A mídia espontânea no entretenimento: Um estudo de caso da série The Umbrella Academy

Autores

  • Josi Nicoski Flores Faculdade SATC
  • Diego Piovesan Medeiros Faculdade SATC

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2020.v10.p01-23.1065

Palavras-chave:

Entretenimento. Pontos de contato. Mídia espontânea.

Resumo

Este trabalho procura identificar como a mídia espontânea gerada pelos fãs de um produto de entretenimento pode gerar amplitude para o mesmo, utilizando a série The Umbrella Academy como estudo de caso. No referencial teórico foram utilizados estudos sobre os tipos de mídia, o entretenimento, a definição dos pontos de contato e como aparecem no entretenimento, além do comportamento do consumidor, abrangendo o consumidor como fã, com autores como Kotler (2000), Wheeler (2012) e Jenkins (2009). A análise busca identificar diferentes tipos de mídia espontânea, levantando publicações e ações geradas pelo público da série na internet, em diferentes mídias sociais, relacionando-as como pontos de contato da série. Assim, o resultado da análise que é composta pelo levantamento de mídia proprietária e paga utilizada pela Netflix para a divulgação da série, assim como a mídia espontânea gerada pelos fãs, reforçam a relação dos pontos de contato ao produto de entretenimento, ampliando seu universo de divulgação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josi Nicoski Flores, Faculdade SATC

Graduanda do curso Publicidade e Propaganda da Faculdade SATC.

Diego Piovesan Medeiros, Faculdade SATC

Doutor em Design, professor acadêmico na Faculdade SATC

Referências

AL. I think we're alone now. Depok, 23 de fev. 2019. Instagram: @altheweirdguy. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BuN9xyDAoei/. Acesso em: 4 maio 2019.

BAN. Cosplay dos personagens de The Umbrella Academy. Carolina do Norte, 29 de mar. 2019. Instagram: @ban.cos. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BvmwqBCH29m/. Acesso em: 4 maio 2019.

BLUME, Marcelo. Promoção, propaganda e mídia. Ijuí: Editora Unijuí, 2009. Disponível em: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/195/Promo%C3%A7%C3%A3o,%20propaganda%20e%20m%C3%ADdia.pdf?sequence=1 Acesso em: 17 mar. 2019.

CANFIELD, Daniel de Salles; GALLON, Shalimar; CORTE, Vitor Francisco Dalla. O Design Thinking na jornada do consumidor em uma steakhouse no Brasil. Piracicaba: Caderno Profissional de Marketing - UNIMEP, 2017. Disponível em: https://www.cadernomarketingunimep.com.br/ojs/index.php/cadprofmkt/article/view/79/89. Acesso em: 8 abr. 2019.

CHINEM, Rivaldo. Marketing e divulgação da pequena empresa: como o pequeno e o microempresário podem chegar à mídia. São Paulo: Senac, 2017. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=gsk-DwAAQBAJ&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 13 de março de 2019.

CINEMA, Adoro. The Umbrella Academy: Poster. [S. l.: s. n.], 9. dez. 2018 Disponível em: http://www.adorocinema.com/series/serie-22367/foto- detalhada/?cmediafile=21576648. Acesso em: 5 maio 2019.

COVRE, Giulia. The Umbrella Academy. [S. l.: s. n.], 6 jul. 2017. Disponível em: https://www.papelpop.com/2017/07/hq-de-gerard-way-do-my-chemical-romance-pode- virar-serie-da-netflix/the-umbrella-academy/. Acesso em: 5 maio 2019.

DICIO. Dicionário Online de Português, definições e significados de mais de 400 mil palavras. Todas as palavras de A a Z. Disponível em: https://www.dicio.com.br/ Acesso em: 11 abr. 2019.

DWIMPLEPEEN. Hello Goodbye. Alemanha, Nova Jersey, 14 de mar. 2019. Instagram: @genovere. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BvAJKTHHzSc/. Acesso em: 4 maio 2019.

ESTRADA, Carmen Valentina. Umbrella Fam. Montreal, 10 mar. 2019. Instagram: @carmenvalentina. Disponível em: https://www.instagram.com/p/Bu1mqGHlQ9X/. Acesso em: 4 maio 2019.

FACEBOOK. The Umbrella Academy - Pesquisa do Facebook. 2019. Disponível em: https://www.facebook.com/search/groups/?q=the%20umbrella%20academy&epa=SERP_TAB. Acesso em: 4 maio 2019.

FERRARI, Pollyana. A força da Mídia Social: interface e linguagem jornalística no ambiente digital. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2015.

GANIKO, Priscila. Umbrella Academy ganha novos pôsteres focados em personagens: Nove pôsteres no total. [S. l.: s. n.], 5 out. 2018. Disponível em: https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/umbrella-academy-posteres/. Acesso em: 28 abr. 2019.

GASPARY, Marianne Barbosa. Design de pontos de contato: a experiência de marca na área de moda. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/95530. Acesso em: 8 abr. 2019.

GOOGLE TRENDS. Pesquisa do termo “The Umbrella Academy”. Disponível em: https://trends.google.com/trends/explore?date=2018-01-12%202019-03-31&q=The%20Umbrella%20Academy. Acesso em: 28 abr. 2019.

IGN. Umbrella Academy: What Happened to Ben?. 2019. (6m13s). Disponível em: https://youtu.be/ZwP3Ukq_KFQ. Acesso em: 4 maio. 2019.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

JHU. Ilustração do personagem Cinco da série The Umbrella Academy. Rússia, 6 de mar. 2019. Instagram: @jhuffizi. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BurY_psF9dc/. Acesso em: 4 amio 2019.

JORDAN, Peter. Umbrella Academy: Netflix não precisa da Marvel. 2019. (9m55s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TIvor5OooFE&t=3s. Acesso em: 4 maio 2019.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

KREUSER, Natalia. The Umbrella Academy Final Explicado + 2ª Temporada. 2019. (5m14s). Disponível em: https://youtu.be/qZMHY-rkDjQ. Acesso em: 4 maio 2019.

MIKA. Best. Funeral. Ever. Chicago, 25 de mar. 2019. Instagram: @_putrid. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BvcGWXqDwPA/. Acesso em: 4 maio 2019.

ONESMOLHURT. Hello Goodbye. Alemanha, 9 de mar. 2019. Instagram: @onesmolhurt. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BuzP3Fcnzks/. Acesso em: 4 maio 2019.

PALACIOS, Fernando. TERENZZO, Martha. O guia completo do Storytelling. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016.

PEREIRA, Vinicius Andrade. Entretenimento como Linguagem e Multissensorialidade na Comunicação Contemporânea. Manaus: Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2013. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2013/resumos/R8-1691-1.pdf. Acesso em: 17 mar. 2019.

PRICEWATERHOUSECOOPERS BRASIL. 19° Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2018-2022. Brasil, 2018.Disponível em: https://www.pwc.com.br/pt/outlook-18.html. Acesso em: 01 abr. 2019.

RAUEN, Fábio José. Roteiros de iniciação científica: os primeiros passos da pesquisa científica desde a concepção até a produção e a apresentação. Palhoça: UNISUL, 2015.

ROCHA, Rose de Melo; CASTRO, Gisela G. S.. Cultura da mídia, cultura do consumo: imagem e espetáculo no discurso pós-moderno. Rio de Janeiro: Revista LOGOS, 2009. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/logos/article/view/361. Acesso em: 23 mar. 2019.

SABBAGA, Julia. The Umbrella Academy | Jogadora Marta entra para família em comercial. 20 de fev.2019. Disponível: https://www.omelete.com.br/series-tv/the-umbrella-academy-jogadora-marta-entra-para-familia-em-comercial. Acesso em: 28 abr. 2019.

SCHIFFMAN, Leon G. KANUK, Leslie Lazar. Comportamento do consumidor. Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 2000.

SERY. Ilustração do personagem Seis da série The Umbrella Academy. Depok, 19 de fev. 2019. Instagram: @ghostdog.s. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BuFHK39HgEN/. Acesso em: 4 de mai. 2019.

SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a Midia?. São Paulo: Edições Loyola Jesuítas, 1999.

STAR WARS. Meet the winners of the Star Wars fan awards 2018!. 12 de dez. 2019. Disponível em: https://www.starwars.com/news/meet-the-winners-of-the-star-wars-fan-awards-2018. Acesso em: 28 abr. 2019.

THIEL, Cristiane Rocha. Leads: Mídia Própria, Paga e Espontânea. 2019. Disponível em: https://cristianethiel.com.br/leads-midia-propria-paga-e-espontanea/. Acesso em: 17 mar. 2019.

THE UMBRELLA ACADEMY. Instagram: @umbrellaacad. 2019. Disponível em: https://www.instagram.com/umbrellaacad/. Acesso em: 8 abr. 2019.

THETHINGS. The Umbrella Academy The Biggest Differences Between The Netflix Show And The Comics. 2019. (6m42s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DiduN9NFhms&t. Acesso em: 4 maio 2019.

UMBRELLA ACADEMY. Twitter: @UmbrellaAcad. 2019. Disponível em: https://twitter.com/UmbrellaAcad. Acesso em: 8 abr. 2019.

UMBRELLA ACADEMY. Facebook: Umbrella Academy. 2019. Disponível em: https://www.facebook.com/NetflixUmbrellaAcademy/. Acesso em: 8 abr. 2019.

UNILEVER. Unilever Brasil. 2019. Página inicial. Disponível em: https://www.unilever.com.br/. Acesso em: 17 mar. 2019.

UOL. Nada de pausa: post misterioso de Marta não passa de ação da Netflix. São Paulo, 20 de fev. 2019. Disponível em: https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2019/02/20/nada-de-pausa-post-misterioso-de-marta-nao-passa-de-acao-da-netflix.htm. Acesso em: 28 abr. 2019.

VERONEZZI, José Carlos. Mídia de A a Z: conceitos, critérios e fórmulas dos 60 principais termos de mídia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

WHEELER, Alina. Design de identidade da marca. Porto Alegre: Bookman, 2012.

XAVIER, Adilson. Storytelling. 1. ed. Rio de Janeiro: BestSeller, 2015.

Downloads

Publicado

2020-01-29

Edição

Seção

Artigos