Construção de política de comunicação em instituições de educação profissional, científica e tecnológica: uma proposta com base na experiência do IFSC

Marcela Monteiro de Lima Lin Beltrame, Graziela Dias Alperstedt

Resumo


Este artigo é fruto de uma pesquisa sobre a construção da Política de Comunicação do InstitutoFederal de Santa Catarina (IFSC). A experiência do IFSC é descrita como uma aprendizagemorganizacional impulsionadora de uma mudança estratégica. A fim de compreender o processoocorrido, foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa que permitiu propor ações de melhoriasao processo de construção e atualização de políticas de comunicação em instituições de educaçãoprofissional, científica e tecnológica. A experiência do IFSC revela que processos dessa naturezadevem envolver uma construção coletiva, com o apoio da Alta Administração, uma vez que sóassim a comunicação passa a ser entendida como um compromisso de todos os colaboradores eincorporada como estratégica na rotina organizacional.


Palavras-chave


Política de comunicação. Comunicação organizacional. Aprendizagem organizacional. Mudança estratégica.

Texto completo:

PDF Áudio


DOI: https://doi.org/10.22279/navus.2015.v5n2.p14-26.224

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN - 2237-4558 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

 

Desde 18/10/2017

 

Licença Creative Commons

Os originais publicados na Navus estão disponibilizados de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil.