Análise do perfil de gestão em empresas de comércio e serviços da microrregião do Vale do Itapocu

Einstein Randal Pereira Gomes, Jonas de Medeiros, Jucelaini Pötter, Camila de Cássia Silva Cristiano, Jackyane Marquardt, José Renato do Amaral, Juliete Dolzan

Resumo


As empresas, de maneira geral, têm por motivação sobrevivência e competitividade em um mercado em constante metamorfose. O perfil das empresas e empresários tem se modificado constantemente, buscam-se novos desafios, novas metas e novos mercados. Os gestores da Faculdade de Tecnologia Senac Jaraguá do Sul, contextualizada ao norte de Santa Catarina, pretenderam focar seus esforços em identificar o perfil das empresas de comércio e serviço da microrregião do Vale do Itapocu, caracterizando-as. Desse modo, ao buscar identificar o perfil de gestão das empresas participantes do estudo, bem como os de seus principais gestores, a Faculdade buscou alinhar-se a tal perfil. Metodologicamente, a pesquisa se caracterizou por ser de natureza exploratória, tendo como algumas de suas hipóteses: (a) a maioria das empresas da microrregião segue modelos de gestão não formalizados, com respostas predominantemente tácitas ao mercado; (b) embora seja crescente a busca por conhecimento profissional, a prática ainda carece de bases teóricas. A análise dos dados demonstrou um grau superior de capacitação por parte de gestores e colaboradores das empresas, em vista daqueles que inicialmente se esperava encontrar, mostrando proatividade do setor de comércio e serviços microrregional, em termos da necessária evolução ao que o mercado de consumo vem demandando. Ainda, estratificados os dados apenas para os setores de comércio e serviços microrregionais, a amostra constituiu-se de empresas majoritariamente do comércio (66%), com faixa de faturamento de até R$ 244 mil/ano (50%), com até nove funcionários (49%) e há mais de dois anos de atividade (92%).


Palavras-chave


Gestão Estratégica. Diagnóstico Empresarial. Comércio e Serviços.

Texto completo:

PDF Áudio


DOI: https://doi.org/10.22279/navus.2012.v2n2.p90-100.71

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN - 2237-4558 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

 

Desde 18/10/2017

 

Licença Creative Commons

Os originais publicados na Navus estão disponibilizados de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil.