Análise bibliométrica e revisão sistemática dos estudos sobre crowding no varejo em tempos de pandemia COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.v13.1818Resumo
Objetivo: O presente artigo busca analisar a produção científica, nacional e internacional, no período de pandemia pelo COVID-19 entre os anos de 2020 e 2023 sobre a percepção de crowding no varejo. Métodos: A pesquisa constituiu de duas estratégias metodológicas, a bibliométrica e a revisão sistemática, em seis bases de dados: SCOPUS, Web of Science, Portal de Periódicos Capes, EBSCO, Spell e Scielo. Resultados: Foram analisados 30 artigos, dos quais a maioria (15) foi publicada no ano de 2020. Também foi encontrado dois autores com mais artigos escritos (Edvan Cruz Aguiar e Marcelo Moll Brandão), a revista com mais publicações sobre o assunto (Journal of Retailing and Consumer Services), bem como o artigo mais citado(Consequences of Perceived Crowding: A Meta-Analytical Perspective. Em seguida, são apresentados os resultados encontrados nos 30 artigos, suas limitações e sugestões para futuras pesquisas. Com isso, apresentam-se as lacunas teóricas com o intuito de servirem de sustentação para pesquisadores estabelecerem suas questões de pesquisa em artigos a serem escritos sobre a percepção de crowding no varejo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Mariane Rubin Deutschmann, Martin de La Martiniere Petroll, Julia Tontini
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.