Um estudo de aplicação do Radar da inovação: o grau de inovação organizacional em uma empresa de pequeno porte do setor Metal-mecânico
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2014.v4n1.p76-88.137Palavras-chave:
Inovação em EPP. Radar da Inovação. Setor Metal-mecânico.Resumo
Estudos apontam que o esforço realizado para mensurar o grau de inovação em uma organização não é uma tarefa fácil, uma vez que não existe um consenso acerca do modelo mais apropriado para aplicação. Em caso específico sobre mensuração do grau de inovação em empresas participantes do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) do SEBRAE, vem sendo aplicado um modelo de diagnóstico chamado Radar da Inovação. Nesse sentido, este artigo analisou o grau de inovação de uma Empresa de Pequeno Porte (EPP) do setor metal-mecânico, localizada na Região Metropolitana de Recife-PE, a partir da aplicação do Radar da Inovação. Para tanto, o referido Radar foi realizado em três momentos distintos, com o intuito de verificar a evolução do grau de inovação organizacional. Para a fundamentação teórica, foi feita uma pesquisa bibliográfica a respeito de inovação em empresas e modelos de mensuração de grau de inovação. Os principais resultados apontaram que, a partir dos diagnósticos aplicados, foi possível sugerir ações inovadoras à EPP, como o desenvolvimento de logotipo e constituição de uma identidade visual, identificação dos principais gargalos na gestão da empresa, criação de novos canais de comunicação com o cliente e elaboração de estratégias para otimizar e padronizar os processos administrativos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.