Associação entre intensidade de uso de mídias sociais, credibilidade e decisão de compra

Maria Laura Ferranty MacLennan, Leonardo Fabris Lugoboni, Marcus Vinicius Moreira Zittei, Ricardo Yassuo Tabata, Hamilton Luiz Correa

Resumo


O objetivo desta pesquisa é analisar o uso de mídias sociais, credibilidade das informações on-line com as decisões de compra de consumidores. Com base em referencial teórico sobre redes sociais, mídias sociais e comportamento de compra on-line, realizou-se esta pesquisa. Os dados foram levantados por meio de survey eletrônico e analisados com o uso de análise fatorial e regressão linear múltipla. Os resultados indicam a associação entre a decisão de compra do cliente e a intensidade de acesso na internet. Também se relacionam a decisão de compra e a importância das informações consultadas na internet, de modo que, quanto maior o tempo e a exposição a conteúdos on-line, maior a influência da exposição no ambiente on-line nas decisões de compra dos usuários. Diferentemente de estudos anteriores, não se observa significância entre as variáveis gênero e idade dos respondentes nas decisões de compra da amostra investigada.

 


Palavras-chave


Mídias sociais. Decisão de compra. Internet. Comportamento de compra.

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DOI: https://doi.org/10.22279/navus.2014.v4n2.p65-77.192

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