Modelo multicritério de apoio à definição do nível alvo da maturidade da ouvidoria de uma instituição de ensino pública federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.v13.1815

Resumo

O estudo objetivou propor um modelo multicritério para apoiar a gestão do Instituto Federal do Paraná, na definição do seu nível alvo de maturidade em ouvidoria pública. Para isso, foi realizada uma pesquisa descritiva, que utilizou a metodologia de análise multicritério de apoio à decisão como instrumento de intervenção para a coleta dos dados, que, por sua vez, foram analisados por meio de uma abordagem mista. Dentre os resultados encontrados por meio da aplicação do modelo proposto, destacam-se: a mensuração do status quo da maturidade em ouvidoria pública da instituição, cujo diagnóstico totalizou -74 pontos; a evidenciação de que 19 dos 47 critérios avaliados, estavam aquém das expectativas dos gestores; e que o modelo apoiou os gestores na definição do nível alvo de maturidade em ouvidoria pública da instituição, projetado para alcançar 45 pontos. Por fim, a metodologia de análise multicritério de apoio à decisão provou ser viável para apoiar os gestores na tomada de decisão, mostrando ser uma metodologia sustentável capaz de promover o fortalecimento da gestão pública.

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Biografia do Autor

Luciane Fatima Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná

Mestra em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Técnica administrativa em educação no Campus Foz do Iguaçu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPR).

Carlos Henrique Zanelato Pantaleão, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Santa Catarina (UFSC), Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Uberlândia (UFU), Especialista em Engenharia de Segurabnça do Trabalho pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Docente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Artigos