Novas estratégias de gestão para as instituições de ensino superior: uma análise sob a ótica do gênero

Autores

  • André Longaray Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Deborah Neves Fiussen Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Ananda Lopes Avila Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2014.v4n1.p35-48.120

Palavras-chave:

Gestão de IES. Gênero. Formação acadêmica.

Resumo

O ensino superior brasileiro passou por profundas transformações na última década. Políticas governamentais para a qualificação do corpo docente das Instituições de Ensino Superior (IES) e o aumento das oportunidades de financiamento estudantil modificaram o panorama da clientela de muitos cursos. A discussão sobre as características desse novo perfil de discentes, suas expectativas e anseios tem sido objeto de atenção dos gestores das IES. Nesse âmbito, o presente texto tem por objetivo propor uma análise sobre o aumento da participação discente feminina no meio acadêmico e expor como isso reflete na gestão das instituições de ensino superior. A pesquisa teve caráter exploratório e empregou como técnica o estudo de caso. A amostra foi constituída de acadêmicas do curso de graduação em administração de uma das 59 universidades federais brasileiras. O instrumento de pesquisa foi o questionário e o tratamento dos dados foi feito sob o enfoque quali-quantitativo. Como resultado da pesquisa, destaca-se a percepção das acadêmicas sobre a tendência do curso sob a perspectiva de gênero e as implicações do ser feminino em um curso tradicionalmente masculino.

 

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Biografia do Autor

André Longaray, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professor Associado lotado no Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - ICEAC/FURG, desde 1998.

Deborah Neves Fiussen, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Acadêmica do Curso de Administração. Bolsista PIBIC CNPq

Ananda Lopes Avila, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Acadêmica do Curso de Administração

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Publicado

2014-03-24

Edição

Seção

Artigos