Metaverso, deepfake e infocalipse: a opinião pública não existe
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2022.v12.p01-06.1757Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. A opinião pública não existe. In: THIOLLENT, Michel (org.) Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. 3. ed. São Paulo: Editora Polis, 1982. p. 137-151.
BREWSTER, Thomas. Fraudsters Cloned Company Director’s Voice In $35 Million Bank Heist, Police Find. Forbes, Editor’s Pick, 14 out. 2021. Disponível em: https://www.forbes.com/sites/thomasbrewster/2021/10/14/huge-bank-fraud-uses-deep-fake-voice-tech-to-steal-millions/?sh=7fa3ca687559. Acesso em: 1 jan. 2022.
COSTA, Luís Antônio. Os 10 melhores websites e apps de Deepfake. 14 abr. 2021. Disponível em: https://www.showmetech.com.br/melhores-websites-apps-de-deepfake/. Acesso em: 30 dez. 2021.
HUCKSTEP, Rick. Deepbakes in the metaverse; plus Substack, NFTs, Nigeria’s CBDC, and Xbox. 19 nov. 2021. Disponível em: https://rickhuckstep.com/wiser46-deepfake-metaverse-substack/. Acesso em: 30 dez. 2021.
KAMINSKA, Izabella. The metaverse is just the latest incarnation of Las Vegas. Financial Times, 27 nov. 2021. [on-line]. Disponível em: https://www.ft.com/content/739235bc-c418-4895-a426-3bd245ec6a00. Acesso em: 1 dez. 2021.
KARLOVA, Natascha A.; FISHER, Karen E. A social diffusion model of misinformation and disinformation for understanding human information behaviour. Information Research, v. 18, n. 1, p. 1-12, 2013.
PATTERSON, Daniel. Metaverse: the future of internet. New York: 8CastsBook, 2021.
SCHICK, Nina. Deepfakes: the coming infocalypse. Kindle Edition. New York: Twelve, 2020. E-book.
SOUZA, Jessé. A classe média no espelho. Rio de Janeiro: Estação Brasil, 2018.
STAHL, Bernd Carsten. On the difference or equality of information, misinformation, and disinformation: a critical research perspective. Informing Science Journal, v. 9, p. 83-96, 2006.
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.