Sistema de classificação dos meios de hospedagem no Brasil: categoria hotéis

Antonio Pedro Tessaro, Eli Regina Mazzurana, Valdicléia Aparecida Ferreira, Scheine Neis Alves da Cruz de Bastiani

Resumo


Este artigo apresenta o sistema de classificação dos meios de hospedagem do Brasil, para os mais diversos tipos de meios de hospedagem, levando em consideração as exigências do Ministério do Turismo em função de determinados requisitos que podem classificar em uma, duas, três, quatro ou cinco estrelas. Este trabalho teve por objetivo conhecer sobre os sistemas de classificação no mundo e mais detalhadamente do Brasil, focado no ramo da hotelaria. O trabalho foi realizado mediante pesquisa bibliográfica em diversas fontes do setor, onde os critérios de classificação se mostraram uniformes. Apresentou-se em forma de quadro compilado, os critérios de classificação dos meios de hospedagem no Brasil, comparando de forma direta cada um destes nas diferentes classificações. A partir destas, o cliente tem a possibilidadde de optar por um meio de hospedagem que contemple ou satisfaça suas necessidades em termos pessoais ou profissionais.  


Palavras-chave


Classificação. Critérios. Meios de Hospedagem.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Portaria n°100, de 16 de junho de 2011. Institui o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass), estabelece os critérios de classificação destes, cria o Conselho Técnico Nacional de Classificação de Meios de Hospedagem (CTClass) e dá outras providências. [2011]. Disponível em: . Acesso em: 04 jan. 2015.

CANDEIA, Débora Lorenzoni. Classificação dos Meios de Hospedagem: a validade para os empreendimentos. 2003. Monografia (especialização) – Universidade de Brasília, Brasília.

CASTELLI, Geraldo. Hospitalidade: na perspectiva da gastronomia e da hotelaria. São Paulo: Saraiva, 2006.

CRUZ, Nina Amélia Chartuni Cabral da; FREITAS, André Luís Policani. Comparações entre sistemas utilizados para classificação de meios de hospedagem. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 29., 2009, Salvador. Anais... Salvador: ABEPRO, 2009. Disponível em: . Acesso em 04 jul. 2016. p. 1-15.

DUARTE, Valdir Vieira. Administração de sistemas hoteleiros: conceitos básicos 3. ed. São Paulo: Editora Senac, 2005.

MINISTÉRIO DO TURISMO. Sistema brasileiro de classificação de meios de hospedagem: Cartilha de orientação básica. [2010]. Disponível em:

. Acesso em: 04 jan. 2015.

PETROCCHI, Mario. Hotelaria: Planejamento e Gestão. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

SANTOS, Glauber Eduardo de Oliveira; KADOTA, Décio Katsushigue. Economia do turismo. São Paulo: Aleph, 2012.

TELES, Reinaldo Miranda de Sá (Org.). Turismo e meio ambiente. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.




DOI: https://doi.org/10.22279/navus.2016.v6n5.p43-50.435

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN - 2237-4558 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

 

Desde 18/10/2017

 

Licença Creative Commons

Os originais publicados na Navus estão disponibilizados de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil.