

Keywords: Human crowding; spatial crowding;<= span style=3D'mso-bookmark:_Hlk4746433'> consu= mer behavior.

 

Recebido em 19/11/2023.  Aprovado em 10/12/2023. Avaliado pelo s= istema double blind peer review. Publi= cado conforme normas da ABNT.

https://doi.org/10.22279/navus.v13.1818

1 INTRODUÇÃO

 

Os estudos s= obre crowding buscam entender como os consumidores reagem a situações de loja cheia de consumidores (human crowding) e em locais físicos lotados de produtos (spatial crowdi= ng) (Machleit; Eroglu; Mantel, 2000; Blut; Iyer, 2020). No contexto do varejo, = o human crowding se refere à percepç= ão do número de pessoas dentro de uma loja física e às interações entre elas, enquanto o spatial crowding dec= orre de características físicas da loja, como seus produtos, seu espaço disponív= el e sua configuração (Machleit; Kellaris; Eroglu, 1994).

A literatura= acadêmica aponta a atmosfera de loja como uma influência importante sobre o comportam= ento dos consumidores quando dentro do estabelecimento comercial, ainda mais pelo setor varejista cada vez mais competitivo (Turley; Milliman, 2000; Calvo-Porral; Lévy-Mangin, 2021). Por exemplo, o fenômeno crowding tem sido estudado no setor varejista para entender com= o a presença de um número considerável de consumidores em uma loja pode influen= ciar na experiência de um indivíduo durante a sua jornada de compra (Brandão; Parente, 2012; Aguiar; Farias, 2020; Eroglu; Machleit; Neybert, 2022).

Blut e Iyer = (2020) realizaram uma meta-análise em que o estudo dos impactos de vários moderado= res indicaram o human crowding e o = spatial crowding com diferentes ef= eitos dependendo da oferta do varejista, do tipo de varejo, do suporte ao funcionário, do tipo de cliente e do ambiente. Todavia, Rossetti, Yoon e Daziano (2022) ressaltam que ainda não há um consenso sobre como o crowding afeta as empresas (Rosset= ti; Yoon; Daziano, 2022) já que, por um lado, o aumento no tráfego de pessoas d= entro de uma loja pode contribuir para o crescimento nas vendas; por outro, pode prejudicar a experiência do cliente (Blut; Iyer, 2020).

Com a pandem= ia pelo COVID-19, considerada uma das maiores crises sanitárias do mundo (Piccolino, 2023), diversos setores econômicos foram afetados, inclusive o varejista. Devido às medidas impostas pelas autoridades da saúde pública de todas as esferas no Brasil e no mundo, houve limitações nas capacidades de pessoas em lojas, uso obrigatório de máscaras e distanciamento físico entre os consumidores, impe= dindo ou dificultando a muitos destes de entrar em lojas físicas. O resultado não poderia ser outro a não ser o fechamento de 75 mil lojas somente no ano de = 2020 (FECOMÉRCIO, 2021).

Decorridos 3= anos, o cenário epidemiológico melhorou a tal ponto de a Organização Mundial de Saú= de ter decretado o fim do COVID-19 como emergência de saúde pública global (2023).= E os consumidores voltaram a comprar em lojas físicas, aumentando as vendas em 28% no ano de 2023 em comparação a 2022 (Hipartners, 2023). Mesmo com o cre= scimento vertiginoso do e-commerce nos últimos anos, o varejo físico representa 80% = de todas as transações realizadas no Brasil (FOLHA, 2022).

Segundo Erog= lu, Machleit e Neybert (2022), é necessário revisitar os achados encontrados por estudos anteriores, bem como conhecer os impactos do crowding no contexto do varejo no “novo normal”. Diante disso e do cenário “pós-pandêmi= co” atual, esta pesquisa objetivou levantar e analisar as principais publicaçõe= s acadêmicas nacionais e internacionais, indexadas nas principais bases de dados disponíveis, durante os anos de 2020 a 2023, sobre a percepção do human crowding no varejo mundial.

Como contrib= uições, essa revisão abrange estudos empíricos da área acadêmica sobre percepção de crowding, ampliando os conheciment= os na área de marketing e resumindo descobertas úteis para entender o ambiente de varejo e o comportamento do consumidor. Além disso, esse estudo fornece a compreensão de atributos específicos que podem ser usados pelos varejistas = para se diferenciarem dos concorrentes e garantir a sobrevivência no mercado.

 

2 CROWDING NO VAREJO

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Nas últimas décadas, o estudo sobre a percep= ção de crowding cresceu devido aos imp= actos de respostas afetivas e comportamentais de consumidores em situações de loja cheia de pessoas (human crowding) e em locais físicos lotados de produtos (spatial crowding)(Blut;Iyer, 2020; Machleit; Eroglu; Mantel, 2000; Eroglu; Machleit; Chebat, 2005). Stokols (1972) definiu crowding como sendo um estado psicológico que é ativado quando o indivíduo percebe um ambiente apertado, lotado ou superlotado. Porém, a per= cepção de crowding é individual, ou se= ja, a aglomeração pode ser percebida de diferentes maneiras para cada pessoa (Mac= hleit; Eroglu; Mantel, 2000).

Como medida objetiva para o crowding, tem-se as densidades humana e espacial (Mehta, 2013). A primeira está relacionada ao número de outros consumidores no mesmo espaço (Santini et al., 2020); e a segunda se refe= re às características físicas da loja, incluindo o espaço disponível e a configur= ação da loja (Machleit; Kellaris; Eroglu, 1994).

As dimensões humana e espacial podem gerar percepções positivas ou negativas no consumidor a depender do ambiente no q= ual está inserido (Santini et al., = 2020). Em sua meta-análise, Santini et al.= (2020) identificaram que o crowding= estabelece tanto emoções positivas, como negativas nos clientes, mas que a intenção de compra, a satisfação e a fidelidade estão normalmente negativamente correlacionadas com o crowding.=

Eroglu, Machleit e Neybert (2022) afirmam que a quantidade de pessoas e de produtos em um ambiente fís= ico moldam a experiência do cliente. Assim, a tolerância dos consumidores à aglomeraçã= o no varejo pode diferir entre os tipos de estabelecimentos do varejo.

Por fim, Blut Iyer (2020) concluem que as percepções de crowding não são facilmente combatidas por mudanças estratégicas e operacionais realizadas pelos varejistas e que, portanto, es= tes necessitam realizar uma análise detalhada sobre os seus efeitos no varejo, em especial= em momentos em que os consumidores se sentem mais inseguros e com receio de en= trar em uma loja física com aglomeração humana e/ou espacial como durante uma pa= ndemia como a do COVID-19.

              

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

 

Com o intuito de atender o objetivo da pesqu= isa, que foi o de analisar a produção científica, nacional e internacional, em perío= do de pandemia covid-19, sobre a percepção de crowding no varejo, foram realiz= adas uma análise bibliométrica e uma revisão sistemática de estudos acadêmicos publicados entre os anos de 2020 e 2023 em diversas bases de dados. A etapa bibliométrica apresentou “os índices de produção e [da] disseminação do conhecimento científico” (Araújo, 2006, p. 2), enquanto a revisão sistemáti= ca permitiu analisar e descrever as principais contribuições da pesquisa (Fere= nhof; Fernandes, 2016) para a àrea científica, em especial a de marketing.

Nesse sentid= o, artigos acadêmicos foram levantados a partir de seis bases de dados naciona= is e internacionais: SCOPUS, Web of Science, Portal de Periódicos Capes, EBSCO, Spell e Scielo. A seleção destas bases se baseou no fato de que essas bases= incluem as principais revistas e journals da área da administração e marketing do mundo (Santos et al., 2020).

O intervalo = das publicações levantadas foi de janeiro de 2020 a outubro de 2023 e foram utilizadas as seguintes palavras-chave: “crowding” e “retail” em inglês e em portu= guês “aglomeração” e “varejo”. <= span lang=3DPT style=3D'mso-ansi-language:PT'>As palavras-chave foram pesquisada= s nos títulos, nos resumos e nas listas de palavras-chave dos artigos publicados = no período supramencionado.

Foram encont= rados 425 artigos acadêmicos (Estágio I) nas seis bases de dados anteriormente inform= adas. Dos 425, e após a aplicação dos filtros quanto aos anos de 2020 a 2023 (Est= ágio II - 153 artigos encontrados) e o de identificar e excluir artigos repetidos (Estágio III - 84 artigos encontrados), a amostra ficou em 66 estudos para = a realização da última etapa (Estágio IV), que foi a de analisar o título e o resumo dos artigos, classificando-os como aderentes ou não ao propósito desta pesquisa= . Dos 69 artigos, 30 abordavam sobre o cr= owding no varejo off-line e, portanto, estes foram profundamente lidos e revisados. Os demais foram eliminados por, por exemplo, estudarem a aglomer= ação domiciliar, a vulnerabilidade social ou fora do contexto do varejo físico.<= /span>

Finalmente, e baseado no modelo de fluxogram= a do processo de seleção de estudo de Dybå e Dingsøyr (2008), apresentam-se os estágios da pesquisa e seus resultados nos quatro estágios:

 

Figura 1 – Estágios da pesquisa

 

 

 

 

 

 

 

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Estágio I

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Pesquisa em 6 bases de da= dos pelas palavras-chave: "crowding" e "retail&q= uot;

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N=3D 425

 

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Estágio II

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Pesquisa com aplicação de filtro: somente artigos e no período de publicação de 2020-2023

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N=3D 153

 

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Estágio III

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Exclusão dos artigos repetidos

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N=3D 69=

 

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Estágio IV

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Leitura dos títulos e resumos: exclusão daqueles que não se encaixavam no tema

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N=3D 30=

 

 Nota: Adaptado de Dybå e Dingsøyr (2008).

Fonte: Elaborado pelos autores (2023). <= /span>

 

4 RESULTADOS

 

Para melhor compreensão dos resultados, a pe= squisa foi dividida em duas seções: na primeira, com resultados quantitativos referentes à bibliometria realizada no que se refere aos autores com= mais artigos escritos; às revistas com mais publicações sobre o assunto; e aos artigos mais citado; e, na segunda, com uma análise qualitativa= dos achados no que tange às limitações  e sugestões para futuras pesquisas dos 30 estudos.

 

4.1 Resultados quantitativos

Inicialmente= , apresenta-se a produção anual sobre o tema, conforme pode ser visualizado na Figura 2.

 

Figura 2 – Produção científica anual do campo

Fonte: Elaborado pelos autores (2023).

 

Ao analisar a produção científica anual sobr= e o tema crowding no varejo entre o= s anos de 2020 e 2023 (até outubro), é possível verificar o maior número de publicações no ano de 2020, com 15 artigos publicados. Vale lembrar que em = “31 de dezembro de 2019, a Organização Mundial da= Saúde (OMS) foi alertada sobre vários casos de pneumonia na cidade de Wuhan, província de Hubei, na República Popular da China”. Já em “30 de janeiro de 2020, a OMS declarou que o surto do novo coronavírus constitui uma Emergência de Saúde Pública = de Importância Internacional” e, finalmente, em “11 de março de 2020, a COVID-= 19 foi caracterizada pe= la OMS como uma pandemia(OMS, 2023), ou seja, naquele momento, os = surtos de COVID-19 estavam espalhados em vários países e regiões do mundo.

Frente às incertezas e ao medo encarados pela po= pulação mundial, diversos países e regiões começaram a enfrentar o COVID-19 de diferentes maneiras, tais como: implementação de regulamentos de distanciam= ento social, suspensão de eventos, interrupção parcial ou total de atividades, encerramento de instalações não essenciais, suspensão de operações escolare= s, controle da circulação de pessoas e restrição de entrada de cidadãos estrangeiros no país (Moraes, 2020).

Estudos acadêmicos e científicos também foram realizados em 2020, somando 15 apenas em relação ao crowding no vare= jo físico. Uma das justificativas, obviamente, para o número expressivo de art= igos sobre esse tema específico, foi o das restrições ao número de consumidores dentro de uma loja física por causa da gravidade da pandemia e quanto a diferenças da percepção dos consumidores sobre o crowding e de como = essa afetou o comportamento desses indivíduos durante a sua jornada de compra. <= o:p>

Já nos anos seguintes, 2020, 2021 e 2023 (até outubro), o número de publicações diminuiu para 6 em 2021 e 2022 e 4 em 202= 3. Isso reflete a flexibilização nas medidas de distanciamento social e de cir= culação das pessoas (Fia, 2020).

A Tabela 1 apresenta os principais periódico= s nos quais os artigos foram publicados, bem como a classificação dos mesmos segu= indo a métrica divulgada na plataforma Qualis em outubro de 2023 e criada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Tal classificação apresenta do mais elevado, A1; seguido pelo A2, B1, B2, B3, B= 4, B5 e o C de menor qualificação.

 

Tabela 1 – Revistas que mais publicaram sobre o assunto

Fonte

Número de publicações

Journal of Retailing and Consumer Services (A1)

International Journal of Retail and Distribution Management (A1)

Journal of Retailing (A1)

Marketing Intelligence and Planning<= /span> (A1)

Autores

Vínculo Institucional=

Número de publicações=

Marcelo Moll Br= andão

Universidad Zaragoza

Istanbul Technical University

Universidad Zaragoza

University of Illinois Springfield

Universidad Zaragoza

Nota: Os demais autores que fazem parte dos estudos analisados não foram inserido= s na tabela devido a sua participação em um único artigo. No total, 70 autores f= azem parte de alguma publicação.

Fonte: Elaborado pelos autores (2023).

 

Os autores Edvan Cruz Aguiar e Marcelo Moll Brandão publicaram 3 artigos sobre o tema. O autor Edvan Cruz Aguiar, que possuiu 3 artigos publicados, conforme dados do Currículo Lattes, é profess= or e pesquisador da Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Campina Grande (UAAC/UFCG) e desenvolve suas pesqui= sas nas áreas de comportamento do consumidor, marketing de varejo e serviços, social media marketing, marketing analytics e em ensino e pesquisa na administração. Os estudos publicados pelo autor são: “Aglomeração, distanci= amento social e uso de máscara: efeitos na percepção de risco e comportamento de afastamento no varejo”; “Crowding e Perfil do Consumidor: Influência na ima= gem varejista e intenção de compra do consumidor jovem”; e, “Identificar-se com= os outros Consumidores Minimiza o Efeito Crowding? O papel da similaridade percebida”.

Ainda, o autor Marcelo Moll Brandão, que tam= bém possuiu 3 artigos publicados sobre o tema, é professor de marketing da graduação e programa de pós-graduação em administração e, professor colabor= ador do programa de pós-graduação do curso de contabilidade da Universidade Fede= ral do Espírito Santo (UFES). Marcelo realiza suas pesquisas na área de Marketing com temas variados como: comportamento do consumidor (influência de fatores situacionais do ambiente de loja no comportamento e respostas dos consumidores, percepção de crowding em ambientes de serviço, influência dos fatores humanos em ambiente de loja, influência do varejo e serviços oferecidos nos aglomerados varejistas e a percepção de bem estar e qualidade de vida dos moradores da vizinhança) e, fatores de atratividade de polos varejistas e a relação com o desenvolvimento local e estratégia em marketing (mensuração de resultados financeiros e econômicos de marketing, influências das atividades de marketing no valor das empresas, influência da comunicação das atividades de marketing no valor das empresas). =

Os artigos publicados pelo autor Marcelo Moll Brandão compreendem:Ir à loja da esquina não é sair do isolamento? O consumo no varejo da vizin= hança no contexto de pandemia”; “Satisfaction and impulsive buying in the behavior ofresidents and tourists in stores with high human density: the moderating influence of the crowding perception” e, “Leisure or work? Shopping behavior in neighborhood stores in a pandemic context”. Os demais autores compreendem aqueles que publicaram 2 trabalhos sobre o tema.

Em seguida, apresenta-se na Tabela 3 as cita= ções dos artigos no Google Scholar em ordem decrescente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tabela 3 – Artigos mais citados conforme o Google Scholar

Artigo

Número de citações (Google Scholar)=

Consequences of Perceived Crowding: A Meta-Analytical Perspective<= /span>

Crowded and popular: The two sides of the coin affecting theme-park experience, satisfaction, and loyalty

How situational circumstances modify the effects of frontline employees’ competences on customer satisfaction with the store=

A general structural equation model of the emotions and repurchase intention in modern retail

Feeling excluded? Join the crowd: How social exclusion affects approach behavior toward consumer-dense retail environments

How Do Customers Alter Their Basket Composition When They Perceive= the Retail Store to Be Crowded? An Empirical Study

Social distancing in retail: Influence of perceived retail crowding and self-efficacy on employees’ perceived risks

Store disorderliness effect: shoppers' competitive behaviours in a fast-fashion retail store

The influence of human crowding and store messiness on consumer purchase intention– the role of contamination and scarcity perceptions

Crowding in the time of COVID: Effects on rapport and shopping satisfaction

Shopping value and patronage: when satisfaction and crowding Count=

The effect of atmospheric harmony on re-patronage intention among = mall consumers: the mediating role of hedonic value and the moderating role of past experience

Fonte: Elaborado pelos autores (2023). <= /span>

 

Com relação aos artigos mais citados, confor= me número de citações do Google Schola= r, tem-se o artigo “Consequences of Perceived Crowding: A Meta-Analytical Perspective”, com 73 citações. O artigo é de autoria de Markus Blut e Gopalkrishnan R. Iyer e teve como obje= tivo utilizar técnicas meta-analíticas para combinar os resultados de 73 amostra= s e de mais de 19.000 compradores, a fim de resumir e ampliar a compreensão das consequências da aglomeração humana e espacial em lojas de varejo.

O artigo “Crowded and popular: The two sides of the coin affecting theme-park experience, satisfaction, and loyalty” obteve, até o momento, 57 citações. <= /span>Os autores Ady Milman, Asli Da Tasci,Wei Wei desenvolveram o estudo para explo= rar as influências relativas da aglomeração percebida e da popularidade percebi= da nas percepções dos produtos de parques temáticos, que influenciam a satisfa= ção e as intenções comportamentais.

Pode-se destacar também o estudo How situati= onal circumstances modify the effects of frontline employees’ competences on customer satisfaction with the store” de Laura Lúcia Palacios, Raúl Pér= ez López, Yolanda Polo-Redondo que possuiu 51 citações. O artigo objetivou analisar se a eficácia das competências (tarefa e interação) dos funcionári= os da linha de frente, na gestão da satisfação do cliente com a loja, difere dependendo das circunstâncias situacionais, especificamente, do tipo de consulta (consulta vs. atendimento) e da lotação da loja.

O artigo “A general structural equation m= odel of the emotions and repurchase intention in modern retail”, de Megawati Simanjuntak, Hanum Rachmawati Nur, Bagus Sartono e Mohamad Fazli Sabri obte= ve 47 citações. O estudo buscou analisar o efeito = do ambiente e da situação de compra, conforme percebidos pelos compradores do varejo moderno, na percepção da aglomeração, na imagem da loja e nos motivo= s de compra em relação às emoções e à intenção de recompra no contexto de um var= ejo moderno de supermercado.

Ainda o artigo intitulado “Feeling excluded?= Join the crowd: How social exclusion affects approach behavior toward consumer-dense retail environments” apresentou 43 citações. <= span style=3D'mso-bookmark:_Hlk4746433'>Os autores Verônica L. Thomas e Cristina Saenger, propuseram que, devido a uma maior propensão para interpretar ambientes de compras lotados como uma oportunidade para atingir o objetivo de afiliação social, a exclusão social pode influenciar as pessoas a perceberem positivamente os ambientes de vare= jo lotados, resultando em respostas benéficas para o retalhista. Para compreen= der tal proposta, realizou-se a revisão da literatura sobre a natureza evolutiv= a da afiliação social e do crowding no varejo e três estudos para testar a premi= ssa.

Os demais artigos também obtiveram um número significativo de citações e podem ser compreendidos na Tabela 3. É válido observar ainda que, os artigos mais citados (Tabela 3) não compreendem os autores que mais publicaram sobre o tema (Tabela 2), exceto o artigo “How situational circumstances modify the effects of frontline employees’ competences on customer satisfaction with the store” de Laura Lúcia Palacio= s, Raúl Pérez López, Yolanda Polo-Redondo. Nesse sentido, se faz importante analisar os artigos mais citados bem como os autores que publicam sobre o t= ema, para sua maior compreensão.  <= /o:p>

 

4.2 Resultados qualitativos

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A análise qualitativa do trabalho foi realizada por meio de uma revisão sistemática integrativa, identificando os objetivos e principais resultados das pesquis= as, bem como, apresentando sugestões de pesquisas futuras, dividindo as publica= ções pelos anos. O principal objetivo da divisão temporal dos trabalhos analisad= os é permitir aos leitores identificar a chegada de novos tópicos com os passar = dos anos, mudanças de objetivos de determinados temas e a diferença entre os principais resultados obtidos pelos pesquisadores.

 

4.2.1 Publicações de 2020 <= /i>

 

Nesta seção serão apresentados os principais resultados sobre o tema, os objetivos abordados e, por fim, sugestões de pesquisa futuras encontradas. Assim, no = ano em que se declarou a pandemia pelo covid-19 no mundo todo é onde encontra-se mais artigos publicados sobre o assunto.

No Quadro 1, a seguir, é apresentado as publicações do ano de 2020.

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Quadro 1 - Artigos 2020

Artigo

Objetivo

Principais resultados

SIMANJUNTAK, M. et al. =

Analisar o efeito do ambien= te e da situação de compra, na percepção do crowding, na imagem da loja e nos motivos de compra em relação às emoções e à inten= ção de recompra no contexto de um varejo moderno de supermercado.<= /span>

- A percepção de crowding, a imagem da loja e os motivos de compra afetaram positivamente as emoções do cliente;
- O Crowding percebido foi a variável mais influente nas emoções;
- Efeito direto do crowding percebido e da imagem da loja na intenção de recompra;
=

- Compradores de alta densi= dade no varejo tendem a se sentir satisfeitos com o ambiente de compra e a ava= liar positivamente a imagem da loja;

- Uma condição de varejo de alta densidade poderia desencorajar os compradores de terem intenção de recompra;

TRAN, V. D.

Examinar a relação entre percepção de crowding, excita= ção, estresse na satisfação e compra por impulso no varejo no Vietnã.

- Percepção de human crowding e spatial crowding têm influência negativa na satisfação do cli= ente;

-  As reações emocionais têm um impacto positivo nos sentimentos de satisfação dos compradores;

- O estresse está negativam= ente relacionado à satisfação dos clientes.

BLUT, M.; IYER, G. R.

Contribuir para a compreens= ão do crowding percebido em ambi= entes de varejo.

- Human crowding e spat= ial crowding têm impactos diferentes na satisfação do cliente e nas respo= stas comportamentais;

- Spatial crowding tem um impacto negativo nos resultados do cliente, enquanto, Human crowding= tem efeitos positivos.

- Spatial crowding reduz o controle percebido pelos compradores, enquanto human crowding não t= em esse efeito;

- Spatial crowding contribui para a avaliação negativa da loja = e human crowding leva a uma avalia= ção positiva da loja;

- Human crowding e spat= ial crowding apresentam efeitos diferentes dependendo da oferta do vareji= sta (hedónica/utilitária), do tipo de varejo (loja/aglomeração), do apoio dos funcionários (alto/bai= xo), do tipo de cliente (novo /existente) e o ambiente (cooperativo/competitiv= o).

MILMAN, A.; TASCI, A. D. A; WEI, W.

Examinar os efeitos da lotação dos parques temáticos na experiênci= a, satisfação e lealdade dos visitantes dos parques temáticos<= span style=3D'mso-bookmark:_Hlk4746433'>.

- Percepção da crowding tem um efeito negativo = no acesso interno da experiência no parque temático;

- O aspecto do acesso exter= no das experiências em parques temáticos não é influenciado pelo crowding ou pela popularidade, e= este aspecto também não influencia a satisfação;

TRINDADE, J. R. et al. =

Verificar de que maneira a densidade humana e o perfil dos outros consumidores influenciam a imagem do varejista e as intenções de compra do consumidor jovem.

- A densidade humana pode influenciar a imagem de loja, entretanto, ela sozinha não influencia a decisão de compra;

- O perfil dos outros consumidores não exerce efeito sob a imagem de loja e sob a intenção de compra;

 

SANTINI, F. O. et al.<= /p>

Investigar os construtos relacionados à percepção de crowding.

- Percepção de crowding gera muitos sentimentos negativos, alguns sentimentos positivos, valor percebido mínimo, baixa atratividade do ambiente e baixos comportamentos consequentes de curto e longo prazo.

- Amostras e experiências de estudantes tendem a produzir um impacto mais forte na relação entre crowding e satisfação;

- O efeito da percepção de = crowding na satisfação do cliente diferiu de acordo com a influência cultural;

- Não houve influência do t= ipo de densidade (humana vs espac= ial) na relação entre crowding no = varejo e satisfação.

CUONG, P. H.

Determinar os múltiplos fatores que afetam e influenciam os result= ados do varejo através de um estudo de evidências encontradas na indústria varejista do Vietnã.

- A pressa em lojas de vare= jo é mais encontrada quando oferece desconto aos clientes, promoções, fideliza= ção, bônus, dinheiro de volta etc.;

- Os consumidores ficam mais dentro da loja quando encontram um bom ambiente dentro da loja.

THOMAS, V. L.; SAENGER, C.

Analisar como a exclusão so= cial afeta o comportamento de abordagem em ambientes de varejo com muitos consumidores<= /o:p>

- Consumidores socialmente excluídos são mais propensos a escolher um espaço lotado e apresentam mai= ores intenções de navegar e gastar mais dinheiro num varejo lotado.

- Consumidores socialmente excluídos apresentam uma maior motivação de afiliação que aumenta as percepções de crowding, aumen= tando, por sua vez, as intenções de gastar tempo e dinheiro.

LUCIA-PALACIOS, L.; PEREZ-L= OPEZ, R.; POLO-REDONDO, Y.

Investigar se os efeitos das competências dos funcionários da linha de frente na satisfação do cliente= com a loja não são estáveis, mas dependem de circunstâncias situacionais, com foco no papel do tipo de consulta e do crowding.<= /span>

- O efeito da competência de tarefa dos funcionários da linha de frente na satisfação do cliente aumen= ta quando a loja está lotada;

 

BANDYOPADHYAY, N.

Desenvolver e validar empiricamente um modelo para investigar o pa= pel da percepção de crowding e da navegação na loja na compra por impulso.

- A relação entre human crowding e outras variávei= s = ​​no modelo nã= o f= oi apoiada;

 - Spatial crowding teve um impacto negativo significativo na compra por impulso= .

AGUIAR, E. C.; FARIAS, S. A= .

investigou-se de que modo a=

similaridade percebida mode= ra a direção dos efeitos da densidade humana sobre a percepção de crowding, bem como da percepção de crowding sobre a satisfação do consumidor=

- A similaridade percebida contribui para que o efeito negativo do crowding seja mitigado;

- A similaridade percebida mitiga o impacto da densidade humana sobre a percepção de crowding, assim como o efeito da percepção de crowding sobre a satisfação do consumidor;

 

SANTOS, G. M. et al. =

testar a influência da percepção de crowding em rela= ção à compra impulsiva, a satisfação dos clientes o valor utilitário e hedônico, comparando o comportamento de moradores e turistas na cidade de Caraguata= tuba – SP/Brasil.

-  Turistas de modo geral não sofrem influência do crowding no amb= iente de loja de forma significativa;

- Os moradores locais demon= stram desconforto diante do crowding.

MOHARANA, T. R.; PRADHAN, D= .

Comparar dois modelos concorrentes que denotam duas dimensões (hedônica e utilitária) e três dimensões (hedônica, utilitária e social) = do construto “valor” e investigar sua influência relativa na satisfação, intenção futura de clientelismo (FPI) e boca-a-boca (WoM) num contexto de hipermercado e se essas relações dependem do gênero e da percepção dos compradores sobre o crowding = no varejo.

- A satisfação medeia o imp= acto do valor da compra na intenção futura de clientelismo (FPI) e boca-a-boca (WoM);

- O modelo que inclui valor utilitário, hedônico e social explica maior variância na satisfação e na = WoM do que a evidenciada no modelo alternativo= que compreende valores utilitários e hedônicos;

- O gênero dos compradores = e a percepção de crowding no vare= jo moderam a influência do valor da compra na satisfação.

COSKUN, M.; GUPTA, S.; BURNAZ, S.

Compreender o efeito da bagunça nas lojas e da human crowding nos comportamentos competitivos dos compradore= s, no acúmulo e na ocultação nas lojas, através do efeito mediador da escass= ez percebida e da concorrência percebida.

- A bagunça das lojas e human crowding levam à percepção= de escassez e concorrência;

- Quando consumidores exper= imentam o human crowding na loja, sen= tem que os produtos irão desaparecer imediatamente, por isso têm tendência a acumulá-los.

AFAQ, Z.; GULZAR, A.; AZIZ,= S.

Avaliar os papéis da harmonia atmosférica, do human crowding e da busca de sensações em relação ao valor hedônico para determinar a intenção de re-patrocínio entre os consumidore= s de shopping centers.

- A harmonia atmosférica e = o human crowding causam impactos positivos e adversos, respectivamente, no valor hedônico;

-  O valor hedônico exibiu um papel medi= ador nas relações da intenção de re-patrocínio com a harmonia atmosférica e o = human crowding;

 

Fonte: Elaborado pelos autores (2023).

 

Nesse ano destaca-se o estudo das seguintes dimensõe= s: human crowding vs spatial crowding, emoções (negativas e positivas), satisfação, controle percebido, valor hedônico, intenção de recompra, avaliação da loja, influência cultural, compra por impulso, percepção de escassez. Portanto, os estudos voltaram aos efeitos da percepção de crowding às emoções do cliente e o impacto na avaliação da loja, percepção de human crowding vs spatial crowding na satisfação = do cliente, bem como, nos impactos a avaliação da loja, no controle percebido = e na compra por impulso. Vale ressaltar que neste ano não houve nenhum artigo co= m os objetivos voltados a pandemia.

 

4.2.2 Publicações de 2021

 

Passado um ano do início da pandemia, as restrições de mobilidade diminuíram, flexibilizando a circulação das pessoas. No Quadro 2 são apresenta= das as publicações sobre a tema no ano de 2021.

 

Quadro 2 - Publicações 2021

Artigos

Objetivos

Principais resultados

LUCIA-PALACIOS, L.; PÉREZ-L= ÓPEZ, R.; POLO-REDONDO, Y.

Examinar os efeitos da desconfirmação das expectativas do crowding e acessibilidade do shopping, no estresse e em dois resultados de marketi= ng, satisfação e pontuação do promotor.

- Stress influencia indiretamente a pontuação do promotor do cliente através da satisfação, enquanto a desconfirmação das expectativas influencia diretamente e indiretamente.

CALVO-PORRAL, C.; LÉVY-MANG= IN, J.

Examinar a influência do ambiente da loja nas compras hedônicas e utilitárias.

- Os clientes percebem de f= orma diferente a atmosfera da loja nas compras utilitárias e nas compras hedôn= icas;

- A satisfação do cliente é impulsionada pelo ambiente interno e pela disposição das mercadorias em contextos de compras hedónicos;  =

- O ambiente externo e o la= yout das mercadorias são os principais sinais atmosféricos nas compras utilitárias;

- O crowding das lojas não influencia a satisfação dos clientes;<= o:p>

AYDINLI, A. et al. =

Como a percepção do crowding percebido influencia a composição do carrinho de compras de um consumidor, particularmente em te= rmos de escolha de produto e marca.

- As percepções de crowding alteram a composição do carrinho de compras de um consumidor, nomeadamente o tipo de produtos e marcas que compram;

- Os consumidores, que experimentam o crowding duran= te as compras, compram produtos relativamente mais ricos em afeto (hedônicos) e relativamente mais marcas nacionais.

BRANDÃO, M. M. et al. =

Investigar a relação entre ambiente de loja e intenção de recompra durante um contexto de crise sanitária em varejo de vizinhança.

- O ambiente de loja confortável, limpo e espaçoso gera uma menor sensação de risco de contaminação, maior sensação de controle e imagem mais positiva da loja q= ue culminam na maior probabilidade de retorno do cliente;<= /span>

- Possível alteração de característica do momento de compra, no sentido de as compras de conveniê= ncia em varejos de vizinhança, mesmo que funcionais, passarem a englobar aspec= tos hedônicos.

CHANG, T.=

Explorar a influência da percepção de croeding no vare= jo e da autoeficácia em relação ao risco percebido dos funcionários do setor varejista em termos de distanciamento social prático.

- A percepção de crowding no varejo tem impacto positivo em diferentes níveis de risco, enquanto a autoeficácia tem um significado negativo direto;

- O risco físico, psicológi= co e econômico são os principais fatores de risco que os funcionários podem enfrentar à medida que as empresas continuam a implementar a gestão da distância social.

GUPTA, S.; COSKUN, M.<= /o:p>

Explorar como os sinais ambientais da loja – human crowdi= ng e bagunça da loja influenciam a intenção de compra do consumidor em dois tipos de produtos (ingeríveis e não ingeríveis).=

- Para produtos ingeridos (= por exemplo, ovos), ambientes de armazenamento lotados e bagunçados sinalizam contaminação e levam à diminuição da intenção de compra;

- Para produtos não ingerid= os (por exemplo, detergente líquido), são observadas inferências de contamin= ação para a bagunça da loja, mas não para o human crowding;

- Na categoria de produtos ingeríveis, a percepção da escassez pode mitigar o efeito negativo da contaminação na intenção de compra.

Fonte: Elaborado pelos autores (2023).

 

Com um menor número de publicações comparado ao ano = de 2020, nesse ano destaca-se o estudo das seguintes dimensões: satisfação dos clientes, composição do carrinho de compra de um consumidor, aspectos hedônicos, intenção de compra e percepção de escassez. Foi ao menos uma vez atrelado o estudo do tema a situações da pandemia, como por exemplo, a contaminação em ambiente lotados e bagunçados que levam a diminuição na intenção de compra.

 

4.2.3 Publicações de 2022

 

Em 2022, diante da melhora no cenário epidemiológico do COVID-19, pode-se expa= ndir os conhecimentos com novas relações do crowding e varejo atrelado a pandemi= a, como é apresentado no Quadro 3.

 

Quadro 3 - Publicações 2022

Artigos

Objetivos

Principais resultados

EROGLU, S.A.; MACHLEIT, K. A.; NEYBERT, E. G.

Expandir o conhecimento descobrindo novas relação e reaplicando algumas das descobertas críticas anteriormente demonstradas no contexto pré-pandemia.

- Níveis mais elevados de human crowding resultam em nívei= s mais baixos de satisfação de compra.

 

SINGH, G. et al.

Investigar o impacto do crowding em pontos de venda de alimentos na disposição dos clientes em utilizar a entrega de alimentos p= or drones.

- O crowding está positivamente associado à tendência de afastame= nto social e à ameaça de mortalidade;

- A vulnerabilidade percebi= da e a gravidade percebida atuam como moderadores para fortalecer a associação positiva do crowding com a am= eaça de mortalidade e a tendência de afastamento social.

TAKANORI, S.

Revisar estudos sobre perce= pção de crowding realizados em pes= quisas de marketing na última década.

- Estudos sobre a percepção= de crowding foram estendidos da pes= quisa de comportamento na loja para o processamento de informações do consumido= r e a tomada de decisões.

SANTINI, F. O. et al. =

Compreender os processos subjacentes que impulsionam o efeito e explora potenciais moderadores que podem mitigar os efeitos negativos na satisfação do consumidor.

- As necessidades sociais, a similaridade das multidões, as expectativas das multidões e a prevenção da incerteza atenuam os efeitos negativos do crowding no varejo sobre a satisfação.

PUIG, L. M.; KORNEVA, E.; CHANDRASEKERA, T.

Fornecer uma metodologia empírica que possa ajudar a avaliar propostas de design de interiores.

- Layouts interiores lineares, em comparação com os curvilíneos, aumentaram o Perceived Retail Cro= wding (PRC) e a carga cognitiva (CL), afetando negativamente a satisfação de compra.<= o:p>

Fonte: Elaborado pelos autores (2023).

 

Nesse ano as pesquisas giraram em torno de variáveis= como: satisfação de compra, afastamento social, ameaça de mortalidade e vulnerabilidade percebida. Notou-se primeiras publicações envolvendo pesqui= sas durante a pandemia.<= /p>

 <= /o:p>

4.2.4 Publicações de 2023

 

No ano de 2023 foi decretado fim da emergência sanitária global de Covid-19 (OMS,2023) e com isso estudos pós-pandemia poderiam sur= gir. Para todo o caso, a coleta dos dados foi realizada no final de outubro de 2= 023, podendo haver até o final do ano mais publicações acerca do tema. No Quadro 4 é apresentado as publicações no ano de 2023.

 

Quadro 4 – Publicações 2023

Artigos

Objetivos

Principais resultados

AGUIAR, E. C.; TRINDADE, J.= R.; POLICARPO, M. C.

Verificar o impacto da densidade humana, do uso de máscara e do distanciamento social nas percep= ções de risco e comportamentos de compra do consumidor em ambiente varejista s= upermercadista.

- Densidade humana, distânc= ia interpessoal e uso de máscara influenciam as respostas do consumidor em ambiente varejista;

- Crowding tem sido considerado um antecedente de respostas negativas;

- Percepção de risco e comportamento de afastamento corresponderam às variáveis dependentes que foram impactadas pelo ambiente varejista aglomerado;

NATH, A. K.; SAHA, P.; MEI, X. Y.

Propor uma extensão da conceituação original de Bitner, incluindo restrições físicas e sociais induzidas pela pandemia no cenário de serviços na forma de crowding, percepção de risco do consumidor durante a crise e seu impacto nas mudanças comportamentais de consumidores e funcionários nos setores de varejo e hotelaria.=

- Propõe o crowding como um construto independente da fisicalidade do cenário de serviços e propõe medidas relevantes para verificação empírica= .

PHILLIPS, M.; VREDENBURG, J= .

Exploram o processo subjace= nte e mostrar quando as condições ambientais, como o human crowding, diluem os efeitos positivos do teatro de higi= ene.

- Efeito positivo e direto = da visibilidade da higiene nas respostas de abordagem, devido à redução do r= isco percebido e ao aumento do conforto psicológico.<= /p>

- Este efeito positivo é diluído quando o crowding no ambiente de varejo é alta.

MOLL-BRANDÃO, M. et al. =

Compreender as avaliações d= os clientes sobre lojas de bairro durante a pandemia de COVID-19 através da influência de fatores ambientais na loja na intenção de clientelismo.

- O spatial crowding de alta percepção influencia negativamente as percepções de valor da experiência de compra;

- O human crowding influencia as intenções de clientelismo atravé= s do aumento do valor hedônico percebido;

Fonte: Elaborado pelos autores (2023).

 

Destaca-se nesse período pesquisas voltadas a higien= e, percepção de risco durante a crise, avaliações dos clientes perante durante= a pandemia, todos artigos voltados de alguma maneira para o tema da pandemia covid-19, diretamente ou indiretamente. As medições, portanto, foram: perce= pção de valor, valor hedônico percebido, redução de risco percebido e comportame= nto de afastamento.

 <= /o:p>

4.2.5 Sugestões de pesquisas futuras dos artigos publicados entre 2020 e 2023.

 

Com o propósito de orientar pesquisadores interessados em aprofundar seus estud= os no tema, o Quadro 5 apresenta as principais lacunas para pesquisas futuras<= /span>. No Quadro 5 são apresentadas as principais lacunas para pesquisas futuras sobr= e crowding no varejo.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quadro 5 – Principais lacunas para pesqu= isas futuras de publicações no período de 2020 a 2023

Tema

Sugestões de Pesquisas futuras segundo os autores com artigos publicados entre 2020 e 2023

IMPACTO DO CROWDING NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

- Investigar o impacto do human crowding em vários tipos de lojas, em diferentes contextos de compras, bem como, em elementos de cara= cterísticas que não foi concentrado no presente trabalho e podem interagir durante as viagens de compras (TRAN, 2020);

- Mais moderadores devem ser examinados, e testados, como orientação ao risco do comprador ou complexi= dade de tarefa de compra (BLUT; IYER, 2020).

- Investigar moderadores de ordem contextual e mais abrangentes associados ao crowding (SANTINI et = al., 2020);

- Explorar outras condições= sob as quais os consumidores socialmente excluídos poderão não considerar desejáveis ​​amb= ientes varejistas com grande densidade de consumo (THOMAR; SAENGER, 2020);<= /o:p>

- Considerar fatores situacionais adicionais, como objetivos de compra ou complexidade do prod= uto (LUCIA-PALACIOS; PEREZ-LOPEZ; POLO-REDONDO, 2020);

-  Explorar o impacto moderador da expec= tativa de crowding em um determinado ambiente (BANDYOPADHYAY, 2020);

- Compreensão mais ampla do papel da percepção de crowding na compra por impulso (BANDYOPADHYAY, 2020);

- Considerar novas variávei= s = ​​que pode ajudar a explicar as diferentes reações dos residentes e dos turistas à densidade humana (SANTOS et al., 2020);=

- Explorar estratégias de enfrentamento do estresse causado pela percepção de crowding, como um cop= ing (SANTOS et al., 2020);

- Investigar os efeitos moderadores da demografia dos consumidores (idade, rendimento, sexo) com o tempo passado dentro da loja, distância percorrida pelos consumidores e percepção de crowding moderado (MOHARANA; PRADHAN, 2020);

- Realizar uma análise multinível para testar empiricamente os efeitos da harmonia atmosférica e= de crowding em outros setores de serviços, como bancos, salão de beleza, turismo (AFAQ; GULZAR; AZIZ, 2020= );

- Pesquisar outras respostas emocionais dos clientes, tanto negativas como positivas, tais como prazer, raiva ou frustração (LUCIA-PALACIOS; PÉREZ-LÓPEZ; POLO-REDONDO, 2021);

- Analisar o efeito moderad= or de alguns aspectos situacionais, como o dia da visita ao shopping, ou de características individuais, como os objetivos do cliente (LUCIA-PALACIOS; PÉREZ-LÓPEZ; POLO-REDONDO, 2021);

- Avaliaram apenas uma loja especializada e um descontador, estendendo a pesquisa para outras lojas (CALVO-PORRAL; LÉVY-MANGIN, 2021).

- Investigar o que poderia estar causando a diferença entre as descobertas do presente estudo e das anteriores (AYDINLI, 2021).

- Considerar a interferênci= a de outros fatores emocionais para compreender o efeito moderador desse const= ruto diante de diferentes percepções de risco (CHANG, 2021);

- Analisar pontos de vista abrangentes dependendo de diferentes teorias (CHANG, 2021);

- Investigar como o crowding pode afetar as atividad= es de compras na loja (EROGLU; MACHLEIT; NEYBERT, 2022);

- Reexaminar os conheciment= os estabelecidos, tendo em conta as mudanças em evolução abra novos caminhos= de investigação e apoie estratégias para a saúde pública e a gestão do varejo face às ameaças atuais e potenciais em todo o mundo (EROGLU; MACHLEIT; NEYBERT, 2022);   

- Explorar o papel do contr= ole percebido na relação entre crowdi= ng e rapport porque o controle é pertinente para ambos (EROGLU; MACHLEIT; NEYBERT, 2022);

- Explorar a percepção de crowding percebida através das e= tapas da tomada de decisão de compra (TAKANORI, 2022);

- Compreender melhor a rela= ção entre a crowding no varejo e = os resultados das empresas (por exemplo, lealdade, propaganda boca a boca e desempenho financeiro) (SANTINI e= t al., 2021);

- Como diferentes tipos de produtos e a exposição desses produtos pode afetar a Perceived Retail Crowding (PUIG; KORNEVA; CHANDRASEKERA, 2022= );

- Novos experimentos onde o gênero seja a variável moderadora, além da investigação do fenômeno em ou= tros ambientes de serviços, onde o risco percebido possa ser ainda mais determinante, como restaurantes (AGUIAR; TRINDADE; POLICARPO, 2023);=

- Certificar se o tipo da presença social (ex.: familiares e amigos vs. outros consumidores) moderam seu efeito (AGUIAR; TRINDADE; POLICARPO, 202= 3);

- Examinar se os comportame= ntos de abordagem dos clientes se baseiam na presença de sinais de higiene (ou seja, confirmação de expectativas) ou se a insatisfação se baseia na ausê= ncia de sinais de higiene (ou seja, desconfirmação de expectativas) (PHILLIPS; VERDENBURG, 2023);

CROWDING EM CONTEXTO ON-LINE

- Realizar uma meta-análise para investigar a percepção de crowding num contexto on-line (SANTINI et al., 2020);<= /o:p>

- Investigar daqui em diante a integração entre as duas dimensões do varejo (off-line= e on-line), denominado Omni-channel Retailing (AGUIAR; FARIAS, 2020);

- Examinar possíveis diferenças nos contextos on-line e off-line (SANTINI et = al., 2021);

HUM= AN CROWDING VS SPATIAL CROWDING

- Examinar a relação entre densidade social e espacial e os = dois tipos de crowding (BLUT; IYER, 2020);

- Comparar as diferenças entre as avaliações afetivas e cognitivas do apinhamento humano e espacial (BLUT; IYER, 2020);

- Investigar a orientação motivacional como situacional e ta= mbém como traço pessoal, uma vez que, podem influenciar o efeito do human crowding ou da bagunça das= lojas na percepção de escassez e competição (COSKUN; GUPTA, BURNAZ, 2020);=

- Realizar uma meta-análise que compare os efeitos independe= ntes do apinhamento social e espacial (SANTINI et al., 2020);

CROWDING E COVID-19

- Direcionar análises da influência do fenômeno de Crowding na intenção de compra em tempos de pandemia do Covid= -19 (TRINDADE et al., 2020);=

- Como as mudanças do crowding das lojas na era pós-COVID-19 impactam a composição dos carrinhos de comp= ras (AYDINLI, 2021);

- Aplicar esse estudo em mercados emergentes e que lidam com= a pandemia do coronavírus de maneira diferente do Brasil (BRANDÃO et al., 2021).=

- Analisar as possíveis consequências dessa continuidade na realidade nacional (BRANDÃO et al= ., 2021).

- Investigar maneiras de reduzir os impactos negativos no va= rejo a longo prazo, proporcionando soluções para o marketing em meio a crises sanitárias (BRANDÃO et al., 2= 021).

- Realizar um experimento de campo para obter respostas mais generalizáveis = ​​sobre a contamina<= span style=3D'mso-bookmark:_Hlk4746433'>ç= ão percebida pelos entrevistados em uma = loja de varejo (GUPTA; COSKUN, 2021);

- Examinar o efeito da contaminação percebida no tempo gasto= na loja ou na intenção de revisitar (GUPTA; COSKUN, 2021).=

- É essencial testar este estudo em outros mercados, incluin= do aqueles que abordam a pandemia do coronavírus de forma diferente do Brasil (MOLL-BRANDÃO, 2023).

- A identificação e concretização de diferentes tipos de ris= cos percebidos no âmbito da COVID-19 proporcionam implicações de marketing críticas e úteis (NATH; SAHA; MEI, 2023).

CROWDING E INFERÊNCIAS CULTURAIS

- Testar se as descobertas seriam generalizadas para diferen= tes contextos de varejo em diferentes culturas e sociedades (AYDINLI, 2021);<= o:p>

- Mais estudos para confirmar se a experiência pode ser apli= cada a outras lojas ou países ou em regiões interculturais (CHANG, 2021);=

EFE= ITOS DO CROWDING=

- Examinar o efeito do crowding em lojas na satisfação do cliente com estímulos de marketing específicos, como música ambiente, design da loja, persuasão dos vendedores e quiosque= s de auto-pagamento (SANTINI et al= ., 2021);

- Considerar a situação de compra (pressão do tempo; compra própria ou compra de presentes) para avançar na compreensão dos efeitos positivos ou negativos do crowdin= g no varejo na satisfação do cliente (SANTINI et al., 2021);

- Comparar contextos de varejo (por exemplo, loja/marca popu= lar vs. sofisticada; loja/marca promocional vs. loja/marca não promocional) para obter uma compreensão aprofundada dos efeitos de crowding no varejo (SANTINI et al., 2021);=

MÉT= ODOS DE PESQUISA PARA O CROWDING

 

- Realizar a pesquisa no local onde visitantes vivenciam o crowding do parque temático e as experiências com os produtos (MILMAN; TASCI; WEI, 2020);

- Incorporar tecnologia e inteligência artificial, como a realidade virtual no ambiente do shopping (AFAQ; GULZAR; AZIZ, 2020);

- Usar o desenho de pesquisa experimental em diferentes níve= is de crowding para fazer inferê= ncias sobre as relações entre crowding<= /i> e resultados potenciais em um ambiente mais controlado (MILMAN; TASCI; WEI, 2020);

- Replicação do estudo modificando os sujeitos da pesquisa p= ara pessoas de idade mais avançada (TRINDADE et al., 2020);

- Análises baseadas em dados longitudinais poderão oferecer implicações novas e interessantes (LUCIA-PALACIOS; PEREZ-LOPEZ; POLO-REDO= NDO, 2020);

- Empregar estudos longitudinais seriam úteis, especialmente tendo em conta a atual pandemia (SANTINI et al., 2021);

<= span style=3D'mso-bookmark:_Hlk4746433'>- Estudos qualitativos também ajudariam= a explicar algumas conclusões conflitantes que surgiram na pesquisa (por exemplo, pressão de tempo) (SANTINI et al., 2021);

- Adoção de desenhos longitudinais ou experimentais. (SINGH = et al., 2022);=

- Adotar a abordagem de métodos mistos (qualitativos e quantitativos) para obter insights adicionais (SINGH et al., 2022);

Fonte: Elaborado pelos autores (2023).

 

A sugestão d= os estudos futuros fora dividida em sete temas: impacto do Crowding no comportamento do Consumidor, crowding em contexto on-line, human crowding vs spatial crowding, c= rowding e covid-19, métodos de pesquisa para crowding, crowding e inferências culturai= s, efeitos do crowding.=

Em impactos = do crowding no comportamento do consumidor encontramos mediações como: viagens= de compras, tarefa de compra, objetivos de compra, complexidade do produto, co= mpra por impulso, decisão de compra, respostas emocionais, percepção de risco, controle percebido, relação com as empresas (lealdade, propaganda boa a boc= a, desempenho financeiro. Já, em se tratando do crowding em contexto on= -line, apresentado como sugestão de pesquisa futura em três artigos, foi relatado a investigação da percepção de crowdi= ng no ambiente on-line, também faz= endo uma integração e/ou diferenciação entre as duas dimensões do on-line e off-line.

Com relação = ao human crowding va spatial crowing,= foi previsto a comparação das diferenças entre as avaliações afetivas e cogniti= vas do consumidor, bem como o exame dessa relação entre as densidade social e espacial. Outrora, foi apresent= ado sugestões com relação a pandemia Covid-19 com destaque a pós-pandemia com mediações: a intenção de compra, composição dos carrinhos de compras, contaminação percebida e riscos percebidos. Além disso, aplicar estudos em diferentes países, congruente ao tema de inferências culturais, que se suge= re novas descobertas em contexto de varejo em diferentes culturas e sociedade.=

Por fim, des= tacaram-se estudos futuros nos efeitos positivos ou negativos do crowding em contextos de varejo e foi sugerido a realização de diferentes metodologias para pesquisas de crowding, são elas: realização da pesquisa no local onde ocorre o crowding, utilização da realidade virtual, pesquisas experiment= ais em diferentes níveis de crowding, <= /i>bem como, estudos longitudinais, abordando métodos mistos de análise (qualitati= vo e quantitativo).

 <= /o:p>

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 <= /o:p>

 <= /o:p>

 

 

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS=

 <= /o:p>

Ao analisar 30 ar= tigos, no horizonte temporal de 2020 a 2023 sobre o tema crowding no varejo, foi possível notar o maior número de publicações foi no ano de 2020, com 15 artigos publicados constatando que c= om a pandemia houve maior interesse em publicação sobre o assunto. Também, const= atou-se que os dois autores com mais publicações eram brasileiros, da Universidade Federal de Campina Grande e da Universidade Federal do Espírito Santo. A revista que se teve mais publicação sobre o assunto é uma A1 de acordo com o Qualis Capes, Journal of Retailing = and Consumer Services), e o artigo que apresenta maior citação no google fo= i “Consequences of Perceived Crowding: A Meta-Analytical Perspective”, com 73 citações, de autoria de Markus Blu= t e Gopalkrishnan R. Iyer.

Também, pode-se apresentar nos estudos qualitativos, mediações que percorreram ao longo dos= anos e outras que surgiram nesse período. Estudos voltados a pandemia intensific= aram a partir de 2022, sendo que, em 2023 todos os artigos publicados tinham rel= ação com a situação da pandemia covid-19.  

Em se tratando das limitações da pesquisa, a amostra ficou restrita a seis bases de dados e não abrangeu toda a literatura existente sobre o tema.  Além disso, foram analisados somente ar= tigos de revistas acadêmicas e nos últimos três anos. A pesquisa não cobriu a produção científica desde o seu início na década de 1972, em que, o crowding começou a ser investigado= por Stokols (VASKE; SHELBY, 2008) devido o objetivo proposto de analisar o perí= odo de pandemia pelo covid-19. Há uma quantidade significativa de artigos sendo publicados recentemente sobre o assunto e assim, a pesquisa pode contribuir= com estes e fornecer orientações para investigações futuras.<= /span>

 =

REFERÊNCIAS

 

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BRANDÃO, M. M.; PARENTE, J.<= span style=3D'mso-spacerun:yes'>  Brasileiro Gosta de “muvuca”?  Impacto da Densidade Humana no Comporta= mento de Compra. RAE – Revista de Administração de Empresa, v. 52, n. 6, p. 613-627, 2012.

 

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Análise bibliométrica e revi= são sistemática dos estudos sobre crowding no varejo em tempos de pandemia

COVID-19

Mariane Rubin Deutschmann; Martin de La Martinière Petroll; Julia Tontini

IS= SN 2237-4558    Navus    Florianópolis    SC    v. 13 • p. 01-25 • jan./dez. 2023

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ISSN 2237-4558    Navus  •  Florianópolis  •  SC    v.9    n.2    p. XX-XX    <= /span>abr./jun. 2019

 

 

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