Serviço logístico de carga expressa no ramo bancário: uma experiência bem-sucedida

Autores

  • Geraldo Cardoso Oliveira Neto Programa de Engenharia de Produção da Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • Fábio Ytoshi Shibao Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2015.v5n2.p93-105.232

Palavras-chave:

Logística. Operador logístico. Indicadores de desempenho. Carga Expressa.

Resumo

O caso em estudo mostra a comparação entre dois modelos de serviços logísticos de um banco que decidiu terceirizar, em 2012, as atividades de apoio, serviço logístico expresso de entrega de cartões, malotes e documentos registrados, dentre outros, para um operador logístico. O método de pesquisa é quali-quantitativo, por intermédio de entrevista semiestruturada e observação participante na instituição pesquisada.  Os resultados mostraram, por meio de indicadores de desempenho de processo, a situação do período anterior à terceirização em 2011; posteriormente, avaliou-se o processo terceirizado, em 2012, que não obteve o resultado esperado pelo banco e, por fim, analisou-se o período de 2013, considerando o novo operador logístico e, dessa vez, mostrou-se um caso de sucesso. Um aspecto relevante deste estudo é mostrar a importância de se implementar indicadores de desempenho para o controle do processo para a tomada de decisão no que tange a melhorias e alinhamento dos objetivos do negócio, além de considerar nas decisões de terceirização os ganhos financeiros, levar em conta o aspecto estratégico da operação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo Cardoso Oliveira Neto, Programa de Engenharia de Produção da Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Doutor em Engenharia da Produção (2012), Doutor em Administração de Empresas (2013), Mestre em Engenharia de Produção (2008), Especialista em Gestão da Qualidade e Produtividade (2006), Especialista em Gestão de Pessoas (2006) e Graduação em Administração de Empresas (2004). Atualmente é professor e pesquisador do Programa de Engenharia da Produção da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) na Linha de Pesquisa sobre Gerência de Operações com foco nas Ferramentas de Ecoeficiência, Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos, Logística Reversa e Gestão de Resíduos, Estratégia em Operações e Revisões Bibliométricas e Análise de Conteúdos. Também faz parte do Grupo de Pesquisa em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da UNINOVE. Além de lecionar no curso deTecnologia em Logística da UNINOVE e Serviço Nacional de Atividade Industrial (SENAI) SP.

Fábio Ytoshi Shibao, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Professor Pesquisador do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão Ambiental e Sustentabilidade (GeAS) da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2011). Mestre em Ciências Contábeis pela FECAP (2008). Especialização em Métodos Quantitativos e Informática pela CEAG/FGV (1986) e Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas pela Faculdades Associadas de São Paulo (1983). Possui experiência nas áreas: Gestão de Unidades de Negócios, Administração, Comercial; Controladoria, Logística, Distribuição, IT e Docência, em empresas nacionais e multinacionais, estuda os temas: green supply chain management, gestão ambiental, logística e logística reversa. Também faz parte do Grupo de Pesquisa em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da Uninove.

Downloads

Publicado

2015-04-07

Edição

Seção

Artigos