Análise Comparativa das Práticas de Gestão do Conhecimento de Processos Organizacionais entre Prefeituras de uma Região do Brasil e de uma Província do Equador

Autores

  • Rejane Sartori Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR).
  • Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia
  • Ana Santos Delgado Universidad Técnica Particular de Loja (UTPL)
  • Viviana Marilú Chávez Capa Universidad Técnica Particular de Loja (UTPL)

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2020.v10.p01-16.1354

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento. Práticas de processos organizacionais. Setor público.

Resumo

A Gestão do Conhecimento contribui para tornar as organizações mais competitivas. No setor público pode aumentar a eficiência, inovar processos e melhorar a qualidade dos serviços ofertados. Porém, consultas a bases de dados demonstram que são poucos os autores especializados nesse campo e o nível de colaboração entre eles e de comparações internacionais é baixo; é pequeno também o número de publicações em revistas da América Latina que tratam do assunto e a literatura pouco contribui para implementar a Gestão do Conhecimento em organizações públicas. Assim, o objetivo deste artigo é analisar comparativamente o nível de implantação e de alcance das práticas da Gestão do Conhecimento de processos organizacionais em prefeituras de uma região do Brasil e de uma província do Equador. Este é um estudo de casos múltiplos, com abordagem quantitativa, e quanto aos objetivos caracteriza-se como uma pesquisa exploratória. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Os resultados revelam que as prefeituras do Equador possuem, na média, um maior nível de implantação e de alcance das práticas de Gestão do Conhecimento associadas a processos organizacionais do que as brasileiras. O nível de implantação dessas práticas é baixo para as prefeituras dos países analisados. O nível de alcance é médio para as prefeituras do Equador e baixo para as brasileiras. Assim, conclui-se que há necessidade de criar estratégias em ambos os países para ampliar o nível de implantação e de alcance dessas práticas.

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Biografia do Autor

Rejane Sartori, Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR).

Doutorado. Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR). Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI) – Brasil. rejane.sartori@unicesumar.edu.br

Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia

Doutor em Economia pela Instituto de Economia da UFRJ. Professor e Vice Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações, Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação – ICETI, Centro Universitário de Maringá – UNICESUMAR, Av. Guedner, 1610, 87.020-900, Maringá, Paraná, Brasil, arthur.urpia@unicesumar.edu.br.

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Publicado

2020-09-28

Edição

Seção

Artigos