Marketing de Serviços: a percepção dos consumidores em relação aos serviços oferecidos pelo varejo de São Miguel do Oeste

Autores

  • Josiane Romancini
  • Ângela Bernadete Cavalheiro Vargas
  • Cassiane Regina Hanauer
  • Caroline Franceschetto
  • Lucas Miguel Gnigler

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2013.v3n1.p49-60.106

Palavras-chave:

Marketing de Serviços. Atendimento. Satisfação.

Resumo

Este artigo observa questões específicas do atendimento ao cliente sob a perspectiva do marketing de serviços. Caracterizado como pesquisa de campo, de natureza quantitativa, este estudo procurou identificar, por meio da aplicação de questionários, como os consumidores do município de São Miguel do Oeste (SC) avaliam o atendimento realizado pelos vendedores do comércio local e, indiretamente, o que esperam deste. De uma perspectiva mais abrangente, a pesquisa teve o intuito de buscar compreender e avaliar interações humanas e relações de consumo do ponto de vista do atendimento ao cliente. A pesquisa apontou que o grau de satisfação dos consumidores com relação ao atendimento prestado pelo comércio local é bom; porém, muitos dos entrevistados (entre 30 a 37%) afirmam que o padrão dos serviços é apenas regular. Esse resultado merece destaque, pois sinaliza que os consumidores de todas as idades estão em busca de algo a mais no momento da compra. Além disso, sinaliza que as empresas ainda podem aperfeiçoar os processos de relacionamento com seus clientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Romancini

Turismo e Hotelaria e Administração

Downloads

Publicado

2013-03-28

Edição

Seção

Relatos de pesquisa