Business Intelligence na auditoria geral do estado do Rio de Janeiro: aplicabilidade e conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2013.v3n2.p125-132.151Palavras-chave:
Business Intelligence. Aplicabilidade. Gestão do conhecimento.Resumo
Num mundo globalizado com constante avanço tecnológico, cada vez mais as instituições necessitam de recursos relevantes para tomada de decisões. A situação ocorre em diferentes áreas de atuação e níveis hierárquicos, sendo estes recursos necessários para gestores e técnicos. Para atendimento aos usuários, frequentemente são realizadas demandas ao setor de Tecnologia da Informação (TI), que consomem tempo e impactam no custo de oportunidade dos trabalhadores dessa área. Uma forma de reduzir a demanda junto aos profissionais da TI é pela utilização do Business Intelligence (BI), que permite modelagem de dados com ferramentas analíticas e sintéticas de acordo com o desejo das instituições. Para o êxito na utilização do BI, é indispensável que os usuários detenham conhecimento das utilidades e ferramentas disponíveis. Realizamos nossa pesquisa no âmbito da Auditoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (AGE/RJ). De acordo com Decreto Estadual 43.463/2012, AGE/RJ é o órgão central do sistema de controle interno do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro e atua nas atividades de fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da Administração Direta e Indireta, quanto à observância da legalidade, legitimidade, economicidade na aplicação dos gastos públicos e constitui etapa final do controle interno. Em sua estrutura hierárquica, a AGE/RJ é composta pelo Auditor Geral, seguido de Superintendentes e Coordenadores, segundo e terceiro escalões, respectivamente. Diante das atribuições legais do órgão, estudamos acerca do nível de conhecimento sobre BI dos segundo e terceiro níveis hierárquicos da AGE/RJ. O objetivo da pesquisa é identificar o nível de conhecimento de BI dos Superintendentes e Coordenadores de AGE/RJ. Foi aplicado questionário com perguntas fechadas e escala likert. O resultado apresentado mostra uma relação entre as funções exercidas dos servidores e o conhecimento sobre BI. A pesquisa serve como parâmetro para necessidade de capacitação de grupo de servidores com características semelhantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.