Conhecer e empreender: um estudo sobre a utilização de artefatos gerenciais em organizações contábeis

Luiz Carlos Marques dos Anjos, Paulo da Cruz Freire dos Santos, Luiz Carlos Miranda, Daniel José Cardoso da Silva, Rommel de Santana Freire

Resumo


A dificuldade dos contadores em perceber sua atividade profissional como empresarial tem levado a gestão das empresas contábeis a ser conduzida, muitas vezes, de maneira informal. O resultado é o não desenvolvimento e aplicação de técnicas formais de avaliação do desempenho organizacional. Existem no Brasil 76.267 escritórios de contabilidade e em Alagoas, onde esta pesquisa foi realizada, 756 organizações contábeis, sendo 86,24% constituídas como empresas individuais. Essas organizações são responsáveis pela gestão de bens patrimoniais de seus clientes, e pela produção de informações econômicas e financeiras que auxiliam na solução de problemas. Sabe-se que através da gestão contábil pode-se utilizar técnicas que auxiliam a gestão do negócio e avaliam seu desempenho. A utilização dessas técnicas, no próprio negócio, pode indicar um perfil empreendedor no empresário contábil, na medida em que este mostra-se atento às informações que retratem uma imagem mais fiel da sua empresa. Este estudo teve como objetivos investigar, analisar e evidenciar como os contadores estão utilizando ferramentas contábeis na gestão de seus próprios negócios. Na coleta de dados utilizou-se um questionário, disponibilizado aos contadores através de meio eletrônico e mala-direta. A amostra foi por conveniência e totalizou 89 respondentes. O tratamento estatístico dos dados aplicou técnicas de análise descritiva, testes χ2 e exato de Fisher. Os resultados mostraram pouca utilização, ou conhecimento, de ferramentas gerenciais contemporâneas. Os respondentes não consideram este fator crucial para ampliar seu mercado e na gestão de seus negócios costumam utilizar critérios que envolvam a gestão de caixa ou retirados de sua experiência profissional.

Palavras-chave


Artefatos gerenciais. Organizações contábeis. Contabilidade gerencial. Empreendedorismo.

Texto completo:

♪AUDIO♪ PDF


DOI: https://doi.org/10.22279/navus.2011.v1n1.p35-50.7

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN - 2237-4558 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

 

Desde 18/10/2017

 

Licença Creative Commons

Os originais publicados na Navus estão disponibilizados de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil.