Análise bibliométrica e revisão sistemática dos estudos sobre crowding no varejo em tempos de pandemia COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.v13.1818

Resumo

Objetivo: O presente artigo busca analisar a produção científica, nacional e internacional, no período de pandemia pelo COVID-19 entre os anos de 2020 e 2023 sobre a percepção de crowding no varejo. Métodos: A pesquisa constituiu de duas estratégias metodológicas, a bibliométrica e a revisão sistemática, em seis bases de dados: SCOPUS, Web of Science, Portal de Periódicos Capes, EBSCO, Spell e Scielo. Resultados: Foram analisados 30 artigos, dos quais a maioria (15) foi publicada no ano de 2020. Também foi encontrado dois autores com mais artigos escritos (Edvan Cruz Aguiar e Marcelo Moll Brandão), a revista com mais publicações sobre o assunto (Journal of Retailing and Consumer Services), bem como o artigo mais citado(Consequences of Perceived Crowding: A Meta-Analytical Perspective. Em seguida, são apresentados os resultados encontrados nos 30 artigos, suas limitações e sugestões para futuras pesquisas. Com isso, apresentam-se as lacunas teóricas com o intuito de servirem de sustentação para pesquisadores estabelecerem suas questões de pesquisa em artigos a serem escritos sobre a percepção de crowding no varejo.

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Biografia do Autor

Mariane Rubin Deutschmann, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Martin de La Martiniere Petroll, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Julia Tontini, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Artigos