Método Aprender a Crescer: uma nova perspectiva de crescimento para PMEs

Autores

  • Helio Aisenberg Ferenhof Universidade Federal de Santa Catarina
  • Bruna Devens Fraga Universidade Federal de Santa Catarina
  • Paulo Mauricio Selig Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2013.v3n2.p59-67.146

Palavras-chave:

PME. Método Aprender a Crescer. AaC. Crescimento. Inovação.

Resumo

As pequenas e médias empresas estão em uma constante busca de se manter no mercado e crescer. O método Aprender a Crescer ajuda nesta busca, este caracteriza-se por ser uma metodologia que procura integrar o planejamento estratégico da empresa por meio do desenvolvimento de projetos participativos elaborados juntamente com o gestor na forma de um processo de formação e aprendizagem. Com base nisso, este estudo objetivou responder a seguinte indagação: como melhorar as chances de uma PME em se manter no mercado e/ou crescer? Para isto, o presente estudo aplicou o método Aprender a Crescer (AaC) proposto por North (2012) com intuito de dar suporte a uma PME no segmento de consultoria. A aplicação do método iniciou a partir da escolha da organização em que seria aplicado o método. Após, foram os seguidos os passos sugeridos pelo método: 1) Análise e identificação das lacunas e oportunidades de crescimento; 2) Proposição de projetos de aprendizagem, objetivando impulsionar as sugestões de melhoria; 3) Troca de experiências e melhores práticas advindas da experiência de aplicação do método; e por último, 4) Formação coachs do crescimento dentro da organização analisada. A microempresa escolhida atua no setor de prestação de serviços desenvolvendo projetos em diversas áreas e setores de gestão e tecnologia da informação. Dentre os resultados obtidos com a aplicação do método Aprender a Crescer constatou-se que a empresa encontra-se em processo de maturação e questões fundamentais estratégicas, como estabelecimento de fontes de recursos a longo e alianças institucionais que permitam maior estabilidade, ainda necessitam ser alinhadas para obter um crescimento sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helio Aisenberg Ferenhof, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Engenharia de Produção pela UFSC. Mestre em Gestão do Conhecimento do PPGEGC - UFSC.MBA E-Bussiness pela FGV-RJ, Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Estácio de Sá (1999).

Tem experiência na área de Gerenciamento de Projetos e Desenvolvimento de Sistemas,com ênfase em Ciência da Computação, Atuando principalmente nos seguintes temas: Gerenciamento de Projetos, PMBOK, PMI, Gestão do Conhecimento, Gestão da Inovação.

Bruna Devens Fraga, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento - PPGEGC - UFSC

Paulo Mauricio Selig, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Programa de Pos Graduação em Engenharia de Produção & Engenharia e Gestão do Conhecimento - UFSC

Downloads

Publicado

2013-10-26

Edição

Seção

Artigos