Avaliação do efeito da implementação da gestão de recursos humanos verdes no desempenho sustentável com respeito ao papel mediador da responsabilidade social corporativa no setor bancário
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2021.v11.p01-13.1549Palavras-chave:
Gestão de Recursos Humanos Verde (GHRM), Desempenho Sustentável, Responsabilidade Social Corporativa (CSR), Setor Bancário.Resumo
O objetivo principal deste estudo foi avaliar o efeito da implementação da gestão de recursos humanos verdes (GHRM) no desempenho sustentável no que diz respeito ao papel mediador da responsabilidade social corporativa (CSR) no setor bancário do Irã. Este é um estudo aplicado e é um estudo descritivo-pesquisa em termos de método. Para a coleta dos dados da pesquisa, foi utilizado um questionário. A população estatística do presente estudo incluiu os gerentes seniores da equipe de 27 bancos que operam no Irã. As estimativas iniciais indicaram que o número total de membros da comunidade estatística era igual a 1452 pessoas. Considerando um grande número dessas pessoas, a fórmula de Cochran foi utilizada para identificar o tamanho da amostra do estudo. Finalmente, 304 pessoas foram selecionadas como o tamanho da amostra. Para a análise dos dados da pesquisa, o método de modelagem de equações estruturais (SEM) foi empregado no software Smart PLS. Os resultados representaram que a gestão de recursos humanos verdes tem um impacto positivo e significativo no desempenho sustentável e na responsabilidade social corporativa. Além disso, os resultados demonstraram que a responsabilidade social corporativa no setor bancário tem um papel mediador influente na relação entre a gestão de recursos humanos verdes e o desempenho sustentável. Nesse sentido, pode-se dizer que a aplicação de medidas de gestão de recursos humanos verdes teve um impacto significativo no desempenho sustentável. Entretanto, o papel dos componentes da responsabilidade social corporativa e, especificamente, da responsabilidade moral é muito importante e decisivo.
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