Da harmonização do conflito de interesses ao papel externo do conselho de administração: uma conotação contributiva ao desempenho

Autores

  • Sílvio Parodi Oliveira Camilo UNIVALI/SC
  • Rosilene Marcon Doutorando do Programa de Doutorado em Administração e Turismo da UNIVALI/SC.
  • Rodrigo Bandeira-de-Mello Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração de Empresa da Fundação Getúlio Vargas – EAESP-FGV - SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2011.v1n1.p111-117.15

Palavras-chave:

Conselho de administração, o papel externo do conselho de administração, relação firma-ambiente.

Resumo

RESUMO

 

Este artigo tem como objetivo investigar e discutir as teorias associadas ao conselho de administração aos da governança corporativa. A partir dessas discussões se demonstra as diferentes visões que as teorias atribuem ao conselho de administração, estabelecendo uma revisão teórica, usa como construto principal a teoria da dependência de recurso para explicar as atividades relacionais das firmas, por intermédio dos membros do board. Dessa maneira o artigo discute o papel do board sob a perspectiva da agência, com ênfase nas atividades de monitoramento do board; a teoria stewardship com atribuições mais confiantes ao gestor; e a teoria da dependência de recursos destacando  a importância dos membros do conselho na contribuição com o desempenho da firma. Conclui-se que as relações sociais externas estabelecidas por conselheiros contribuem positivamente no fluxo de informações do ambiente à firma; daí a contribuição prestada por esses membros às atividades exercidas pelos gestores (executivos), o que proporciona benefícios ao desempenho.

 

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Biografia do Autor

Sílvio Parodi Oliveira Camilo, UNIVALI/SC

Doutorando do Programa de Doutorado em Administração e Turismo da UNIVALI/SC. Mestre em Administração e Negócios - Programa de Mestrado e Doutorado da PUCRS. Especialista em Finanças das Empresas - UFRGS. Administrador de Empresas - FAPA/RS. Contador - UNISINOS/RS. Advogado - UNISINOS/RS. Estudante de Ciências Econômicas e Sociais - UDESC.

Rosilene Marcon, Doutorando do Programa de Doutorado em Administração e Turismo da UNIVALI/SC.

Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração e Turismo da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI - SC, Brasil

End.: Rua João Coan, n. 400, Bairro Centro, CEP 88160-000, Biguaçu/SC

Fone/fax: 48-32799712, E-mail: rmarcon@univali.br

Rodrigo Bandeira-de-Mello, Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração de Empresa da Fundação Getúlio Vargas – EAESP-FGV - SP, Brasil

Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração de Empresa da Fundação Getúlio Vargas – FGV - SP, Brasil

End.: Rua Itapeva, 474 11º. Andar, CEP 01332-000, São Paulo/SP

Fone/fax: 11-37997740, E-mail: rodrigo.bandeira.demello@fgv.br

 

Publicado

2011-09-15

Edição

Seção

Artigos