Divulgação Ambiental, Social, Governança (ESG) e as Políticas de Dividendos de Empresas Brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.v13.1812

Resumo

Esta pesquisa objetivou analisar os efeitos da divulgação ambiental, social e de governança (ESG) nas políticas de dividendos de empresas brasileiras. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva, documental e com abordagem quantitativa (Regressão Linear Múltipla e Logística), no período de 2015 a 2020 com uma amostra de 104 empresas. Os resultados revelaram que a divulgação ESG, ambiental, social e de governança contribuem para com a estabilidade no pagamento de dividendos efetuados pelas empresas brasileiras de um ano para o outro. Estes resultados sugerem que as empresas com maior divulgação ESG, apresentam um pagamento de dividendos mais estável. Em relação aos efeitos da divulgação ESG no pagamento de dividendos, os achados revelaram que maiores investimentos em ESG geral e seus pilares, fazem com que as empresas distribuem dividendos aos acionistas. No que tange o valor dos dividendos pagos, apenas o pilar de governança corporativa potencializa esta variável. Diante destes resultados, concluiu-se que as empresas com divulgação ESG mais alta, revelam melhor alinhamento de longo prazo com acionistas e partes interessadas devido a uma participação nos lucros mais estável. Esta pesquisa contribui para a literatura com a temática relacionada a política de dividendos, ao adicionar um potencial determinante destas políticas e pouco explorado na literatura, que é a divulgação ESG. Além disso, contribui ao revelar que o envolvimento em iniciativas ESG incentiva as empresas a pagar mais dividendos e manter a sua estabilidade, o que gera maior motivação dos investidores em investir em empresas socialmente responsáveis.

 

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Biografia do Autor

Larissa Degenhart, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Patrícia Silva dos Passos, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Luana dos Santos de Medeiros, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Marivane Vestena Rossato, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e professora do Departamento de Ciências Contábeis da UFSM.

Luiz Henrique Figueira Marquezan, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Artigos