Consumidor de livros – variáveis determinantes do perfil do comportamento de compra no varejo on-line

Maria do Carmo Romeiro, Leandro Campi Prearo, Mário Duarte dos Santos Machado, Lidiane Campos Britto, Francisco Mirialdo Chaves Trigueiro

Resumo


O objetivo deste estudo é identificar variáveis que mais diferenciam o perfil do comportamento de compra do consumidor de livros no varejo on-line. Para tanto, além da revisão da literatura que destaca o ambiente de mudanças rápidas no varejo, no qual a tecnologia da informação vem ganhando mais importância no relacionamento entre os consumidores e varejistas, foi realizada uma pesquisa descritiva quantitativa com cem consumidores de livros na cidade de São Paulo. O modelo de análise dos dados baseou-se na técnica de regressão logística binária. As análises indicaram que, do grupo de variáveis utilizadas na pesquisa, duas delas – quantidade de livros lidos no último ano e utilização do celular para acessar a internet – podem ser determinantes do comportamento do consumidor e orientadoras da decisão de compra de livros nas lojas on-line. Os resultados podem servir de base para novos estudos e simulações que contribuam para ampliar o conhecimento sobre os consumidores, cada vez mais conectados, e orientar os varejistas a entender e atender melhor as necessidades desses consumidores.

Palavras-chave


Varejo on-line. Comportamento de compra. Consumidor de livros.

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DOI: https://doi.org/10.22279/navus.2015.v5n3.p136-148.311

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