A dinâmica da gestão no contexto acadêmico

Autores

  • Nadi Helena Presser Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • José Aniceto de Lima Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2011.v1n1.p03-16.1

Palavras-chave:

Gestão acadêmica, Gestor acadêmico, Dinâmica e características da gestão

Resumo

Apresenta um estudo da dinâmica da gestão, procurando avançar no assunto, a partir das constatações de Mintzberg (2001, 2010), desmistificando o gestor nas suas características convencionais prescritas pela teoria clássica de administração, denotado como um planejador sistemático, que trabalha de forma programada, sem interrupções, e possuidor de um controle amplo de seu trabalho na organização. O objeto empírico desta pesquisa estendeu sua ação no ambiente organizacional de um departamento universitário federal, no contexto da gestão acadêmica dos cursos de graduação e do programa de pós-graduação. Com apoio numa metodologia de pesquisa etnográfica e de entrevistas semiestruturadas, observou-se um ambiente de gestão caracterizado pela ambiguidade, por uma dinâmica acelerada de tarefas diversificadas. Conclui-se que as análises sobre a prática da gestão teriam a ganhar se procurassem perscrutar esta realidade. A premissa sobre a dinâmica da gestão defendida por Mintzberg encontra sustentação neste estudo, cuja essência é descrita muito mais como uma prática do que como uma ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadi Helena Presser, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Engenharia de Produção
Professora Adjunto
Departamento de Ciência da Informação - DCI
Gestão da Informação

José Aniceto de Lima, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Aluno do curso Gestão da Informação do Departamento de Ciência da Informação (DCI), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bolsista em iniciação científica, participa do grupo de pesquisa Prospecção e Práxis em Gestão da Informação.

Publicado

2011-09-05

Edição

Seção

Artigos