Fomento às inovações nas micro e pequenas empresas – avaliação das empresas baianas sobre editais de subvenção econômica

Fabiana Carneiro Silva de Holanda, Ticiana Grecco Zanon Moura, Alzir Antonio Mahl

Resumo


O objetivo deste artigo foi identificar as principais dificuldades e oportunidades vivenciadas pelas empresas baianas contempladas nos editais de Subvenção Econômica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) no período de 2008 a 2010. Para o alcance dos objetivos, foram entrevistados os responsáveis pelas empresas contempladas nos editais 001/2008, 017/2008, 008/2010 e 023/2010, além de ter sido feita a análise dos referidos editais. As principais dificuldades relatadas pelas empresas entrevistadas foram o excesso de burocracia, a exigência de contrapartida e os atrasos no cumprimento dos prazos da FAPESB, sobretudo do repasse dos recursos. As oportunidades apontadas foram o desenvolvimento de novos projetos de pesquisa, o aumento do potencial competitivo, a abrangência de novos mercados e o fortalecimento das suas marcas. A principal ameaça identificada foi a possibilidade de inadequação dos editais à realidade particular apresentada pelas Micro e Pequenas Empresas (MPEs) baianas. Espera-se que o presente artigo possa fornecer subsídios e contribuir para elaboração e fortalecimento de políticas públicas que visem ao desenvolvimento das MPEs, principalmente no alcance de fomento público à inovação.

 


Palavras-chave


Gestão da Inovação. Subvenção Econômica. Micro e pequena empresa.

Texto completo:

PDF Áudio


DOI: https://doi.org/10.22279/navus.2015.v5n1.p36-50.201

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN - 2237-4558 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

 

Desde 18/10/2017

 

Licença Creative Commons

Os originais publicados na Navus estão disponibilizados de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil.