Mestrado Profissional em Administração Universitária: desafios e perspectivas no processo da gestão universitária

Autores

  • Carla Cristina Dutra Burigo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alessandra de Linhares Jacobsen Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ludmila Wiggers Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2016.v6n2.p68-78.323

Palavras-chave:

Mestrado Profissional. Gestão Universitária. Universidade Pública.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender o desenvolvimento histórico e social de um Mestrado Profissional em Administração Universitária, com vistas ao processo de formação de gestores universitários. A pesquisa caracteriza-se por ser um estudo de caso, de natureza qualitativa, tendo como fonte de informações os docentes de um Mestrado Profissional em Administração Universitária, por meio de questionários. A pesquisa identificou existir um consenso entre os docentes entrevistados a respeito do papel e finalidade do Mestrado em Administração Universitária, como meio de formação e profissionalização da gestão universitária; da Universidade, como instituição social produtora, criadora e socializadora do conhecimento; e, da Gestão Universitária como ação administrativa em sentido amplo que deve considerar as finalidades específicas das universidades enquanto instituições sociais. Identificamos, nas percepções do corpo docente, o aspecto financeiro das políticas públicas como elemento que delimita e impede as ações de desenvolvimento da própria Universidade. Neste contexto, diante dos desafios e perspectivas vivenciadas pelo Mestrado em Administração Universitária, a contradição, que se evidencia, é que ao mesmo tempo que a formação é a essência do processo de gestão, esta formação é negada diante da concepção que se tem de gestão.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Cristina Dutra Burigo, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Temas de Atuação: Educação e Trabalho; Formação de Professores; Universidade Pública Federal Brasileira; Recursos Humanos e Qualidade de Vida no Trabalho.

Alessandra de Linhares Jacobsen, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente exerce o cargo de Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina e professora no Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária - Mestrado em Administração Universitária (PPGAU-UFSC). Integra o Conselho Editorial da Revista de Ciências da Administração (1516-3865). Membro do Núcleo de Estudos em Gestão da Informação, do Conhecimento e da Tecnologia (NEGICT), do CSE-UFSC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações Públicas e Universitárias, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria geral da administração, administração universitária, administração da tecnologia da informação e educação a distância., metodologia do trabalho científico.

Ludmila Wiggers, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Graduação em Estudos Sociais - FEPEVI - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Vale do Itajaí (1983); Graduação em Direito - FEPEVI - Faculdade de Ensino do Pólo Geoeducacional do Vale do Itajaí (1987); Especialização em Saúde Pública - CEDAS - Centro São Camilo de Desenvolvimento em Administração da Saúde - SP (1988); Especialização em Preparação ao Ministério Público - EPAMP - Escola de Preparação e Aperfeiçoamento do Ministério Público (1991); Especialização em Gestão Universitária - UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Especialização em Curso Permanente para Advogados - ESA/OAB/SC - Escola Superior de Advocacia (2003). Funcionária Pública Federal da Universidade Federal de Santa Catarina, admitida através de Concurso Público Federal em 29 de maio de 1987, no cargo de Assistente em Administração, na função de Chefe do Serviço de Expediente do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação. Atualmente cedida para a Advocacia Geral da União/PF/SC.

Downloads

Publicado

2016-04-14

Edição

Seção

Artigos