A tecnologia como pilar para o empreendedorismo sustentável
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.v13.1810Resumo
O desenvolvimento sustentável e o empreendedorismo sustentável passam a caminhar em conjunto, visando o desenvolvimento social e empresarial, baseando-se em premissas para conseguir atingir com maior eficiência e facilidade os objetivos da organização e ainda conseguir sanar e ajudar a resolver problemas da sociedade. Os empreendimentos adotaram nas últimas décadas posturas diferenciadas perante os consumidores cada vez mais exigentes e conscientes, com o intuito de possibilitar uma análise individual dos fatores fundamentais. Vários autores criaram características para serem avaliadas e observadas em empreendimentos, sendo que atualmente os pilares defendidos por Sachs (1994) são os mais aceitos; econômico, social e ambiental. A partir da análise do desenvolvimento tecnológico ocorrido nas empresas e as alterações que tais mudanças causaram nas mesmas, questiona-se neste trabalho a possibilidade de inclusão do pilar tecnológico, transformando a análise de linha tripla para uma análise quádrupla. A escolha da tecnologia como característica fundamental, trabalhando em conjunto e ao lado dos pilares econômico, social e ambiental, está respaldada no fato da mesma assumir as mesmas características de dualidade de valores inerentes aos 3 primeiros, e da sua capacidade de interagir de forma direta com eles, podendo não somente alterar os impactos, mas provocar mudanças drásticas em cada um deles, podendo se tornar uma ferramenta imprescindível para o sucesso de um empreendimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Navus - Revista de Gestão e Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.