Práticas de conversão do conhecimento no centro de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2020.v10.p01-16.1053

Palavras-chave:

Espiral do Conhecimento. Força Aérea Brasileira. Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. Conhecimento tácito. Conhecimento explícito.

Resumo

Este estudo analisa a aplicação de princípios de Gestão do Conhecimento no Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA), setor pertencente ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. Tal abordagem se justifica pelo alto valor agregado ao conhecimento do corpo técnico do LABDATA, único setor na América Latina responsável pela atividade de extração, obtenção e análise de dados de gravadores de voo. O estudo teve como objetivo compreender e analisar a aplicação de princípios de Gestão do Conhecimento no LABDATA. Este intento foi alcançado mediante uma abordagem qualitativa, realizada por meio de um estudo de caso e entrevistas semiestruturadas analisadas à luz da técnica de análise de conteúdo. O estudo está aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa sob o registro 96852518.7.0000.5111. A pesquisa evidenciou que os modos de conversão de conhecimento de socialização e externalização favorecem a criação e compartilhamento de conhecimento no LABDATA. Contudo, foram observadas debilidades nos modos de conversão de combinação e de internalização. Traços culturais brasileiros emergiram no estudo como fatores que podem influenciar nos modos de conversão do conhecimento.

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Biografia do Autor

Adriano Barbosa Maia, Força Aérea Brasileira / Centro Universitário do Sul de Minas - UNISMG

Possui MBA em em Gestão e Planejamento Estratégicos pelo Centro Universitário do Sul de Minas - UNISMG. Bacharel em Ciências Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea – AFA.

Rodrigo Franklin Frogeri, Centro Universitário do Sul de Minas - UNISMG / Universidade FUMEC.

Doutorando em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC. Professor no Centro Universitário do Sul de Minas - UNISMG.

Pedro dos Santos Portugal Júnior, Centro Universitário do Sul de Minas - UNISMG.

Doutor (2016) e Mestre (2012) em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Unicamp com foco na linha de Economia do Meio Ambiente. Pós-doutorado (2018) pelo Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado (PPPD) do Instituto de Economia da Unicamp.

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Publicado

2020-01-14

Edição

Seção

Artigos