Merchandising na visão do consumidor: uma análise da prática do cross merchandising

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2020.v10.p01-13.1276

Palavras-chave:

Merchandising. Cross merchandising. Comportamento de compra. Consumidor.

Resumo

 

O trabalho teve como objetivo analisar a avaliação da prática de cross merchandising na opinião dos consumidores. Procedeu-se, inicialmente, a uma revisão da literatura, focando na discussão acerca do merchandising, sua origem e evolução, seu conceito e sua importância, adentrando à prática de cross merchandising. Tendo a literatura como suporte, adotou-se metodologicamente, uma abordagem quantitativa, de cunho exploratório, realizada por meio de dois levantamentos quantitativos (surveys) junto a 72 e 234 respondentes, respectivamente. Em ambos os casos, a amostra foi não probabilística, selecionada por conveniência. Com isso, foi possível observar que ainda impera uma falta de hábito de planejamento prévio às compras por parte dos consumidores, o que contribui para um maior comportamento impulsivo no momento de decisão. Além disso, observou-se uma boa avaliação das ações de cross merchandising pelos consumidores, mesmo que eles entendam o objetivo e percebam sua influência.

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Biografia do Autor

Taís Pasquotto Andreoli, Professora Adjunta - Administração/EPPEN - UNIFESP

Graduação em Administração (Universidade Estadual de Maringá - UEM)     Mestrado em Administração (Universidade de São Paulo - USP) Doutorado em Administração (Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS)

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Publicado

2020-08-21

Edição

Seção

Artigos