Gestão do conhecimento em universidades públicas no Brasil e em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2022.v12.p01-13.1739

Palavras-chave:

gestão do conhecimento, instituição de ensino superior, estudo comparativo.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi investigar quais indicadores facilitam ou são barreiras à Gestão do Conhecimento e que se comportam, portanto, como capacitadores ou inibidores da inovação e da efetividade social em instituições de ensino superior do Brasil e Portugal, na percepção de gestores em educação. Trata-se de um estudo quantitativo operacionalizado por meio de uma pesquisa com objetivos descritivos. Os dados foram coletados por meio de questionários e o tratamento realizado em planilhas eletrônicas. Os resultados mostraram que tanto a IES brasileira quanto a portuguesa tem um desempenho satisfatório na gestão do conhecimento, notadamente no processo de obtenção de conhecimento. Contudo, a seção que trata da avaliação do conhecimento, relacionada com o processo estratégico, demonstrou que a estratégia organizacional não tem assumido a forma de um processo de aprendizado ao longo do tempo, o que pode comprometer a capacidade de inovação e de efetividade social das instituições no futuro. Por meio do estudo foram identificados indicadores facilitadores e as barreiras à gestão do conhecimento no serviço público de educação do Brasil e de Portugal.

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Biografia do Autor

Lydia Maria Pinto Brito, Universidade Potiguar.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Ahiram Brunni Cartaxo de Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Doutor em Administração pela Universidade Potiguar (UNP). Administrador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

António Jorge Fernandes, Universidade de Aveiro (UA).

Doutor em Economia Internacional e Desenvolvimento pela Universidade de Barcelona.

Naeldson Expedito Alves da Silva, Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) – Brasil.

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) – Brasil. 

Cristine Hermann Nodari, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE.

Doutora em Administração pela Universidade Potiguar.

Arthur William Pereira da Silva, Doutor em Administração. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Brasil.

Doutor em Administração. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Brasil. 

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Publicado

2022-03-09

Edição

Seção

Artigos