Gestão do conhecimento em universidades públicas no Brasil e em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2022.v12.p01-13.1739Palavras-chave:
gestão do conhecimento, instituição de ensino superior, estudo comparativo.Resumo
O objetivo desta pesquisa foi investigar quais indicadores facilitam ou são barreiras à Gestão do Conhecimento e que se comportam, portanto, como capacitadores ou inibidores da inovação e da efetividade social em instituições de ensino superior do Brasil e Portugal, na percepção de gestores em educação. Trata-se de um estudo quantitativo operacionalizado por meio de uma pesquisa com objetivos descritivos. Os dados foram coletados por meio de questionários e o tratamento realizado em planilhas eletrônicas. Os resultados mostraram que tanto a IES brasileira quanto a portuguesa tem um desempenho satisfatório na gestão do conhecimento, notadamente no processo de obtenção de conhecimento. Contudo, a seção que trata da avaliação do conhecimento, relacionada com o processo estratégico, demonstrou que a estratégia organizacional não tem assumido a forma de um processo de aprendizado ao longo do tempo, o que pode comprometer a capacidade de inovação e de efetividade social das instituições no futuro. Por meio do estudo foram identificados indicadores facilitadores e as barreiras à gestão do conhecimento no serviço público de educação do Brasil e de Portugal.
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