O papel exercido pela mulher no comércio do centro de Tubarão

Jéssica Lippert Policarpo, Thiago Paes Marcelo, Vitor Vieira Nandi, Cláudia Nandi Fomentin, Marília Köenig, Jéssica Damas de Souza

Resumo


O presente artigo destaca os resultados parciais obtidos no Projeto de Iniciação Científica da Faculdade Senac Tubarão 2011, o qual investiga o papel exercido pela mulher no comércio de rua do Centro de Tubarão. Para tanto, far-se-á um retrospecto da evolução da atuação feminina em sociedade, sobretudo, no mundo corporativo. Em seguida, será exposta a metodologia do trabalho, bem como os resultados parciais alcançados. No que diz respeito à metodologia, este artigo apoia-se, inicialmente, em pesquisa bibliográfica e, posteriormente, na pesquisa. A primeira parte envolveu a aplicação de questionário junto a um contingente de gestores do universo de pesquisa proposto. Percebeu-se, neste contingente (parte do grupo de gestores entrevistados), que os homens têm prevalência na gestão dos estabelecimentos comerciais, embora seja crescente a participação da mulher no comando dessas organizações.

 


Palavras-chave


Gênero. Mulher. Comércio. Gestão de pessoas

Texto completo:

Texto completo Áudio


DOI: https://doi.org/10.22279/navus.2012.v2n1.p99-107.32

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN - 2237-4558 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

 

Desde 18/10/2017

 

Licença Creative Commons

Os originais publicados na Navus estão disponibilizados de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil.