A dinâmica da gestão no contexto acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2011.v1n1.p03-16.1Palavras-chave:
Gestão acadêmica, Gestor acadêmico, Dinâmica e características da gestãoResumo
Apresenta um estudo da dinâmica da gestão, procurando avançar no assunto, a partir das constatações de Mintzberg (2001, 2010), desmistificando o gestor nas suas características convencionais prescritas pela teoria clássica de administração, denotado como um planejador sistemático, que trabalha de forma programada, sem interrupções, e possuidor de um controle amplo de seu trabalho na organização. O objeto empírico desta pesquisa estendeu sua ação no ambiente organizacional de um departamento universitário federal, no contexto da gestão acadêmica dos cursos de graduação e do programa de pós-graduação. Com apoio numa metodologia de pesquisa etnográfica e de entrevistas semiestruturadas, observou-se um ambiente de gestão caracterizado pela ambiguidade, por uma dinâmica acelerada de tarefas diversificadas. Conclui-se que as análises sobre a prática da gestão teriam a ganhar se procurassem perscrutar esta realidade. A premissa sobre a dinâmica da gestão defendida por Mintzberg encontra sustentação neste estudo, cuja essência é descrita muito mais como uma prática do que como uma ciência.Downloads
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