Aprender a crescer: como as micro e pequenas empresas de Santa Catarina podem enfrentar os desafios do crescimento

Autores

  • Guillermo Antonio Dávila Departamento de Engenharia do Conhecimento, Uinversidade Federal de Santa Catarina
  • Klaus North Wiesbaden Business School
  • Gregório Varvakis Departamento de Engenharia do Conhecimento, Uinversidade Federal de Santa Catarina
  • Jackson André Da Silva Unidade de Estratégia e Finanças do Sebrae-SC.

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2016.v6n3.p6-23.391

Palavras-chave:

Aprender a Crescer. Transferência de Tecnologia. Inovação. Micro e Pequena Empresa. Capacidade Absortiva.

Resumo

As Micro e Pequenas Empresas (MPE) enfrentam um conjunto de desafios para crescer e inovar, especialmente quando operam em ambientes dinâmicos e turbulentos como o brasileiro. Por essa razão o objetivo deste artigo é apresentar como um grupo de 11 MPE da Região Sul do Brasil cresceram e melhoraram suas capacidades inovadoras, por meio da aplicação da metodologia “Aprender a Crescer”. Descrevem-se os passos seguidos pelos empresários na  busca da inovação com foco no desempenho e na aprendizagem da equipe. A aplicação da metodología melhorou significativamente o desempenho das empresas participantes por meio de maior eficiência no planejamento e controle da produção, no desenvolvimento de produtos e pela estruturação das funções comerciais. De forma diferente às ações tradicionais de consultoria, confirmou-se a sustentabilidade desses ganhos no tempo, devido às competências desenvolvidas pelas empresas durante o projeto, destacando-se a liderança participativa e maior delegação de responsabilidades por parte dos empresários; a proatividade, compromisso e pensamento analítico dos colaboradores; a comunicação interna e o trabalho em equipe. As novas competências foram utilizadas pelas empresas para empreender projetos de crescimento posteriores sem intervenções externas. De forma complementar, o artigo apresenta os fatores críticos para a aplicação bem sucedida da metodologia, bem como, as considerações relevantes para sua aplicação em novos contextos. Procura-se dessa forma potencializar a capacidade de agir dos empreendedores.

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Biografia do Autor

Guillermo Antonio Dávila, Departamento de Engenharia do Conhecimento, Uinversidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista do Programa Estudantes - Convênio de Pós Graduação– PEC-PG, da CAPES – Brasil

Klaus North, Wiesbaden Business School

Doutor em Eng. Industrial e Ergonomia-TH Darmstadt-Alemanha, Professor do MBA Internacional na Wiesbaden Business School, Alemanha. Criador do Método Aprender a Crescer.

Gregório Varvakis, Departamento de Engenharia do Conhecimento, Uinversidade Federal de Santa Catarina

PhD. em Manufacturing Engineering - Loughborough University of Technology (1991) e professor titular no Depto. de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina.

Jackson André Da Silva, Unidade de Estratégia e Finanças do Sebrae-SC.

Doutorando e Mestre (2014) em Economia e Gestão Empresarial pela Universidade de Zaragoza. Atua na Unidade de Estratégia e Finanças do Sebrae-SC

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Publicado

2016-07-12

Edição

Seção

Artigos