Mestrado Profissional em Administração Universitária: desafios e perspectivas no processo da gestão universitária

Carla Cristina Dutra Burigo, Alessandra de Linhares Jacobsen, Ludmila Wiggers

Resumo


O presente artigo tem como objetivo compreender o desenvolvimento histórico e social de um Mestrado Profissional em Administração Universitária, com vistas ao processo de formação de gestores universitários. A pesquisa caracteriza-se por ser um estudo de caso, de natureza qualitativa, tendo como fonte de informações os docentes de um Mestrado Profissional em Administração Universitária, por meio de questionários. A pesquisa identificou existir um consenso entre os docentes entrevistados a respeito do papel e finalidade do Mestrado em Administração Universitária, como meio de formação e profissionalização da gestão universitária; da Universidade, como instituição social produtora, criadora e socializadora do conhecimento; e, da Gestão Universitária como ação administrativa em sentido amplo que deve considerar as finalidades específicas das universidades enquanto instituições sociais. Identificamos, nas percepções do corpo docente, o aspecto financeiro das políticas públicas como elemento que delimita e impede as ações de desenvolvimento da própria Universidade. Neste contexto, diante dos desafios e perspectivas vivenciadas pelo Mestrado em Administração Universitária, a contradição, que se evidencia, é que ao mesmo tempo que a formação é a essência do processo de gestão, esta formação é negada diante da concepção que se tem de gestão.

 


Palavras-chave


Mestrado Profissional. Gestão Universitária. Universidade Pública.

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DOI: https://doi.org/10.22279/navus.2016.v6n2.p68-78.323

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