Governança de tecnologia da informação: gestão de serviços com o uso de software livre

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2022.v12.p01-17.1681

Palavras-chave:

governança, software livre, tecnologia social, GLPI.

Resumo

A governança de tecnologia da informação se faz necessária para que a área de TI mantenha seu alinhamento à estratégia organizacional. As ferramentas adequadas de gestão em software livre, além de diminuírem os investimentos necessários com softwares, possibilitam o desenvolvimento de novas funcionalidades e propiciam, ainda, o desenvolvimento tecnológico local. É feita associação entre software livre e tecnologia social, pelas características mútuas, em que a tecnologia é desenvolvida e compartilhada pela comunidade, propiciando autonomia e independência. O objetivo é levantar o conhecimento e aplicação de governança de tecnologia da informação com utilização de ferramentas livres. Para alcançar este objetivo fez-se uma revisão bibliográfica sobre a governança de TI e software livre, com foco no Gestionnaire Libre de Parc Informatique (GLPI). Realizou-se, então, uma pesquisa com objetivo exploratório-descritivo, abordagem qualitativa-quantitativa, com procedimentos de pesquisa de campo e estudo de caso. Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário, sendo a unidade caso o Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Aplicou-se como método de análise: análise de conteúdo, análise comparativa e, por fim, uma análise descritiva. Como resultado, observou-se que a governança traz a proposta de transparência no uso das tecnologias, recursos humanos e de ações desempenhadas na sociedade, pela sociedade e para a sociedade. Conclui-se que os resultados alcançados podem contribuir para ampliar o conhecimento sobre aplicação das práticas de governança de tecnologia da informação e uso de software livre na referida instituição e demais instituições correlatas, proporcionando melhoria nos serviços prestados à população.

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Publicado

2022-02-07

Edição

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Artigos