O Compartilhamento do Conhecimento em Ambientes de Inovação: uma análise comparativa de um caso no Brasil e no Equador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.v13.1799

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi realizar uma análise comparativa de como ocorre o compartilhamento do conhecimento em uma incubadora de empresas de base tecnológica, com vistas a favorecer o processo de inovação, do Brasil e do Equador. Trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva, com abordagem qualitativa. O método utilizado foi o estudo de caso. O objeto de estudo foram duas incubadoras de empresas de base tecnológica, uma localizada na região Sul do Brasil e outra na região Sul do Equador. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas junto às empresas incubadas, cujo roteiro foi desenvolvido a partir da identificação dos principais elementos e características presentes nos modelos de compartilhamento do conhecimento encontrados na literatura visitada. A análise de dados foi realizada a partir da técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que os principais fatores que influenciam no compartilhamento do conhecimento são os treinamentos e capacitações para as empresas incubadas, as interações que ocorrem entre essas empresas, os ambientes utilizados para essas interações, as parcerias existentes na incubadora, os conhecimentos compartilhados e o apoio ao desenvolvimento de produtos, serviços e inovações. Conclui-se que há uma similaridade entre as incubadoras de base tecnológica brasileira e equatoriana no que tange a esses fatores que levam ao compartilhamento do conhecimento nesses ambientes, favorecendo assim a inovação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE-UFRJ). Docente do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Brasil.

Rejane Sartori, Universidade Cesumar. Universidade Estadual de Maringá.

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Brasil. Docente da Universidade Cesumar (UNICESUMAR), Maringá, Brasil.

Ana Alexandra Santos Delgado, Universidad Técnica Particular de Loja

Doctorado en Ingeniería y Gestión del Conocimiento por la Universidad Federal de Santa Catarina (UFSC). Maestra y Directora General de Vinculación en la Universidad Técnica Particular de Loja, Ecuador.

Mariuxi Pardo-Cueva, Universidad Técnica Particular de Loja

Doctoranda en Administración por la Universidad Nacional de Rosario (Argentina). Maestra en la Universidad Técnica Particular de Loja, Lojas – Equador.

Bruna Hernandes Scarabelli, Universidade Cesumar.

Mestre em Gestão do Conhecimento pela Universidade Cesumar (UNICESUMAR), Maringá, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Artigos