Gestão de pessoas: treinamento e desenvolvimento no comércio varejista de Blumenau

Autores

  • Anna Camila Borges
  • Camila Fernandes Segaty
  • Diego Pasqualini Faculdade SENAC Blumenau
  • Hannelore Nehring Faculdade SENAC Blumenau
  • Mariane Ortlieb Quinto Faculdade SENAC Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2014.v4n1.p101-110.171

Palavras-chave:

Comércio varejista. Gestão de pessoas. Treinamento e Desenvolvimento.

Resumo

Com foco no comércio varejista de Santa Catarina, na cidade de Blumenau, o presente trabalho aborda ações relacionadas às práticas de treinamento de equipes de vendas e atendimento. Adotando a pesquisa descritiva e qualitativa, e utilizando a técnica de coleta de dados por questionário, foi possível identificar os tipos de treinamento aplicados às equipes de vendas e atendimento do comércio e, ainda, conhecer como acontece a escolha dessas práticas. Identificou-se que há uma preocupação da parte das empresas em oferecer treinamentos e desenvolver seus funcionários, cujo foco prioritário está no conhecimento do produto, na técnica de venda e no atendimento ao cliente. A pesquisa apontou como ocorre o processo de escolha desses treinamentos e quem são as pessoas responsáveis por elaborar e gerir tais práticas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariane Ortlieb Quinto, Faculdade SENAC Blumenau

Psicóloga e Mestre em Educação pela FURB. Especialista pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos. Professora universitária na área de gestão de pessoas, na Faculdade SENAC Blumenau. Experiência em psicologia clínica, orientação profissional, reorientação de carreira, treinamentos e gestão de pessoas. CRP 12/06025.

Downloads

Publicado

2014-03-24

Edição

Seção

Artigos