Prorrogada - Chamada de artigos para o Dossiê Temático: A inteligência artificial e a gestão organizacional

2024-03-18

A Inteligência Artificial (IA) tornou-se uma ferramenta estratégica em diversas áreas abrangendo, inclusive, a gestão organizacional. Esta proposta de dossiê visa explorar a interseção entre a IA e a gestão, analisando como essa combinação pode gerar valor e otimizar processos empresariais.

Com a utilização cada vez mais presente da IA nos contextos organizacionais desafios se apresentam, principalmente relacionados à alfabetização em IA e a compreensão de como as decisões analíticas são tomadas por essas tecnologias cognitivas e como essas competências analíticas podem ser materializadas nos processos organizacionais. 

Neste sentido, as principais linhas de investigação propostas para este número temático (embora não de forma exclusiva) incluem:

  • IA e Finanças: softwares de gerenciamento financeiro alimentados por IA podem automatizar tarefas como previsão de fluxo de caixa, detecção de fraudes e análise de riscos. Isso permite que os profissionais financeiros se concentrem em estratégias mais complexas e tomem decisões com maior informação. Entretanto, tais ações carecem de um olhar crítico para compreender os ganhos e as perdas e, assim, propor encaminhamentos eticamente aceitáveis.
  • IA e Marketing: essa relação possibilita a melhoraria da segmentação de público-alvo, personalizando campanhas e otimizando o retorno sobre o investimento. Com a IA, as empresas podem criar estratégias de marketing mais eficazes, alcançando os clientes certos no momento certo. Condições estas que reverberam um estudo de caso.
  • IA, Segurança Digital e Produtividade: possibilidade de detecção de ameaças cibernéticas, proteção de dados sensíveis e automatização de processos internos. Ao adotar soluções de IA, as organizações podem melhorar sua eficiência operacional e garantir a continuidade dos negócios. Condições que se aproximam de estudos de caso e outras pesquisas de natureza qualitativas e quantitativas.

Todas as propostas de publicação devem ser submetidas à seção "Dossiê temático: A inteligência artificial e a gestão organizacional" e devem estar de acordo com as normas de submissões que constam no site da Revista.

Organizadores: Albio Fabian Melchioretto e Diego Boehlke Vargas

Prazo de envio dos artigos: 18/03/2024 a 13/06/2024

Prazo de envio de artigos prorrogado para 13/08/2024