A gestão democrática no ensino: elementos para pensar o gestor escolar
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.v13.1817Resumo
Pensar o gestor escolar dentro do contexto da gestão democrática presente na Constituição Federal de 1988 e na LDBEN/1996 eleva o desafio em refletir a organização do ensino. Este artigo se propôs a apresentar o movimento da gestão democrática presente nas leis supracitadas em três diferentes contextos escolares. Para isto, foram apresentados elementos para a compreensão histórica do tema; se identificou a gestão democrática do ensino nas leis federais; e, por fim, a partir de três pesquisas, tentativas para a realização da gestão democrática em espaços escolares nos tempos atuais foram apresentadas. A pesquisa bibliográfica se deteve, sobretudo, nos estudos propostos por Peres (2016), Santos (2013) e Nascimento (2013), que abordam questões referentes ao movimento da gestão democrática em diferentes contextos e os desafios do gestor escolar. As conclusões das pesquisas conduzem a alguns pontos em comum. Ainda que em contextos diferentes, a jovem democracia brasileira e o impacto dela em uma cultura pouco nutrida de participação são questões presentes nas três pesquisas. Soma-se a isso às desigualdades sociais, estas que, por sua vez, seguem atreladas às desigualdades de rendas. Como pensar em práticas para desenvolvimento da gestão democrática quando as necessidades primárias não são atendidas? A pesquisa de Nascimento (2013) alerta para a tendência em se invisibilizar uma prática democrática em contextos de vulnerabilidade social.
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